Problema com URL Canonical e SEO

Olá, estou com um problema, não sei se é culpa da Vtex ou da agência que fez o site.

Meu site é o Geek10.com.br.

Se você acessa a categorias de "canecas" (http://www.geek10.com.br/canecas) e refina a busca por interesse em "games" você é levado para a página (http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23).

Porém, essa página é canonical de (http://www.geek10.com.br/canecas/games). Agora essa página é apenas uma página de busca (como se fosse feito uma busca no site), não reflete o mesmo conteúdo do link do menu (http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23).

Ou seja, se o link no menu (http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23) possui um link canonical para (http://www.geek10.com.br/canecas/games), o conteúdo desta segunda URL não deveria ser o mesmo?

Alguém tem algo a dizer sobre essa questão?

Obrigado.

@Marcos Magalhães​ As duas URLs são parecidas mas não são a mesma coisa.

Nessa url você está filtrando um DEPARTAMENTO + Uma especificação id 23 com o valor "Games":

http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23

Já nessa url, você está buscando o termo(palavras substitutas) "games" dentro do departamento caneca:

http://www.geek10.com.br/canecas/games

Confirma @Augusto Garrucho​ ?

@Nathan Prestes​ vc está errado, vou tentar lhe explicar melhor...

Neste caso, "games" é um filtro de caneca.

Se vc acessar minha loja na sessão de canecas (http://www.geek10.com.br/canecas) e depois filtrar por por games, vc é jogado para a URL (http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23).

Agora nesta URL para o qual vc é jogado, se olhar o código fonte, ele informa que esta URL é uma canonical de (rel="canonical" href="http://www.geek10.com.br/canecas/games").

Agora se vc acessa a canonical (http://www.geek10.com.br/canecas/games) informada (que é o que o Google vai indexar), é simplesmente uma página de busca que não tem quase nenhum produto.

No caso, na página canonical (http://www.geek10.com.br/canecas/games) deveria ter o conteúdo exatamente igual a página de filtro do site (http://www.geek10.com.br/canecas/Games?PS=36↦=c,specificationFilter_23).

Isso acontece em todas as lojas Vtex, todas elas estão sendo prejudicadas em seu SEO, inclusive os clientes de vcs aí na FRN Comunicação.

@Marcos Magalhães​ agora entendi o seu problema e realmente não faz nenhum sentido.

@Diego Mewius​ Veja Diego, o mesmo problema que me apresentou ontem.

@Marcos Magalhães​ ... tudo bem?

Achei interessante que, dentro da filtragem "/Games" você conseguiu inserir um conteúdo diferente da página "Canecas"... Como você efetivou esta questão?

@Diego Mewius​, ué, basicamente criamos os filtros e marcamos os filtros adequados.

não não, @Marcos Magalhães​... quando citei "conteúdo", me referi à Descrição da página Canecas/Games (no topo) diferente, com relação à página Canecas...

Fiquei curioso com relação a este detalhe... Descrição da página diferente quando há uma filtragem;

canecas

canecas-games

@Diego Mewius​ , no caso da seção de games, o sistema está pegando e jogando ali a descrição da "meta description" da categoria. Então será a mesma descrição para todos os filtros.

No caso da categoria, o sistema pega o placeholder da categoria.

Já tivemos alguma solução referente a esse problema? No meu caso é pior ainda... o teno canonical em páginas de filtros, que dão busca invalida!

@Marcos Magalhães​ não é a solução ideal, mas desativar o canonical na página de busca e categoria pode ser interessante para você.

<vtex.cmc:canonicalPage disable="true"/>

https://help.vtex.com/tutorial/control-to-disable-the-canonical-tag?locale=pt

Após desativar, pode criar um placeholder e administrar o canonical na tela de busca item a item apontando para as urls de maps. Trabalho gigante, mas funciona.