Como começar sem experiência?

Galera, é o seguinte

Muito se fala que, independente de se termos alguma experiência na área, é possível conseguir uma oportunidade.
Temos visto, também, muita gente reclamando que as empresas, ou exigem muito de um JR, ou não criam oportunidades para desenvolverem talentos.
Também é muito falado, que criar portfólio para quem está migrando ou iniciando na área, é de fato, um divisor de águas. Contudo, muita dúvida sobre isso também é lançada.
Se você conseguiu iniciar ou migrar para a área criando portfólio, se importa de compartilhar a sua jornada?
Você também pode nos compartilhar conosco, o que de fato deve conter nesse portfólio (tipos de projeto, cases reais, simulação de algo real e etc.?)
Desde já, agradeço a todos que puderem compartilhar conosco sua jornada!!!

38 Likes

Eu ainda não estou trabalhando como dev JR mas estou estudando bastante. Comecei a adicionar todo e qualquer projetinho que vou fazendo no meu github. Enquanto a vaga JR não vem vou ficar me dedicando, inclusive este é dos motivos de estar aqui na bolsa do Hiring Coders para aumentar os projetos no github e fazer network pra quem sabe conseguir a primeira oportunidade :sweat_smile: :rocket:

13 Likes

Aprender em público é uma ótima forma de ser achado por recrutadores, principalmente usando o twitter e linkedin como impulso.

Learn In Public (swyx.io)
Looking for the First Job state (github.com)
Twitter 101 - by Sibelius Seraphini - Sibelius’s Newsletter (substack.com)

9 Likes

Na minha cidade, basta ter Q.I para conseguir vaga de DEV JR… Infelizmente não estou falando de quociente de inteligência. Aqui é uma cidade pequena e se você não conhecer as pessoas certas fica quase impossível arrumar um emprego na área.

5 Likes

Estou procurando vagas JR agora, o Q.I. pelo que me parece pesa muito. Passei por alguns casos que nem cheguei a fazer teste, alguém foi instantaneamente escolhido o que é um pouco triste para quem quer começar. Daí vem a ideia de network para achar alguém que te indique para alguma vaga.

1 Like

Sobre o que ter no portfólio, acredito que não precisa ser projetos enormes ou muito complexos, mas projetos simples q mostrem q vc tem as habilidades q são necessárias na vaga que você quer.
Por exemplo, se vc quer uma vaga de React, faz um site construído com React… Se a vaga pede que vc saiba fazer consumo de API, vc cria um app simples que consome uma API pública…
Daí na hora de aplicar a vaga vc n só vai dizer oq sabe fazer, mas vai ter “comprovado experiência” por meio do seu portfólio.
Na minha opinião tem mais haver com expor suas habilidades, do que expôr projetos grandiosos que funcionem de ponta a ponta.

6 Likes

oie, estou iniciando nessa área agora, achei seu tópico bem pertinente…
toda ajuda será bem vinda

4 Likes

ótimo artigo do swyx, obrigado por compartilhar!

3 Likes

Willy, uma dica. Posta TODOS os seus projetos no linkedin com o link direcionando para o seu github. A visibilidade aumenta muito

6 Likes

Bom, eu tive ‘‘sorte’’ para entrar na área. Mas vou compartilhar
Depois de ficar desempregada (trabalhava como aux adm) comecei a estudar programação por incentivo do meu namorado que é programador. Consegui um emprego na área administrativa, mas meu intuito era migrar pra TI… Então, comecei a mostrar os meus projetos para os coordenadores e para as pessoas que trabalhavam no TI dessa empresa. Eu só tinha conhecimento em HTML e CSS, estava começando no JS. Mas fui sem medo mostrar o pouco que sabia, e ainda pedia ajuda
Até que quando surgiu uma oportunidade, a primeira pessoa que pensaram foi eu. Mesmo sem ter o conhecimento que era necessário, eles sabiam do meu esforço e dedicação

Eu acredito que pra ingressar na área você precisa ser ousado, fazer networking, mostrar seus projetos, mostrar que é realmente isso que você quer… o resto a gente corre atrás. Mas não vou falar que é fácil

14 Likes

Enquanto escrevia contando minha experiência, lembrei de uma plataforma muito legal que pode ajudá-los. Criei um tópico para que mais pessoas possam acessar

9 Likes

Eu fico naquela de postar coisas simples, não sei se devo sabe? Coisas simples o pessoal no linkedin simplesmente ignora.

5 Likes

Se você não postar, não saberá.
Um simples “Hello World” pode ser a chave.
Simplesmente mostre que você está aprendendo.

Relato:
Neeko dos bugs #ForaBolsonaro no Twitter: “@daandxn Eu estava fazendo teste pra uma vaga, em React e postei no LinkedIn “O primeiro Hello World a gente nunca esquece #react” mas era Só pra mostrar q eu tava estudando mesmo. Só que eu n sabia N A D A de react, nada mesmo! Nunca tinha visto nem sabia q existia até esse teste+” / Twitter

6 Likes

Concordo com o que o @NilloGabriel disse
Acho que você tem que arriscar, mesmo que ninguém curta. Com certeza as pessoas estão vendo
Até que vai chegar um momento que vai dar certo

Manda convite pra umas recrutadores no linkedin, mesmo sem você conhecer

5 Likes

Meu github está cheio de projetos mas não divulgo no linkedin. Se puderem dar uma olhada e me darem um feedback willyoliv (Willy Oliveira) · GitHub

4 Likes

Seria bom você documentar cada um desses projetos no README.md, descrevendo o que é o projeto, como roda-lo etc.

Algumas dicas que vão ajuda-lo:

Engenheira Coelho :rabbit: :honeybee: no Twitter: “Dicas que podem deixar seu GitHub atrativo para quem estiver analisando no processo seletivo. Segue o fio :thread:” / Twitter

5 Likes

Em geral eu faço a documentação quando faço um projeto mais avançado tipo esse aqui GitHub - willyoliv/star_wars_resistence_api_auth. Eu documento projetos que tem um objetivo, quando são “Hello world” ou aprendendo a base de algo eu em geral não faço.

3 Likes

De qualquer forma é bom você documentar todos os projetos que disponibiliza no github, por mais simples que seja. Ou não terá motivos para o projeto está disponivel, bati o olho nos primeiros e não tive nem noção do que o projeto faz.

Essa API do star wars ficou muito legal mesmo, é um bom projeto para mostrar no linkedin.

4 Likes

Eu vim da área de Humanas, Psicologia… Comecei fazendo um Bootcamp de Programador iniciante, onde aprendi as tecnologias frontend (html ,css e javascript) depois fiz um de React onde consegui minha primeira oportunidade na área como junior. As coisas vão fluindo, é só a gente não para de estudar! Essa será uma ótima oportunidade para todos!
Vamos juntos!! :blush:

7 Likes

Acho que esse é um problema de todas as áreas, infelizmente. Na minha área de origem, que é o jornalismo, é muito muito muito comum esse tipo de coisa. Vi gente muito boa que nunca conseguiu uma boa oportunidade de estágio por conta disso

2 Likes