E se a VTEX desativasse essa comunidade?

Pela atividade recente, temos cerca de 15 perguntas postadas por dia, mas poucas respostas. Me parece que existe muito espaço para melhoria desse espaço de comunidade, incluindo:

1. Alguma presença oficial da VTEX para moderação

2. Melhor segmentação entre dúvidas de usuários e desenvolvedores

3. Melhor segmentação entre dúvidas em diferentes idiomas

Vocês sentiriam falta se esse espaço sumisse por um tempo? Qual seria a experiência de comunidade ideal para vocês?

Eu acho difícil encontrar posts aqui dentro, mas nada que jogar no google não resolva.

Acredito que sim, muitos usuários sentiriam falta desse espaço, tendo em vista que o SLA aqui é muitas vezes mais rápido o suporte(feedback da própria galera aqui).

Falta moderação sim.

Esse espaço é essencial, mas pouco divulgado. Já encontrei MUITAS soluções para problemas primeiro por aqui, pra não ficar "aperriando" o suporte ou o Slack...

E o Help da VTEX não é completo (ainda tá longe de ser), principalmente na ajuda com os erros...

O ideal era melhorar a Comunidade, não sumir com ela

Acredito que esse espaço é porta de entrada para uma melhor experiência com os produtos VTEX. Por aqui acredito que o volume de chamados no suporte possa diminuir... muita das vezes uma solução é encontrada aqui.

Para pensar em tirar esse ambiente, o HELP da VTEX precisa evoluir muuuuuuuu(e pois mais u´s)ito ainda.

@Juan Vazquez concordo! O que eu queria explorar era como fazer a transição para uma comunidade melhor. Acredito que um grande limitador seja a nossa plataforma atual, mas talvez não valha o esforço migrar todo o conteúdo antigo. O que você acha?

@Davi Assumpção​ concordo! Principalmente que o Help Center precisa melhorar muito e que trabalhar junto à comunidade aceleraria esse processo. É nessa direção que estamos apostando.

Se a Comunidade sumisse por uns 6 meses e voltasse melhor, seria uma dor de cabeça gigante para vocês? Entre esse espaço e o Slack de parceiros, vocês percebem uma diferença grande na ajuda que têm?

Não acredito que seria uma dor de cabeça @George Brindeiro​ mas fará falta... a Sirius recentemente se tornou partner (e ainda precisamos avançar com isso) pois era o plano estratégico da agência para 2020... nosso plano para 2021 depende disso. Até chegar em um nível de maturidade que estamos penamos muito com o Help... em 12 meses tivemos 5 novas contas de clientes que vieram de outras agências (mal atendidas e projetos com bugs fora de escopo), tivemos que aprender tudo nesse curto período de tempo, a Community nos salvou DEMAIS. E pode continuar a ajudar outros. Pessoas como @Nathan Prestes​ @Eduardo Gomes​ foram fundamentais .... pão de queijo para eles tá garantido quando vierem à BH.

Pessoalmente acho este espaço super valioso no meu dia a dia, pelo fato de poder encontrar respostas e compartilhar conhecimento. Ja consegui solucionar vários problemas graça às pessoas que sempre estão aqui ajudando, sendo solidaria com o problema do coleginha de forma desinteressada. Tem coisas que em tempo real encontramos aqui a solução, bem mais rápido e pratico que abrir um chamado por exemplo.

George, acho que você está como uma ideia de quem participa daqui são apenas Parceiros, quando há clientes também, que não tem acesso ao Slack.

Acho uma decisão muito precipitada acabar com a comunidade para depois de 6 meses(ou mais, convenhamos) voltar. Porque não deixa a comunidade até o dia do go live da nova comunidade? Não faz sentido algum isso.

O help precisa ser amadurecido também, hoje eu prefiro procurar os artigos no google, pois a busca não funciona legal. Já perdi as contas na quantidade de vezes em que o artigo alterou de url e eu perco os meus favoritos.

Eu como parceiro, não queria meu SLA aumentado nos tickets pois a comunidade, que cria um ecossistema orgânico de resposta, seja interferido por simplesmente retirar do ar para melhorar após X meses, pra mim isso não é argumento válido.

