Problemas plataforma.

Francamente, se arrependimento matasse, estaria morto essa hora.

Essa plataforminha não tem estabilidade nenhuma. Hoje o ADMIN está uma verdadeira M, não funciona direito para nada (alterar preço, trabalhar no message center, OMS).

E agora para ajudar o checkout está com problema na loja.

Vocês tem sentido dificuldades também ou estou sendo implicante demais com isso aqui?

Pelo preço e pela pompa toda que fazem em cima disso aqui, é lamentável essa plataforma se comportar dessa maneira!

1 Like

Custo Beneficio está péssimo

Estamos também sem conseguir acessar nossos pedidos faz uns 15 minutos, e no status a vtex coloca que não tem nenhum incidente! PESSOAL DA VTEX CADE VOCÊS?? Precisamos trabalhar!!!

Realmente está complicado, estou contigo @Alexandre Richter​ se arrependimento me matasse!

Moda do momento agora dessas empresas de tecnologia só viver de palestra e conferencia, só quem ta dentro do ambiente sabe a dor de cabeça!

O negócio é usar sigla e falar difícil pra eles. "Boniteza" e pompa é o que importa.

Estar no quadrante mágico da Gartner.. ó céus!! kkkk

Culpa é totalmente de nos lojista @Alexandre Richter​ tem gato pingado e algumas agencias que fica endeusando essa empresa, nunca vai mudar!

Nível já está parecido com do Mercado Livre, diferente que aqui pagamos o olho da cara de mensalidade!

Pessoal, quem for lojista e quiser participar montamos um grupo no facebook. SÓ PARA LOJISTAS

https://www.facebook.com/groups/1799571373468607

Aqui a mesma coisa!! Não consigo exportar pedidos no OMS.. Os emails transacionais não estão sendo enviados..

Boa tarde @Joao Bellia​, @Alexandre Richter​, @Natasha Ramuth​, @Thiago Souza Silva​, @Geovana Azevedo​ e a todos os clientes VTEX.

Eu entendo a visão e as dores que vocês estão sentindo. A um tempo atrás era cliente VTEX e hoje estou aqui dentro como colaborador. Não entendam errado, não estou defendendo o nosso lado. Estamos dia após dia trabalhando para melhorar e entregar um produto melhor. Eu estou aqui dentro defendendo o lado de vocês, acreditem. Justamente em função de conhecer o outro lado da moeda, o lado usuário/cliente.

Pensem comigo, se nosso único objetivo e preocupação fosse manter a plataforma 100% estável, seria muito mais simples. Porém estamos constantemente buscando melhorar a segurança, a usabilidade, lançar novas funcionalidades, e um série de outras features e mudanças para entregar um produto que atenda a todos com robustez, qualidade e acima de confiabilidade.

Como mencionei antes, não quero defender o nosso lado e com toda certeza isso não justifica as recorrentes falhas e quedas que tivemos nas últimas semanas. Meu objetivo é apenas expor que o nosso foco é criar uma plataforma que entregue o melhor serviço para todos.

Todo feedback é muito bem vindo, hoje mesmo vamos discutir essa questão de confiabilidade e uptime da plataforma. Vamos implementar as mudanças que forem necessárias para que esses problemas não voltem a se repetir com essa frequência. Deixo aqui o meu compromisso com vocês.

Estou aqui a disposição para ouvir a todos, e gostaria muito de saber exatamente qual a percepção de vocês e o que devemos melhorar. Sem a ajuda de vocês não iremos alcançar o objetivo de entregar esse produto que desejamos. Conto com a compreensão e a colaboração de todos vocês.

Boa tarde Mateus.

A VTEX precisa ser mais transparente, precisa falar de fato que está havendo.

O fato é que todas as repostas são tampando o sol com a peneira.

Fato é: toda semana tem problema, quando não todo dia. Entendo que de fato precisa haver evolução. Porém essa evolução não pode atrapalhar o faturamento das lojas como tem ocorrido constantemente, simples assim.

Evoluam, mas em outro ambiente que não nos prejudique. Depois que estiver de fato funcionando, testado e re-testado, subam. É assim quem qualquer lugar do mundo.

