Aula 6. Migration usuários, erro ao conectar o Postbird

Estou tendo esse erro, nos 15:00 da aula 6

2 Likes

Não tinha tido esse problema ontem mas por algum motivo aconteceu isso hoje. Resolvi baixando a aplicação do postgres, nesse link aqui: https://postgresapp.com/, e iniciando o server por lá.
Espero que ajude

2 Likes

Boa tartde, Eu consigo criar a conexão e o banco de dados mas quando tento o comando npx seguelize … no terminal ele diz que não acha o arquivo config,json. O meu SO é windows 10, por isso, não posso instalar o postgres,app

1 Like

Para quem optar pelo ElephantSQL ao invés do docker:

3 Likes

Olá @michelnegrao, valeu sua solução me ajudou, mas agora tem outro erro:

ERROR: Error reading “src\config\database.js”. Error: ReferenceError: module is not defined in
ES module scope
This file is being treated as an ES module because it has a ‘.js’ file extension and ‘C:\Users\suele\Desktop\Hiring Coders\Jornada\NodeJS\sistemadeagendamento\package.json’ contains “type”:
“module”. To treat it as a CommonJS script, rename it to use the ‘.cjs’ file extension.

apareceu esse erro pra vc também?

2 Likes

Oi Suelen

Como esta seu package.json ?
É provavel que o erro seja por conta do type:module em seu package json. Apague essa linha e veja o que acontece.

Esse link que vc passou é pra mac, baixei um pra windows aqui, instalei uma tonelada de banco de dados, até pra php pois não sabia qual que era qual, agora o Postbird está conectando, mas na linha da comando continua o mesmo erro, o meu é Windows 11 com WSL 2, não sei se é isso que tá dando pepino

1 Like

Tentei sua solução pro meu problema infelizmente não resolveu

1 Like

o nome do arquivo que contem as confirgurações para ORM parece estar errado. O correto é .sequelizerc ("ponto sequelizerc mesmo, sem nome de arquivo antes do ponto). Altera isso e veja se funciona. Também verifique qual o nome do arquivo que você colocou dentro da linha abaixo dentro deste arquivo .sequelizerc:

config: resolve(__dirname, 'src', 'config', 'database.js'),
2 Likes

Parece que agora foi… antes só tinha a tabela sistema e system, agora apareceu +4 e não deu o erro

1 Like

Oi @michelnegrao, fiz isso mas aí o erro muda…
Unexpected token / in JSON at position 103
at parse ()

Bom, mudar o erro ja é alguma coisa :slight_smile:

Antes não estava nem chegando nesse momento do codigo onde ocorre um parse do JSON, precisamos agora descobrir em qual arquvivo esta o erro. Acredito que na mensagem isto é exibido. Consegue identificar ? Qualquer coisa mande o codigo para o github que dou uma olhada.

Resolvi de outra forma. Para conectar no postbird inseri apenas a url que copiei na aba details do elephantsql, na aba conncet URL, e dei connect, sem preencher o os demais campos na aba standard. Nessa aba ficou hots localhost; port 5432, username,password, database e start query, deixei em branco. e não deu mais esse erro “conncet ECONNREFUSED 127.0.0.1:5432”

1 Like