Problemas com UTMI

Desde o dia 10 de Julho, algum problema está acontecendo com as UTMI, minhas analises do Analytics estão uma bagunça.

Tentando descobrir o problema, vi que o problema vem dos acessos pelo Adwords (não fiz nenhuma alteração desde essa data).

O meu Analytics está considerando que quando a pessoa entra no /checkout ela está fazendo uma nova visita. Alterando a "origem/mídia" de google/cpc para Google/(not set).

Vi que as UTMI estão nos links do /checkout (o que antes não acontecia), e elas ficam de forma estranha. O link fica mais ou menos assim .../checkout?[parametros_utmi]/payment. (anexei dois prints do Analytics para vocês visualizarem melhor).

Alguém mais está com esse problema?

1 Like

Olá @Marcel Barkauskas​ percebo que o problema se estende para o Facebook também, porém para o AdWords se agravou muito a partir de ontem ficando números totalmente divergentes.

Meus cliente também estão com esse problema.

@Marcel Barkauskas​ e @Nathan Prestes​ obtiveram algum retorno da VTEX?

Também estamos com o mesmo problema

@Marcel Barkauskas​ @Nathan Prestes​ @Eduardo Gomes​ conseguiram algum retorno da VTEX?

@Eduardo Pereira​ ainda não! O problema continua igual.

Estamos com o mesmo problema em nossas marcas.

Alguém chegou a abrir chamado na VTEX?

Obteve retorno?

@Alessandra Alves​ Tenho um chamado em andamento, tive duas interações e, na última, embasei com bastante dados do GA como isto tem nos afetado. Ainda não há uma garantia de resolução, mas aviso vocês se surgir uma novidade.

@Eduardo Gomes​ Boa tarde, alguma novidade? Estamos com o mesmo problema aqui.

Caramba... Todo mundo aproveitando bem os vários lançamentos (de problemas) da VTEX então!

É incrível... antes de entrar para a VTEX só se vê bons referenciais e boas indicações. Após 1/2 ano percebe realmente a grande migração que fez.

Algumas coisas que fazem, como por exemplo essas UTMs, não dá pra entender... o funcionamento da plataforma estava +/-, porém ao menos as análises das conversões se podia fazer de forma "segura" pois não era influenciada.

Agora... nem isso mais é possível.

--

Além destas UTMs, há outra questão que já encaramos desde que entramos na VTEX... Quantidades de conversões distintas entre o Analytics e a VTEX, visto que caso o cliente resolva salvar o link do "Pedido Realizado", cada vez que entrar na página (ou recarregá-la) acionará o gatilho de conversão do Analytics...

VTEX, quando demonstramos o caso, informaram que não havia o que fazer... "solucionando" o caso.

Compreendemos que o cliente pode fazer isso se desejar... porém a "BIG BOSS PLATFORM" não está preparada para reagir a estas situações?

Já não era possível confiar inteiramente nas informações contidas no Analytics... agora, com este probleminha das UTMs, imaginem só!

Mesmo problema aqui. Aguardando uma solução.

Bom dia pessoal, estou trabalhando com algumas campanhas com tagueamento manual além de atualizar os códigos do AdWords de Conversão. Ainda não tive o cenário ideal, porém já começou a aparecer algumas conversões dentro do AdWords ( onde estava zerado ).

Boa tarde pessoal! Hoje fiz um teste e não está mais aparecendo aquela UTM e aparentemente, foi corrigido. Mas até o momento não recebi nenhum retorno da VTEX falando deste problema.

Alguém de vocês tem algum comunicado deles? Esta corrigido ou estão passando por alguma instabilidade ainda?

Aqui também não obtivemos nenhum retorno da vtex, mas parece que o problema foi resolvido

Acho que fizeram um rollback

Olá pessoal recebi o seguinte retorno final no chamado que abri junto a VTEX:

Débora Ferreira (VTEX HELP)

24 de jul 18:47 BRT

Olá, boa noite, tudo bem?

O cenário que acontecia era o seguinte:

1- O google manda tráfego com o parâmetro

gclid

​ na URL.

2- Esse parâmetro não sobrescreve

UTM_SOURCE

, ou seja, o cookie de

UTM_SOURCE

permanece sendo o da última navegação do cliente (se existir).

3- Então, o checkout estava passando pra URL do carrinho os valores de UTM_SOURCE do cookie. Isso não afetaria nada, se o Google não ficasse olhando apenas pra URL pra atualizar seu mapeamento de tráfego. Ou seja, na navegação só tinha o gclid e ele entendia a origem. Chegando no carrinho era colocada uma

UTM_SOURCE

e o Google perdia a referência de origem.

A correção foi pararmos de passar pra URL do carrinho o que está no cookie. Só fica atualmente na URL do carrinho os parâmetros que estão na URL do add cart. Isso, para resolver cenários de carrinho abandonado, onde o Google Analytics não conseguia mapear a origem, hoje já consegue.

Peço que acompanhe a partir de agora e nos notifique algum comportamento estranho.

1 Like

@Débora Ferreira​ Voltei a ter problemas com a UTM Google/Not Set nas minhas contas. Consegue me ajudar!