Vtex disparando e-mail "pedido entregue" sendo que o mesmo nao foi

Pessoal,

Na tarde de hoje constatei que a minha loja está disparando e-mail de "pedido entregue" para o cliente sem o mesmo ter sido entregue.

Estou com mais de 20 chamados de clientes relatando o mesmo problema e ao consultar o tracking o pedido ainda está a caminho.

​Mais alguém com o mesmo problema?

Aqui a mesma coisa...

Diversas reclamações por e-mail e telefone.

IMAshop

Aqui também clientes reclamando… E a URL de rastreio também foi alterada para o modelo antigo e não funciona...

@Augusto Garrucho​ sabe o que ocorre ?

Screenshot_76

Apenas uma suposição... pode ser que a integração do seu ERP (caso vc use erp) esteja marcando a opção de "Pedido entregue" no ato da marcação de pedido "Faturado" e "pedido enviado".

Por teoria, o ERP geralmente envia os status de "Pedido faturado" e "Pedido enviado" um em seguida do outro. Mas, o de "Pedido entregue" teria que ter uma integração com a Transportadora e não poderia aparecer em seguida do faturado. Teria que ter aí o tempo de entrega pelo menos.

Já verificou na sua linha do tempo do pedido se estão aparecendo esses 3 emails que eu citei?

Coloca os prints ai

Aqui também a mesma coisa!

Clientes reclamando!!!

@Fabio Santos de Albuquerque​

Houve alguma mudança recente para isso acontecer?

Muito gente reclamando, certamente algum parâmetro mudou do dia para a noite...

@Fabio Santos de Albuquerque​

  1. Se fosse o ERP os emails seriam enviados todos ao mesmo tempo (faturado/despachado e Entregue) Não é o caso do print que postei acima...
  2. todo mundo que está reclamando usa o mesmo ERP ? Uso e-Millennium

Uso KPL

Uso NL

Não teve mudanças no meu site ou no meu ERP

Então....Apenas uma suposição que seja problema na VTEX

Mesmíssimo problema aqui.

ERP eMillennium. Nada alterado no ERP. Nada alterado em nosso Admin da Vtex.

Isso também está estendendo o problema aos status de pedidos em mktplaces.

Também já estamos com dezenas de reclamações, inclusive abertas em mktplaces.

Parece ser algo na VTEX mesmo.

Isso aconteceu apenas hoje e se sim, a partir de qual horário?

Exato. Tenho o mesmo entendimento.

Print acima indica ter ocorrido hoje entre 10:30 e 11h.

Por aqui todos também na manhã de hoje pouco antes e pouco depois das 11h.

Já temos várias reclamações abertas aqui e no MagazineLuiza de pedidos postados hoje que tiveram status alterado p/entregue.

TODOS os pedidos com status FATURADO tiveram nesta manhã o status alterado para ENTREGUE.

Resposta da VTEX:

Oi galera, esse cenário ocorre apenas na integração com correios. Faz algum tempo que os Correios realizaram alterações que fizeram com que a nossa integração deixasse de funcionar (https://help.vtex.com/known-issues/atualizacao-automatica-do-rastreio-de-entregas-via-correios?locale=pt), porém o nosso tracker permaneceu ativo, o que fez com que alguns pedidos se encontrassem nesse cenário reportado por vcs. O tracking de correios foi desabilitado, então os clientes não receberão mais estas informações equivocadas (não de forma automática, pelo menos rs). Como desabilitamos a integração, não vai mas ocorrer essa atualização automática do status, e os emails de pedido entregue não serão disparados (apenas se vcs alterarem o status mesmo, comportamento esperado). Para os que já foram enviados, não é possível voltar atrás

Fabio, não entendi. Nós falamos aqui de pedido por exemplo faturado hoje às 10:53 com status alterado para entrega às 11:03, pedido esse que sequer havia sido apresentado ao Correios ainda. O que o Correios tem a ver com isso?

Não estou aqui querendo achar responsável, mas se a solução foi essa de desativar a integração, sugiro rever. O Correios não pode ter mandado atualização de status de pedido que sequer havia sido postado ainda.

Ah! Tem mais... TODOS os pedidos com status FATURADO tiveram status alterado para ENTREGUE nesta manhã, mesmo pedidos que não haviam sido postados ainda.

@MARCIO VAZQUEZ​ De acordo com a VTEX, o problema está na integração falha que tinham ativa no sistema sobre atualização dos status do correios e a mesma dessa vez foi realmente desativada.

Eu não tenho como saber realmente o quanto falha era e fica difícil eu ficar supondo as coisas. Eu poderia citar várias hipóteses aqui, mas sem ver o código fica difícil.

Eu concordo com você que realmente é estranho. E não acredito que tenha sido simplesmente uma integração que estava rodando de forma equivocada. Acredito mais que algum programador tenha subido alguma atividade errado que ativou o integrador a marcar tudo como recebido. Mas, como eu disse antes, estou apenas supondo e posso estar enganado.

Também estamos tendo o mesmo problema e várias reclamações de clientes. Também não acredito que seja algo relacionado à integração com os correios.

Me arrisco a dizer que a grande maioria das lojas na VTEX usam os correios e eles não se preocuparam em arrumar essa integração até hoje. Outras plataforma já tem isso funcionando há muito tempo.

Lamentável a Vtex não falar sobre a falha abertamente com os clientes...

Ficar mandando recado por você @Fabio Santos de Albuquerque​ é muito profissional da parte deles, sei que sua intenção é das melhores, mas isso é papel deles.

Para os clientes o erro é nosso e no momento somos motivo de piadas e reclamações...

Quem vai nos ajudar a reparar esse problema de imagem com os clientes? Com certeza ninguém...