Email errado no OMS

Pessoal,

É muito ruim quando o lojista tem que dizer para o cliente que ele não poderá receber os emails transacionais e nem se logar no painel porque a plataforma não deixa trocar o e-mail.

Isso precisa ser revisto porque não é um caso de acontecer de vez em quando, acontece várias vezes no mês.

Uma alternativa, paliativa, seria poder alterar o email para receber os e-mails transacionais. Mesmo que não consiga se logar na loja, pelo menos os e-mails a cliente irá receber.

1 Like

Eu acabei de ter esse problema e consegui remediá-lo explicando ao cliente, de forma paciente e sutil a problemática. Porém, isso não resolve o problema.

Agora vou deixar minha estatística, singela, mas cruel. Em 100 casos que tive desse tipo, eu nunca tive a segunda compra efetuada pelo cliente. Sinto muito @Edson Gagliardi​ , mas a conversão se perde quando o cliente sente desconforto e ansiedade, ainda mais quando se trata de um novo e-commerce como é o meu caso. A tratativa (1) do @Joao Bellia​ não resolve também pode ajudar temporariamente, mas não resolve.

O que o @Fabio Santos de Albuquerque​ falou sobre o e-mail ser chave primária é extremamente válido, um cliente não pode ser definido pelo seu e-mail, um cliente possui unicidade. A mudança na estrutura da Entidade SQL ou NOSL não vai afetar a eficiência da aplicação. A complexidade do código como um todo (análise assintótica) não reduzirá a otimização da aplicação, o Smart Checkout continua do mesmo jeito. O fato é que isso, tem de ser resolvido. Estamos falando de uma realidade gerencial e operacional de m processo de venda, não é isso que a VTEX oferece? Uma solução de venda online.

A unica coisa que vai aumentar é o armazenamento da VTEX, pois um campo a mais na Entidade acarreta em mais bits armazenados por cliente. Porém, a etapa VENDA do processo de Marketing (IDEIA ->Planejamento->Publicidade->VENDA-> Pós Venda estaria sendo respeitada. Hoje, o relacionamento nessa etapa é falho, entre outras palavras, é como dizer ao cliente: Você errou! Faça novamente.

Não tive a intenção aqui em ofensivo, porém, eu falo do jeito que falo, pois é meu dinheiro que vai nos boletos, nos cancelamentos e nas segundas NUNCA vendas que eu tenho de absorver.

Quando existe uma instabilidade nos:

Tronco VTEX - Skyhub;

Tronco Bling - VTEX;

eu leio nos chamados que eu tenho que cancelar a venda e absorver, dependendo do caso, é 13% de multa (Caso B2W). Agora, eu ter de absorver um mal planejamento de uma entidade que gera ineficácia mediante um erro humano bem previsível. Isso é desgastante.

Agora eu terei 101 vendas, por agora, apenas as primeiras 101.

1 Like

Bom dia Fabio.Tudo bem?

Primeiramente obrigado pelo feedback porém na VTEX, o e-mail do cliente é a sua chave de acesso.

Tanto que ele quiser trocar o e-mail será necessário realizar um novo pedido. Ou então ,para tentar minimizar o desconforto, um usuário TELEVENDAS da loja pode fazê-lo em nome do cliente.

Há maneiras de evitar isso deixando esta informação mais clara no frontend e com tratativas de SAC.

Outra questão são os ganhos que o smartcheckout traz ao cliente, sem a necessidade de utilizar uma senha e utilizando somente o e-mail!

Por fim , levarei esta sugestão internamente para avaliar a possibilidade de futuramente termos alguma alternativa neste sentido.

Obrigado

Abs

@Edson Gagliardi​ Entendo todas essas questões. Mas, o lojista poder alterar o email, seja no masterdata ou no OMS poderia ser viável.

Como eu disse, muitos clientes passam por esse problema em várias lojas.

Duas sugestões:

1-) Por que não incluem um campo para o cliente confirmar o email novamente

2-) Logar usando o perfil do Facebook ou do G+ assim diminuiria a quase zero a chance de erro no cadastro de email.

Fabio,

O "x" da questão é o e-mail ser nossa informação chave.Falando-se de nossa modelagem,não há update de e-mail tanto que o cliente pode ter vários cadastros, com e-mails distintos.

Alterar um e-mail não reflete somente em atualizar o cadastro mas significa perder o relacionamento com os pedidos do OMS....consequentemente com os pedidos consultados na página de meus pedidos (account/orders),etc....o cliente ficaria sem histórico....entende?

De qualquer maneira agradeço o feedback!Internamente estamos orientados á sempre fomentar novas ideias e melhorar!

Nosso amigo @Joao Bellia​ deus 2 sugestões que "funcionam" e para o seu caso vale testar,além de comparar os prós e contras !!!

No tocante à sugestão 1 ,confirmar o e-mail pode ajudar a "proteger" o SAC porém pode baixar conversão em vista de que gerará um clique a mais durante o fluxo de compra.

Já a sugestão 2 me parece ser muito mais amigável!!

Abs

@Edson Gagliardi​ as duas dicas do amigo @Joao Bellia​ na verdade vão contra ao que prega o smartcheckout que é a facilidade de compra.

O meu objetivo não é dificultar a compra, mas facilitar uma correção caso haja um erro na compra. No caso, o e-mail.

A minha exclamação do problema aqui foi mais para não morrer esse assunto que já vinha muito tempo na comunidade antiga.

Você diz que o e-mail é chave primária. Eu sei que é. E sempre bati na tecla que isso é muito estranho. Imagina que o cliente nunca poderá trocar de e-mail porque ele vai perder o histórico. Para mim isso não faz nenhum sentido.

Eu já estou montando uma aplicação com o Masterdata para contornar essa situação. Mas, seria muito bom se a VTEX repensasse na chave primária dos pedidos. E-mail não.

1 Like

Ola!!
Hoje em dia até é possível pedindo a VTEX para habilitar a troca de e-mail, porém a plataforma tem um bug e seu cliente tomará acesso negado na tela de order em my account.

1 Like