Como estudar inglês por conta própria e gratuitamente

Introdução

Na área de tecnologia todas as novidades são apresentadas primeiro em inglês. Logo, não é bom depender apenas de material em português., ou seja, o melhor caminho para aprender uma tecnologia nova é aprendendo inglês primeiro.

1° Passo: Tenha uma meta.

Reponda a essa pergunta:

Qual é o seu objetivo e como o inglês vai te ajudar a alcança-lo?
ex: Aprender inglês para explorar outras culturas e obter mais conhecimenho.

2° Passo: Faça um curso para ter uma base do idioma.

O curso de inglês da kultivi (gratuito) é um bom inicio. O curso tem mais de 200 aulas e ao final você consegue gerar seu certificado.

Curso de Inglês Online 100% Gratuito e com certificado | Kultivi
Curso de Inglês Kultivi 2.0 | Curso Gratuito Com Certificado

3° Passo: Use um método de estudo para aprender vocabulário e para conseguir entender o idioma.

O método que mais indico é o método vergara. Neste método você começa a adquirir vocabulário estudando pequenos textos com áudios. Quando você adquirir uma quantidade razoável de vocabulário para entender o básico de um texto, você poderá passar para a próxima etapa do método que é a mineração de sentença e esta etapa você pode fazer em conjunto com o “MAR”, que é basicamente escutar bastante o idioma.

OBS: O Vergara possui curso pago, mas todas as técnicas ensinadas no curso ele publica gratuitamente no youtube. Como eu sei disso? Paguei o curso :confused:

Live do Vergara #107 - COMO APRENDER INGLÊS DO ZERO - YouTube
Live do Vergara #030 - Criando um plano de estudos de inglês - YouTube

4° Passo: Tenha constância.

Não adianta começar a aprender algo novo hoje e ficar um mês sem tocar no assunto.

“Um pouquinho todos os dias é melhor do que muito de vez em quando.” - ET Bilu, 1500 a.C.

Extra:
Refold

OBS: Comecei meus estudos de inglês faz um pouco mais de 1 semana, diria que meu nível atual não chega nem a ser básico. Aprender um novo idioma é um investimento de longo prazo.

E quais são as suas dicas e recomendações de materiais para estudar inglês?

29 Likes

Gosto bastante de estudar idiomas pelo app Duolingo. A versão gratuita é completa, mas tem o ponto negativo das propagandas entre uma lição e outra. Enfim, nada é perfeito :sweat_smile:

8 Likes

Esse site do Conselho Britânico tem tudo sobre tudo. É só vc se organizar e ir estudando tópico por tópico.

https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/english-grammar-reference

8 Likes

Não cheguei a utilizar o Duolingo ainda, ele contém conteúdo do básico ao avançado?

2 Likes

Valeu @NilloGabriel pelas dicas. Estava mesmo precisando de conteúdo para dar o pontapé inicial.

1 Like

Bons estudos!

1 Like

Eu também acho bem proveitoso, fiz um comparativo de valores. Para quem possui um nível avançado vale a pena pagar a versão paga. O gamificação ajuda muito na fixação do conteúdo.

2 Likes

Vou deixar a indicação de estudo GRATUITO do canal da Erika para vocês.
[https://www.youtube.com/c/ErikaBelmonte][Canal Erika Belmonte]

3 Likes

Acredito que dá pra pegar uma base muito boa estudando pelo app. As lições vão do básico ao avançado.

2 Likes

Eu comecei pelo Duolingo, é um bom app para quem está começando a estudar inglês, mas também indicaria vc assistir conteúdos no youtube.

:point_up_2: esse canal possui lives 24 horas sobre conteúdos em inglês, conversações, práticas de escuta, dicas de palavras, expressões, eles disponibilizam PDFs também com conteúdos.

:point_up_2: recomendo muito também pois ele traz o inglês de uma maneira divertida, ensinando vários assuntos muito importantes para usar durante o estudo.

6 Likes

Duolingo realmente é excelente pra iniciar. O conceito de gameficação aplicado ali gera engajamento e com isso um bom resultado para o jogador/aprendiz.

2 Likes

Vou te dar uma dica de ouro, então aproveite!
Existe um app chamado Bottled.
O conceito dele é bem criativo: Você está em uma ilha deserta e pode apenas enviar mensagens em garrafas. Assim que você lançar essas mensagens ao mar, pessoas de outro países vão recebe-lás e te responder.
Sim, é um app de conversas, mas vá por mim, a melhor maneira de aprender inglês é conversando e todo mundo nesse app está lá com essa finalidade.
Faça o teste e depois me diga o que achou.

5 Likes

Valeu pelas recomendações!

1 Like

Muito legais suas dicas!! Vou aproveitar para deixar a minha também.
Tem um app que se chama Tandem, nele tem pessoas do mundo inteiro que estão dispostas a aprender e/ou ensinar uma língua.
Você pode conversar com um nativo para aprender o idioma que deseja e também ajudar estrangeiros a aprender a língua que você domina!
Uso bastante para treinar o francês e o inglês!

7 Likes

Ótima recomendação, vou começar a utilizar esse aplicativo.

1 Like

É de extrema importância apreende inglês quando se fala em ser um desenvolvedor, uma vez que para muitas vagas de mercado se cobra o inglês. Acho muito legal a ideia de disponibilizar métodos e afins para se apreender inglês. Eu, por exemplo, já tentei por diversas vezes, mais sempre acabo desistindo dessa vez vai heheheh

3 Likes

Eu confio!

É bom acostumar com a lingua, se for assistir um filme que você já assistiu antes coloca ele em inglês põe uma legenda em inglês também para auxiliar, se tiver duvida anota, pesquisa e assim vai.

2 Likes

Me recomendaram uma extensão para o navegador chamada Grammarly. Ela é basicamente um corretor de texto do idioma inglês que funciona em qualquer página web.

Grammarly: Free Online Writing Assistant

2 Likes

Vou deixar aqui minha pequena contribuição com o tópico que são os conteúdos da Fluency TV, lá tem muito conteúdo gratuito.

3 Likes