Enviar email para comprador do Mercado Livre

Olá.

O email que o mercado livre informa e que é integrado na vtex e posteriormente no ERP é bastante útil por envia em forma de chat ao cliente, dentro do painel da venda.

É um canal de comunicação importante por lá.

O que precisamos fazer é criar um email transacional, pelo message center, que envia email para o comprador do mercado livre assim que o pedido é integrado.

Isso é possível?

Quais os passos?

@Augusto M. G.​ @Augusto M. G.​ @Juliana Andrade​

Conseguem ajudar?

Oi, Eduardo! Tudo bem?

Antes de responder sua questão, uma observação importante: quando você faz uma postagem e já responde a ela, sua pergunta sai da seção "sem resposta", diminuindo a visibilidade. O ideal é fazer a pergunta completa, e evitar interações que não sejam uma resposta à questão, para que ela não seja tida como visivelmente respondida.

Sobre a sua dúvida, você quer informar aos clientes que o pedido já foi integrado? Pois pensando comercialente, acho que a informação de que o pedido foi integrado não diz muita coisa...

Pelo Mercado Livre o cliente já saberá que o pedido foi concluído, e quando o pagamento for aprovado. A próxima informação útil é que o pedido foi faturado e enviado - o que ele espera que aconteça o mais breve possível após pagamento aprovado.

Os e-mails transacionais de pedidos são pré-definidos, não sendo possível criar uma nova mensagem e efetuar o disparo da forma que você deseja.

Espero ter ajudado. Abraços!

@Augusto Garrucho​ , ok, obrigado pela dica.

Em relação ao email, o objetivo não é informar que foi integrado.

Precisamos enviar instruções e informações sobre os próximos passos, para reduzir a taxa de envio de mensagem perguntando informações sobre envio e faturamento.

Um pedido que leva 5 dias para ser enviado, por exemplo, por qualquer motivo (personalização, etc), gera uma expectativa no cliente, e ele acaba entrando em contato conosco perguntando (mesmo que a informação esteja no anúncio)

Queremos ter uma comunicação ativa neste sentido, e já avisar quais serão os passos, quais as próximas comunicações vão receber e quando isso vai ocorrer.

Um template serviria para todos os pedidos.

Poxa, entendi! Faz todo sentido.

Nessa situação, o Mercado Livre esbarra num cenário criado por conta do funcionamento da maioria dos marketplaces: o seller nunca conversa com o cliente do marketplace, de modo que somente notifique o marketplace e este, por sua vez, envie notificações ao cliente comprador.

Justamente por conta disso, não temos nenhum mecanismo que envie e-mails transacionais a pedidos integrados via marketplace - além de não termos uma mensagem que seja enviada ao atingir o status pronto para manuseio ou preparando entrega.

No momento creio que não temos nenhuma alternativa para oferecer.

Num futuro próspero devemos ter os pedidos no Master Data, aonde você poderá se valer das triggers e enviar um e-mail nas condições desejadas, mas digo apenas como ideia futura, não tendo como lhe passar uma perspectiva ou compromisso.

Espero que entenda.

Abraços!

Na verdade, o Mercado Livre é o único que é diferente. O email que é disponibilizado, quando enviado, vai para o Chat entre cliente e vendedor. É o único marketplace que dá essa possibilidade. O email é codificado, mas ao enviar um email, ele aparece como uma mensagem no campo de Chat. Já utilizamos isso para disponibilizar a NF diretamente para o cliente pelo chat. Por isso seria interessante emails transacionais exclusivamente para o ML, pois nele conseguimos o contato com o comprador. Em 9 de agosto de 2017 18:34, VTEX Community escreveu: