Botão Manutenção de preços. Onde está ?

Boa tarde,

Antes da migração do novo módulo Pricing, tinhamos o módulo antigo, onde podíamos fazer a manutenção de preços antigos, ou seja, todos os valores de tabela que estivesse com sua validade vencida eram excluídos imediatamente apos clicar nesse botão.

Agora com esse novo módulo, esse botão não existe.

Estou com algum "valores de tabela" que hoje se chamam "preços fixos" e não consigo tirá-los de forma massiva.

Tentei exportando o novo formato de planilha, mas não existe coluna nessa planilha para preços fixos. E agora, como posso fazer ?

Como posso usar essa funcionalidades HOJE ?

Sei que esse novo PRICING muita coisa mudou, inclusive para criar preços promocionais para Marketplaces específicos, portanto gostaria apenas de limpar esses "preços vencidos" ou agora chamado de "preço fixo". Gostaria apenas de fazer a função que a manutenção de preços fazia.

Alguém pode me ajudar ?

Pessoal, aqui também estávamos com esse problema tem mais de 30 dias.

Tentamos contato com a vtex, mas sem sucesso.

Mas encontramos uma solução.

Para excluir os preços fixos, faça o seguinte:

Baixe uma planilha com os preços fixos.

Virão essas colunas:

SKU ID Trade Policy Price List Price Min Quantity

Para excluir o preço fixo, funcionou preenchendo desta forma:

SKU ID - id vtex

Trade Policy - política comercial que o preço está fixo (já vem na planilha)

Price - 0 (preencher com ZERO)

List Price - 0 (preencher com ZERO)

Min Quantity- 0 (preencher com ZERO)

Faça o teste com alguns, mas aqui funcionou.

Para os que enviamos a planilha assim, o preço fixo foi retirado.

Maravilha !

Farei o teste e em breve te digo se deu certo.

Muito obrigado.

@Gustavo Lopes​ , não sei não se deu certo...

Visualmente dá certo, no Pricing.. ele ativa a regra, tudo beleza.

Mas quando indexa, ele manda preço "zero". E não muda nada no mktplace...

Ainda não resolveu.

@Augusto Garrucho​ ????????

Bom, nesse caso nem vou tentar, pois o problema não foi resolvido. Certo ?

Eu to aguardando uma posição da VTEX sobre isso a bastante tempo.

Galera, boa noite!

Não entendi bem a afirmação de preços defasados... Nós carregamos para o pricing v2 todos valores válidos no momento da migração.

Mas vocês querem retirar os preços fixos para trabalharem com os preços-base, que são dinâmicos, certo?

Antes coisas do tipo podiam ser feitas colocando um preço com data de validade vencida que eles já não vigoravam, e definitivamente excluídos ao usar a opção de manutenção de preços.

Atualmente não temos como removê-los via planilha. Já estamos trabalhando nesta demanda, só não temos como oferecer datas.

Alterações massivas como essa podem ser feitas com facilidade pela API "POST Create/Edit Fixed Prices": https://documenter.getpostman.com/view/101975/pricing-vault/6YsWxKT#7390fb1a-ae79-1c39-fa4a-4a0fef41faa5

Enviar um array vazio no body request vai apagar todos preços fixos para aquele SKU, de modo que ele passe a utilizar os preços base.

Atenção ao enviar preço zero! É possível a venda de produtos grátis, o que acontece quando o valor é zero. Não refletiram no marketplace porque provavelmente eles não aceitam produtos nessa condição.

Como lidar com API pode ser complexo para algumas pessoas, me disponibilizo para fazer a limpeza de preços fixos para quem precisar. Por favor, exportem a lista de preços fixos mantendo somente os SKUs que desejam limpar e solicitem essa tarefa via chamado no suporte, direcionando a mim. O preço fixo será removido para TODAS as políticas comerciais nos SKUs mencionados.

Sinto muito pela demora em atendê-los. Estou à disposição!

Abraços.

