Alternativas ao Google Agenda - Notion / Trello 📒

Oi, devs!

Tenho visto muita gente falando de Notion, Trello, Asana. Ainda tô muito acostumada com o Google Agenda, vocês tem alguma dica de qual posso me adapatar melhor ou dicas de templates existentes…ou até algum video que vocês viram que pode ajudar a conhecer melhor essas plataformas.

16 Likes

Eu amo a Monday. É bem intuitiva. Tem esse vídeo explicando:

https://www.youtube.com/watch?v=pCZRSDPEa3I

3 Likes

Para fácil adaptação tem alguns softwares como o Notion, Todoist e Trello, que tem como sincronizar o que está no google agenda com eles.

Todoist: a to do list para organizar vida e trabalho

3 Likes

Olá, Fernanda!
Olha, a que eu mais recomendo é o Notion, é uma aplicação que tem como você linkar com outros programas e dentro da própria plataforma existem vários templates prontos que vc pode utilizar e adaptar de acordo com a sua necessidade.
Segue alguns links que me ajudaram a usar essa ferramenta melhor:

Boa sorte!

6 Likes

Acho que depende do seu objetivo. Google Agenda é perfeito para eventos e lembretes. A ferramenta de tarefas dentro dele próprio (Google Tasks) também dá conta da maioria das necessidades.

Notion é excelente para organizar informações, mas não funciona offline. Dá para fazer tabelas, listas de tarefas, fazer uma mini-Wikipédia pessoal, etc. Muito flexível, quase uma digievolução do Evernote.

Trello é ótimo para gerenciar suas tarefas, especialmente com um time.

Asana sei que é muito usado para gerenciamento de projetos a nível de time e empresa, além de compartilhar informações.

A melhor ferramenta é a que te servir melhor.

• Para anotações ao longo do dia uso o Google Keep porque consigo acessar de vários dispositivos e sincroniza com a minha conta.
  • Para anotações no computador uso Notepad++ porque salva automaticamente e não consome memória. Instalo um plug-in de markdown para ter uma formatação com padrões que eu conheço.
  • Para gerenciar tarefas e projetos, gosto do Quire porque dá pra fazer várias listas diferentes, com conteúdo, links, atualizações, status, ordenar etc. etc. etc.
10 Likes

Esse eu nao tinha ouvido falar, chegando em casa vou dar uma olhada no video!

2 Likes

O quee? Tem como sincronizar?? Nossa não sabia, isso era um dos pontos que me faziam pensar se tento outras plataformas! :rofl:

4 Likes

Obrigada pelas dicas de videos, Gus! Vou dar uma olhada, acho que vou acabar dando uma preferência pelo Notion nesse meu caso mesmo!

3 Likes

Muuuito obrigada pelas dicas, Jac! Não tinha muita nação da diferença entre eles, isso ajudou muito a abrir a mente. E gostei muito da dica pro dia a dia, não aguento mais anotar algumas coisas no WhatsApp pela urgência ou pressa kkksk

3 Likes

Tem sim. Nas próprias documentações dessas ferramentas tem um tutorial de como fazer a sincronia.

1 Like

Olá Jac! Achei incrível o seu comentário, você trouxe informações valiosas pra discussão!
Notei que você utiliza o Notepad++ para tomar notas em markdown no computador. Já experimentou utilizar o Obsidian?
É um aplicativo super leve, cuja comunidade vem crescendo a cada dia, sendo um concorrente direto de outros aplicativos de anotações, como o Notion, Evernote e Logseq.
Minha preferência por utilizá-lo se deu devido à sua segurança (seus dados são armazenados localmente), sua comunidade e à liberdade que ele me proporciona com o markdown, sendo possível adaptá-lo às minhas preferências e padrões de utilização com os vários plugins da comunidade.
Ele é perfeito para construir um segundo cérebro ou base de conhecimento, devido aos seus recursos super úteis para relacionar anotações e ideias capturadas, como os links e tags, e apresentar informações nos mais variados formatos, por meio de tabelas e até mesmo gráficos em mermaidJS, além de possuir uma diversidade incrível de plugins oficiais e não-oficiais para auxiliar e aprimorar a construção de relações entre anotações e ideias capturadas em seu cofre de informações.
Fiquei caidinho pelo Obsidian por amar utilizar o Markdown para formatar texto!

3 Likes

QUE DEMAIS!! Tô que nem criança agora brincando com o Obsidian, valeu!!

Nada! No que precisar estou a disposição. Bons estudos :wink:

1 Like

Voltei pra dizer que estou 200% apaixonada pelo Obsidian meudeusdocéu é minha wikipédia

1 Like

Conheci o Trello em janeiro e desde então “espalho a palavra” :raised_hand: haha
uso tanto para organizar aulas quanto tenho um quadro só para o escritório que trabalho, converti meus colegas a usarem também

Já o Notion confesso que tinha preguiça de configurar, mas vou salvar os links para depois!

3 Likes

Nossa eu amei utilizar o Trello!! Principalmente para me organizar com entregas do meu trabalho atual. Não sei como eu vivia antes sem! :rofl: :rofl:

Siga divulgando as palavras de organização e produtividade ao mundo, irmã! :raised_hands:t2: :rofl:

3 Likes