Não posso simplesmente ouvir, como ouvi outro dia que o UPTIME da Vtex é 99,5%. Se for levar em conta somente servidor, ótimo, é isso.

Mas UPTIME não quer dizer loja funcionando em plenitude, e é isso que precisamos.

Uma hora é problema na loja em si, que é o pior cenário, pois por muitas vezes deixamos de vender, e, bastante por esses problemas gerados por vocês. Outra hora é problema no adm, que prejudica trabalho interno, ficamos sem poder faturar, sem poder trabalhar produtos, às vezes por horas.

Desculpe a sinceridade, mas como já disse outras vezes, é inadmissível a quantidade de problemas que a Vtex tem, pelo tamanho que ela pinta ter.

Se quiserem, podem entrar em contato direto comigo, estou disposto a ajudar, mas quero melhoria de fato. Sei que está para sair coisa nova por aí, mas enquanto isso não podemos ficar SOFRENDO como estamos.

Meu celular: 41 98859-9871 - podem entrar em contato quando quiserem.

@Mateus Augusto Saggin​

Se pudesse de verdade eu nunca faria nenhum chamado de zendesck para Vtex, só mantenho por causa do nome da minha empresa, pois se precisasse da eficiência da plataforma Vtex para sobreviver eu morreria de fome, meu forte são marketplaces que paga minhas contas e a mensalidade da Vtex, larguei de mão total !!!! TOTALMENTE DESMOTIVADO COM ESSA PLATAFORMA ENROSCADA!!!

Olá @Joao Bellia​ @Alexandre Richter​ @Natasha Ramuth​ @Thiago Souza Silva​ e @Geovana Azevedo​ e todos os clientes VTEX,

Estou aqui representando o time do VTEX IO, que foi o serviço que causou esse problema de ontem. Estamos muito chateados com o que aconteceu porque estamos trabalhando o máximo que podemos para garantir que coisas assim não se repitam. Infelizmente, dessa vez nós erramos e viemos aqui pedir desculpas publicamente e explicar por que estamos pedindo um voto de confiança.

Entendemos que é muito ruim para nossos clientes, vocês lojistas, ficarem sem seus ambientes administrativos, mesmo que por períodos muito curtos. Nós tomamos a decisão de migrar os sistemas administrativos para o VTEX IO porque acreditamos que a nova plataforma já estava estável o suficiente. Ficamos muito frustrados quando vimos que estávamos enganados e, desde então, voltamos todos os esforços do nosso time de infraestrutura para garantir mais estabilidade e performance para o VTEX IO. Para complementar o que o Mateus Saggin falou, vamos explicar um pouco em mais detalhes o que causou o incidente de ontem, que sabemos que foi particularmente ruim.

Ontem, às 10:10 da manhã, foi lançada uma versão nova de uma aplicação responsável por mostrar as páginas que são feitas com o VTEX IO, que atualmente são os Admins. Nossos times são bastante independentes entre si, mas é uma prática comum nos comunicarmos com quem pode ser afetado por uma nova versão que lançamos. Nesse caso, as pessoas que lançaram a nova versão não acreditaram que ela poderia causar nenhum problema e não entraram em contato com o time de infraestrutura e essa falha de comunicação foi a grande causadora da nossa queda.

Esse serviço aumentou em mais de 100 vezes o número de chamadas que ele fazia. Por não estarmos cientes dessa mudança, não preparamos a nossa infraestrutura para isso e, pouco menos de uma hora depois, ficamos sem recursos para lidar com esse aumento imenso da carga e caímos. Ainda em função do problema de comunicação, não conseguimos identificar imediatamente a causa do problema. O processo de resolução de incidentes envolve, naturalmente, voltar todas as versões para o último estado saudável do sistema, mas o tempo entre o lançamento da nova versão e o primeiro momento em que sentimos o impacto acabou desviando muito a nossa investigação e, por isso, pedimos desculpas.

Não quero entrar demais em detalhes técnicos, então vou falar agora sobre o que estamos fazendo para que isso não se repita.