@Augusto Garrucho​ tudo bem? Estou sabendo do bug sobre atualizar preços. Preciso tirar uma dúvida. Nós iremos implementar um "pré-Back Friday" em nossos marketplaces (criarei assim uma linha de preço para essa política comercial 2), no período do BlackFriday, não utilizaremos esse preço, e sim o preço da política principal, que será abaixo do que estava na política 2. O bug não atualiza para preço acima do antigo, preciso saber se a linha vencida da política 2 será desconsiderada se a política principal tiver o preço mais baixo.

@Augusto Garrucho​ , quero fazer a limpeza que você nos propôs. Abrirei o chamado direcionado para você já que não domino API post. Pode fazer a limpeza somente dos preços fixos de todas as politicas comerciais que possuem esse "preço fixo" ?

Na hora que exportei meus preços no PRICING, eu selecionei a segunda opção de exportação que contém a coluna de "preço fixo".

Bom, a planilia foi exportada e essa coluna mencionada não aparece nomeada como preço fixo e sim "price". Fiquei na dúvida, mas já verifiquei que de fato a coluna "price" se refere ao preço fixo sim.

Bom, como eu não tinha como separar para você quais são os SKUs que estão com preços fixos que são muitos, eu também descobri que não preciso fazer esse trabalho na unha, já que nessa segunda opção de exportação de preços do PRICING exporta somente os SKUs que estão com esse "preço fixo". Maravilha !

Bom, eu não vou alterar nada na planilha, pois ela contém informações que não irá te atrapalhar. Essas informações são:

  • SKU ID
  • POLITICA COMERCIAL
  • PRICE (PREÇO FIXO)
  • LIST PRICE
  • QUANTIDADE MÍNIMA

Bom, vou abrir o chamado agora mesmo. Te aguardo com a limpeza :)

Boa noite @Augusto Garrucho​ , tudo bem ?

Depois de descobrirmos que o botão de manutenção de preços não existe, depois de nos adaptarmos ao novo esquema da VTEX de reduzir preços para alguns afiliados, acabo de descobrir que a nova promoção "PREÇO MÁXIMO POR ITEM" será descontinuada no dia 20 de novembro de 2017, às vésperas da Black Friday.

Fiquei assustado de ficar sabendo só agora dessa notícia recem publicada no "help" no ultimo dia 01 de novembro. Estamos encima do evento mais importante do ano.

Imediatamente procurei por esse artigo e fiz a leitura do texto. Nesse artigo é mostrado as possibilidades de você reduzir os preços de seus produtos.

Artigo: http://help.vtex.com/pt/announcement/promocao-do-tipo-preco-maximo-por-item-deixara-de-existir

Bom, existem duas possibilidades de você reduzir o preço do produto quando o "PREÇO MÁXIMO POR ITEM" sair do ar, elas são:

  1. Promoção Regular, onde você seleciona o tipo de valor de desconto como "Preço máximo por item". Notei que essa opção torna-se inviável, pois existe apenas um campo de valor máximo por item. Ou seja, pelo o que entendi, você coloca um valor de R$ 100,00 e abaixo você atrela quais SKUs entrarão nessa política de preço máximo por item. Se esses produtos tiverem preços diferentes, porém superiores à R$ 100,00, essa promoção irá deixar todos esses produtos custando R$ 100,00. Toda a flexibilidade de deixar os preços reduzidos de forma independente acabou. Notou ?
  2. Existe a opção do Preço fixo dentro Pricing, que pode deixar os preços independentes um dos outros. Mas existe um problema nessa opção. O botão Manutenção de preços continua não existindo nesse novo módulo Pricing. Como iremos limpar todos os preços quando decidirmos encerrar a promoção ? Sabemos que não é possível filtrar por "preços fixos" no módulo Pricing e também sabemos que não existe botão de manutenção de preços após esse filtro, até que não seria uma má idéia.

Na semana passada, eu pedi para você @Augusto Garrucho​ para fazer a limpeza desses preços fixos, por causa da complexidade total dessa falta do botão "Manutenção de preços".