Mais um ponto: A comunidade vai para uma nova ferramenta, LEGAL, mas os artigos vão ser migrados? ou novamente pela décima vez tudo será perdido? Quero muito contar que o que foi resolvido aqui, todos esses anos que ajudei a comunidade como líder, sejam prevalecidas :)

@Nathan Prestes​ obrigado por compartilhar esses pontos! A ideia dessa postagem é justamente ouvir vocês e enriquecer nossa perspectiva. A única certeza que eu tenho é que a experiência poderia ser bem melhor.

Quanto a melhorias na busca do Help Center, consistência das URLs de artigos e manutenção do histórico da Comunidade... Concordamos que são importantes e estamos atentos a todos esses pontos.

Nem sempre é possível atender a todos esses requisitos conforme evoluímos, infelizmente, o que nos leva a tomar decisões difíceis. Mas pode ter certeza que toda decisão será tomada com embasamento e visando atender melhor às necessidades dos nossos clientes e parceiros.

Acho a Comunidade essencial, muitas dúvidas acabo encontrando e solucionando diretamente por aqui. O retorno é bem mais rápido que o Suporte. Defendo aprimorá-la, não suprimí-la

Segmentar e ter presença oficial da Vtex aqui dentro é necessário... Mas a mediação é preciso avaliar com muito cuidado.

Considero que esta comunidad brinda muchísimo soporte tanto a desarrolladores back y front como a los encargados de administrar la plataforma.

Yo soy desarrollador front y el primer lugar para buscar es aquí en la comunidad

Lastimosamente vtex no cuenta con muy buena documentación oficial y recurrimos a desarrollos personalizados por javascript desconociendo que tal vez exista alguna forma nativa o quizás una mejor forma de hacerlo

Por lo tanto no quisiera que esta comunidad estuviera inactiva ni un solo segundo ya que para mi es muy util

Olá, pessoal. Espero contribuir com algo.

1. Alguma presença oficial da VTEX para moderação

Sim, isso seria ideal para a Vtex coletar informações e melhorar o Help, bem como observar as reclamações frequentes da plataforma e evoluir com a mesma, seja em interface, funcionalidades e bugs.

2. Melhor segmentação entre dúvidas de usuários e desenvolvedores

Talvez, a criação de ambientes distintos iria facilitar no tempo de resposta e envolvimento dos usuários, pois apresentaria assuntos e tópicos que são próprios para devs como assuntos e tópicos próprios para quem opera a plataforma. Assim não teríamos na mesma tela um tópico de erro no Json e outro sobre dúvida em promoção por cupom.

3. Melhor segmentação entre dúvidas em diferentes idiomas.

Hoje isso se faz necessário pois está misturando PT com EN e ES.

Obrigado!

1. Alguma presença oficial da VTEX para moderação

com esse monte de problema que a VTEX tem só essa comunidade tem me salvado.

Muito obrigado pela participação, pessoal! O engajamento de vocês nos ajudou a entender um pouco melhor a importância da comunidade e validar alguns pontos de melhoria.

Decidimos manter a comunidade como está e iniciar o projeto de reestruturação da nova comunidade. Quando tivermos um desenho mais claro dessa nova experiência, vou procurar alguns de vocês para feedback. E comunicaremos cada etapa do projeto por aqui, para garantir que não daremos passos em falso. Até breve!

Show George! Conte conosco.

Alguma presença oficial da VTEX para moderação e resolução de alguns problemas. As vezes perdemos muito tempo para achar uma solução que nao encontramos aqui, e que com uma moderação mais ativa da propria VTEX esses problemas seriam resolvidos mais rapidamente, e com isso o crescimento da comunidade e aprendizado das pessoas melhorariam, asssim todos se ajudam...O que eu vejo as x em algumas respostas, como um probema que postei quanto ao checkout que da loja nao encontrada. Achei a solução mas ela nao fala oq colocar no nome da loja...somente para copiar o que esta em NOME DA LOJA no License manager. Ao copiar e colar o mesmo dado, da erro, falando que o formato está errado de DNS....

Acho Péssimo !

O Suporte via ticket é horrível, muitas vezes a comunidade é que salva !

Sugiro manter a comunidade aberta, pois tiramos diversas dúvidas rapidamente por aqui.

Sugiro aprimorar tendo alguem da vtex mais ativo.

Sempre pesquiso algo aaqui antes para depois ir ao help ou abrir um ticket, alem de detectar tendencias de uso da ferramenta.

Por favor mantenham :)