[Autenticação] - Como delegar a autenticação na VTEX apenas para o backend da minha aplicação?

Meu frontend deve se comunicar apenas com o meu backend, que por sua vez deve fazer todo o trâmite com a VTEX.

Importante: não quero de modo algum o frontend da minha aplicação se comunicando diretamente com a VTEX.

Sua aplicação faz o que?

Pode ser mais claro?

Você não quer que a loja (frontend) fale com nenhuma API da vtex? Se é isso, a unica forma é retirar o site da vtex.

Quero que o meu frontend faça apenas chamadas para o meu backend e o meu backend lide com as APIs da VTEX. Preciso que o meu backend seja o meio de campo entre o meu front e a VTEX.

Então, quais modulos o seu backend vai trabalhar? Atualizar preço? Cadastrar produto? Estoque? Pedido? Tudo isso vai depender do que sua aplicação vai utilizar.

Nathan,

Só para você entender melhor:

  • O front da minha aplicação seria utilizado pelos clientes da minha loja. Lá eles poderiam atualizar suas informações pessoais como endereços e outros dados (nome, sobrenome, foto de perfil e etc). Quero ter total liberdade na hora de desenvolver as minhas telas, por isso não quero depender da VTEX diretamente no front.
  • O back será o elo de comunicação entre o front e a VTEX. Ou seja, imagine que um cliente da minha loja queira atualizar seu endereço. Ele deve fazer o login e enviar uma requisição para a VTEX, certo? A requisição é disparada pelo front, chega no back, é tratada (se for o caso) e depois o back manda para a VTEX.

Como eu faria a autenticação do cliente na VTEX se o meu front está desacoplado dela? Tem alguma forma de se fazer isso?

@Marcus Bondezan​ você pode sim fazer o seu front todo independente, seja usando a vtex ou outro provedor como fornecedor de front para o usuário. Como voce vai fazer as conversas tudo via backend, então, isso é bem transparente para você.

Quanto a autenticação, vc tem API para usar o vtexio.

apenas como ideia, o site www.oculosofficina7.com.br é todo via api. não tem nenhum controle interno da vtex. Mas, usa a plataforma da vtex como hospedagem. Ele apenas carrega os elementos básicos da vtex, mas, se vc por em outro provedor, nem isso voce precisa carregar.

@Fabio Santos de Albuquerque​ muito obrigado! Já é ótimo saber que eu consigo desacoplar o meu front. Sobre a autenticação, ainda não está muito claro para mim como fazê-la. Fiz uma engenharia reversa simples em cima do script do vtex-id e descobri alguns endpoints do oauth. Por exemplo, consigo pegar o accessToken através de uma requisição

GET /api/vtexid/pub/authentication/start

No entanto não estou conseguindo realizar os próximos passos. Você por acaso já fez algo parecido?