Sabe qual o principal motivo de eu te pedir para fazer a limpeza desses preços fixos ? Pelo fato de não conseguir de te dizer quais produtos estão com preços fixos na unha.

Hoje mesmo recebi um e-mail da B2W nos avisando que alguns produtos nossos ficarão de fora da BLACK FRIDAY, porque os produtos retornaram ao seus valores originais (valores maiores) após a limpeza dos valores fixos.

É isso que irá acontecer, se eu começar a usar os valores fixos novamente.

Gostaria muito que a promoção "preço máximo por item" continuasse, pois é muito funcional. Uma promoção tão jovem que não tem nem um ano de existência...

Estou muito preocupado com o cenário, pois já tenho promoções "preço máximo por item já ativas para a black friday. E se acontecer conforme o artigo, dia 20 antes da Black Friday todos os meus produtos irão voltar ao seu preço normal e todos os marketplaces vão reconhecer isso como fraude na Black Friday, assim como aconteceu na B2W.

Podem me ajudar ?

Gostaria de compreensão pelo lado da VTEX.

Olá @Gustavo Lopes​

Essa funcionalidade de excluir preços antigos foi descontinuada porque no novo pricing não há validade para um preço, ele esta ativo enquanto estiver cadastrado.

Então não é necessário limpar, só alterar para o preço atual do produto.

Segue um vídeo de um treinamento que o Afonso fez sobre o novo princing, ele é o desenvolvedor desse modulo e explicou todas as mudanças!

https://www.youtube.com/watch?v=tqc-mYqWOKg

Oi @Juliana Andrade​ , tudo bem ?

Obrigado pela resposta !

Assisti todo o treinamento e realmente pude comprovar sua resposta sobre o fim do botão de manutenção de preços.

Bom, antes da minha loja migrar para o novo ambiente PRICING, eu tinha importado através de planilha alguns valores de tabela com preços promocionais para alguns marketplaces, até porque esse era o único jeito que tinha pra fazer. Certo ?

Nesse intermédio, a migração do novo PRICING ocorreu com esses preços e validades vencidas e os mesmos ficaram como preços fixos.

Ou seja, a VTEX migrou automaticamente e quem passou por esse cenário de migração automática forçada, o preço de custo que é obrigatório a VTEX copiou o valor base para ter esse campo preenchido.

O grande problema é:

Esses preços fixos estão espelhados nesse marketplace escolhido e eu só consigo identificá-los quando acabo percebendo que o preço está diferente em um marketplace.

No novo PRICING não é possível filtrar preços fixos. Por exemplo, se você entrar no link a seguir, você verá que o SKU está com um preço fixo e o mesmo está sendo ofertado por esse preço fixo no marketplace. Se você exportar a planilha do jeito que esse link está filtrado,a planilha vai com todas as colunas de preços de custo, base e list price. Já o preço fixo não existe coluna. Veja só:

https://joiaemcasa.vtexcommercestable.com.br/admin/pricing/#/prices/?page=1&qtd=10&tradePolicy=2%5BWalmart%20(2)%5D&productId=2000009&productName=Colar%20Mina%20com%20Cristais%20Preto%20em%20Prata%20925%20(2000009)

O que eu preciso ?

Preciso identificar quais produtos estão com esses preços fixos e retirá-los de forma massiva.

Do jeito que está nunca vou conseguir filtrar quais produtos exatamente estão com esse preço fixo.

Pode me ajudar ?

O Afonso desenvolvedor desse novo PRICING poderia me ajudar nisso também !

De resto adorei o novo PRICING, e de agora em diante só reduzo preço para marketplaces específicos pelo novo caminho da promoção no PRICING.

Aguardo a ajuda de vocês !

Bom dia,

Também estou com o mesmo problema... Gostaria de saber como posso fazer isso de forma massiva, visto que quase todos meus 2200 SKU's estão sendo vendidos com preço desatualizado.

No aguardo!