  1. Os nossos serviços já contam com uma proteção para esse aumento súbito do número de chamadas (“throttling”) que pode conter o dano causado por mudanças como a de ontem. Infelizmente, ainda estamos ajustando alguns parâmetros para que essa funcionalidade possa ser usada e ficamos muito frustrados de isso ter acontecido quando estamos tão perto de resolver essa questão;
  2. Temos um engenheiro trabalhando 100% do tempo em um novo sistema cuja função é identificar quando lançarmos uma versão defeituosa de algum serviço e voltar para a última versão estável automaticamente antes mesmo de os efeitos serem sentidos pelos usuários;
  3. Estamos trabalhando para diminuir o uso de recursos de cada chamada de modo que teremos mais folga para aumentos repentinos como o de ontem. Isso tem ainda o benefício de tornar os sites mais rápidos, o que sabemos que também aumenta as vendas;
  4. Também temos uma iniciativa de replicar toda a nossa infraestrutura para que qualquer problema possa ser resolvido desligando a réplica que está com defeito e deixando os clientes em uma versão que esteja saudável.

Novamente, pedimos desculpas pela instabilidade recente, mas reiteramos que temos todo o nosso time está focado em resolver isso e oferecer a melhor experiência para lojistas e consumidores. Infelizmente, como bem disse o Mateus, não é possível evoluirmos sem nunca errarmos. Apesar disso, estamos comprometidos com a tarefa de diminuir o número desses erros e diminuir o impacto daqueles que não pudermos evitar. Agradecemos pela paciência e espero que vocês possam perdoar nosso deslize de ontem.

Atenciosamente,

Time do VTEX IO

@Victor Elias​ A VTEX precisa fazer atualizações DE MADRUGADA. Não é razoável que o time de implementações trabalhe em horário comercial. Atualizações constantes geram problemas constantes. Precisam Rever Isso ! Está Muito Ruim essa instabilidade todo dia!

@Victor Elias​ Agora sim entendido. Assumir o erro é digno. Pela primeira vez vejo uma resposta no nível que esperava. Parabéns.

Agora o que o @Joao Bellia​ disse é bem verdade, precisam fazer pela madrugada esse tipo de teste/atualização.

Joao e Alexandre, vocês estão esquecendo que a VTEX é global, a madrugada daqui é o horário de pico em outro país.

O correto no caso seria realizar ajustes desse nível em um horário onde o consumo dos micro serviços da VTEX fossem menores, podendo ser ou não a madrugada.

Estou bem triste com os erros que ando vendo na plataforma, mas confio na VTEX e sei que há males que vem para o bem :-)!

Aguardo ansioso por todas as melhorias que espero há anos em prática.

@Nathan Prestes​ Acredito que a VTEX tenha mais clientes/faturamento nas Américas (com fusos horários parecidos) do que na Asia...

Então @Nathan Prestes​ o @Joao Bellia​ falou tudo. Priorize sua origem e onde há mais clientes envolvidos. Talvez um dos problemas da Vtex seja esse "endeusamento" por grande parte das agências que precisam vender o peixe.

É boa, é. É a melhor? Tenho muitas dúvidas!

Mas como disse, fiquei satisfeito com a resposta acima, pela primeira vez tomaram um posicionamento decente, ao assumir os erros, que souberam que fizeram merda e vão trabalhar para não ocorrer e não fizeram como das outras vezes que simplesmente respondiam aquelas coisas medonhas do status.vtex.

Espero que de fato daqui para frente melhore mesmo, afinal migrei para a Vtex com esperança de dias melhores e até agora não foi o que houve. Aliás, tive uma grande decepção com a parte de SEO da plataforma que ao meu ver tem um código terrível para a leitura dos crowlers do Google, mas isso é outro assunto.

Vida que segue e espero pelas melhorias de fato.

Abraços à todos.

@Alexandre Richter​ seu comentário foi perfeito!!!

Muito "endeusamento" , isso tá mais para um Jogador comum e a mídia querendo transforma em um Messi ou Cristiano Ronaldo.