Multiloja > Como fica as Meta Tags dos Produtos ?

Todos os templates tem um placeholder individual, ou seja, conseguimos cadastrar as meta tags para cada template. Porém como fica em relação aos produtos dessa outra loja?

Meg a meta tag de produto fica igual para ambos, a não ser que você crie o mesmo produto duas vezes e sete ele para a politica de cada mundinho(oque acho desnecessário)

No title a vtex concatena automático o nome da store.

Não valeria mais a pena para seu cliente ter um ambiente para cada loja?

Oi @Vanessa Rodrigues​ obrigada pelo retorno. Nesse caso acredito que sim. Que seria melhor o cliente ter um outro ambiente, porém ele não quer por conta do custo. Vou sinaliza-lo sobre a questão de não ser possível ter as meta tags apartadas em um mesmo ambiente e vejo como ele vai querer proceder.

Bjs!

@Vanessa Rodrigues​ @Meg Araujo​ por questões de SEO, um título diferente em cada página seria melhor :) mas não vejo uma forma de fazer isso sem ser por placeholder.

Porém se não me engano, existem um limite de controles que podem ser criados no placeholder(se não me engano 8)...

@Nathan Prestes​ para as categorias e departamentos sim, é possível criar placeholder de title, mas como é para página de produto fica inviável mesmo.

(bom saber desse limite,já tive problemas com bem menos)

O que a vtex faz para ter um title unico é inserir "- nome da loja" exemplo de duas lojas que dividem o mesmo ambiente e estão trabalhando com os mesmo produtos:

http://www.dular.com.br/frigideira-brinox-vanilha--24cm-4700-024/p

http://www.lojasblumenau.com.br/frigideira-brinox-vanilha--24cm-4700-024/p

Mas se ele quiser descrições únicas e tal ele vai precisar contratar outro ambiente mesmo :(

Exatamente isso que a @Vanessa Rodrigues​ disse @Nathan Prestes​

As outras páginas já estão com placeholder, a questão é mesmo com relação aos produtos.

Eu não tinha conhecimento dessa limitação de placeholder, senão o cliente podia até criar um placeholder para cada produto.

@Meg Araujo​ @Vanessa Rodrigues​ na verdade fui atrás e o limite é 8 rs, mas para banner... HTML não sei se existe um limite (essa info veio da VTEX, não testei).

De qualquer forma é possível via Política comercial ou Contratando um novo ambiente.

Acho inviável fazer o title da página de produto por placeholder.

@Nathan Prestes​ via politica comercial seria como?

Esse cliente ele já tem uma politica comercial apartada.

@Meg Araujo​ o catálogo precisa ser duplicado. É complexo mas funcionaria.

Se o lojista tiver ERP seria necessário verificar se é possível ter dois produtos utilizando um mesmo estoque.

@Nathan Prestes​ como seria esse processo de duplicar o catálogo?

@Meg Araujo você teria que cadastrar novamente todos os produtos, pois eles vão conter dados diferentes. Basicamente, seria duplicar os produtos que possui.

Porém para isso teria que verificar com o ERP como é feita a importação dos pedidos para o sistema e também a integração dos produtos. Se for pelo ID do produto na Vtex ai não tem como os produtos dividirem o mesmo estoque no ERP. Pois neste caso seriam produtos diferentes com ID's diferentes (nos olhos do sistema).

Isso na verdade seria até mesmo um problema na Vtex pois você precisaria duplicar o estoque para estes produtos na Vtex também. A solução seria criar uma atualização e sincronismo de estoque entre VTEX <-> ERP quase em tempo real.

Com uma boa programação da pra resolver esse problema das meta tags. Eu acredito que é a melhor alternativa caso o cliente não queira contratar outra loja.

@Mateus Augusto Saggin​ qual seria a boa programação para resolver isso? Desconheço.

@Nathan Prestes

Cadastrando um campo de produto para este title diferente. Configurando o title neste novo campo para cada produto. E na página de produto fazer um JS para setar o title com base nessa especificação do produto.

Em termos de SEO o bot do google, pensando no melhor SEO, vai executar o script e utilizar esta title gerada.

@Mateus Augusto Saggin​ Não sei se sabe mas o Google e outros buscadores não visualizam alterações/inserções via JS.

As informações precisam ver server-side.

@Nathan Prestes​ conversamos aqui com um parceiro nosso, consultor de SEO, ex SEO Master, hoje ele trabalha por conta própria fazendo consultoria. Ele passou que o google mudou a diretriz e já está lendo JS.

@Nathan Prestes se você der uma pesquisada vai ver que o que falou está incorreto. Há até mesmo documentação do próprio google falando sobre esse assunto. Ainda mais com as novas tendências de desenvolvimento de SPA. Hoje os bots dos buscadores estão reconhecendo alterações via JS e/ou requisições via AJAX.

Como falei com uma boa programação, é possível fazer.

@Meg Araujo perfeito. Desde 2012 o google já vem implementando esta nova diretriz. Mais precisamente desde 2010 ele vem testando.

@Meg Araujo​ @Mateus Augusto Saggin​ Maravilha! Então não vejo nenhum problema para implementar a funcionalidade. Obrigado por compartilharem :)

Resolvido então né Meg? Bem simples resolver o caso e existem inumeras formas para isso.

Isso, com essa informação que recebemos hoje sobre atualização do Google, poderemos fazer sem problemas.

Obrigada @Nathan Prestes​ @Vanessa Rodrigues​ e @Mateus Augusto Saggin​