Boa noite,

Até o momento ninguém se posicionou sobre o caso. Hoje mesmo eu precisei fazer uma redução de preços em determinados produtos para um marketplace pelo novo método do PRICING "preço máximo por item". Pois bem, decorrente de alguns SKUs ainda apresentarem o preço fixo, os preços não se espelharam no marketplace. Já fiz duas indexações e até o momento nada foi atualizado.

Porque isso ? Conforme já expliquei, não consigo filtrar dentro do PRICING quais são os SKUS que estão com preços fixos e também não temos a funcionalidade de remover de forma massiva esses preços fixos, função essa que era usada pelo botão de manutenção de preços que foi aposentada nesse novo módulo PRICING.

Alguém da VTEX pode nos ajudar ? Temos pressa nesse cenário e estamos perdendo dinheiro.

Bom dia!

@Augusto Garrucho​

Vi que estava auxiliando o pessoal a retirar o preço fixo dos produtos.

Estou tendo esse problema em minha loja e está afetando nossos lucros. Poderia me ajudar a executar a retirada desses preços fixos?

Aguardo retorno com certeza urgência. Obrigado!!

Oi, @Guilherme Torazan​!

Não temos um processo fechado para a realização dessa tarefa. No passado (set/2017) ela foi feita por divergências no comportamento do webservice, mas não há mais nenhum problema nos fluxos de integração ou cenários de migração de preços.

Dessa forma, infelizmente não consigo mais ajudar. =(

A gestão de preços fica sob responsabilidade das lojas, que dispõem também das APIs abertas para procedimentos mais avançados que a UI ou importação/exportação de planilhas.

Espero que entenda.

Aqui você tem especificamente a API para editar preço fixo de determinada política comercial: https://documenter.getpostman.com/view/101975/vtex-pricing-api/6YsWxKT#06450a0e-a7b4-360c-7058-3095cd03ef08

Caso tenha dúvidas sobre seu uso, vale uma nova postagem, para manter os assuntos separados.

Abraço!

Alguém teve algum sucesso com a eliminação desses preços fixos?

Como somos uma rede de lojas físicas, temos integração dos produtos e preços via ERP e queremos aplicar uma regra de preço na política principal, para que os preços dos produtos do ERP (preços da loja física) entrem no e-commerce com um percentual de desconto de 7%.

Até aí, tudo bem, pois criei a regra de preço e linkei ela à política principal.

O problema é que o preço fixo não está deixando esta regra funcionar!

Já tiramos "na mão" o preço fixo e aí a regra funciona perfeitamente, mas cada vez que o ERP manda algum preço para a Vtex, o preço fixo retorna.

Como eliminar de vez o preço fixo?

Oi @Jardel Sausen​!

Integrações baseadas em preços fixos não suportam utilizar as regras de preço. Seria necessário revisar a integração para que ela os envie como preço base, que por sua vez podem ser compostos pelas regras.

Os preços fixos foram criados para efetivamente sobrepor qualquer outra regra de preço, por isso há o comportamento que você observa.

Abraços.

@Augusto Garrucho​ Obrigado pelo retorno.

Fizemos um teste há pouco, subimos o preço base diretamente do ERP e apagamos manualmente o preço fixo. Funcionou perfeitamente, aplicou a regra de preço da política comercial, show de bola, conforme o planejado! Porém, forçamos uma alteração de preço no ERP e assim que o ERP enviou essa alteração para a Vtex, ela novamente criou um preço fixo, não publicando o preço de acordo com a regra criada.

Daí é realmente uma questão relacionada com a integração que foi desenvolvida para enviar os dados do seu ERP à VTEX.

Nós apenas recebemos os dados da integração, que sempre é mantida pelo terceiros (muitas vezes pelo próprio fornecedor do ERP, ou um sistema a parte fazendo o trabalho de middleware).

Considere revisar com eles para que possam tirar o melhor proveito das features da VTEX! =)

Já estamos revisando a integração e verificando também a respeito da API que foi mencionada aqui no tópico, para tentarmos solucionar o problema. Agradeço pela ajuda.