Como executar código em JS?

Oi, pessoal! Estou com dificuldade em executar meus códigos em JS no VSCode. No começo, eu não sabia o porquê de não conseguir, mas descobri a extensão do Code Runner e funcionou. Porém, criei outro arquivo em JS e não consegui executar, mesmo já tendo a extensão, a mensagem que aparecia era “Executar o o arquivo atual não está configurado no launch.json”. Eu até tentei pesquisar, mas não consegui achar a solução. Depois de um tempo, todos os meus arquivos, até o que rodava antes, pararam de rodar. Agora a mensagem que aparece é para instalar algumas coisas, mas quando clico, abre uma página vazia no navegador. Agora, a mensagem que aparece é a da imagem e não chega a lugar nenhum. Até já tentei desinstalar tanto a extensão quando o VSCode, mas nada funciona. Alguém sabe como consertar isso?

1 Like

Baixa no google o Node.JS depois é só ir no terminal e usar ‘node nomeDoArquivo’

1 Like

Olá, você também pode executar diretamente no navegador. Eu geralmente faço quando quero testar algo rápido de uma aula que estou assistindo.
É só clicar com o botão direito do mouse em alguma aba aberta e depois selecionar inspecionar, aí é só ir na aba console e digitar o código que você quer testar.

1 Like

Para rodar javascript no vs code, você tem que baixar e instalar o nodeJS. Neste link você encontra o arquivo de instalação (escolha a versão LTS). Se estiver no Windows, clique no instalador baixado e vai dando “Next” até concluir. Depois reinicie o computador e abra novamente o VS code. O vídeo abaixo eu gravei para mostrar o que fazer em seguida. Isso deve funcionar.

Ele pergunta onde você quer rodar o código (a lista suspensa em que selecionei “Node.js”) apenas na 1a vez. Da segunda vez em diante basta apertar F5 que roda direto.

5 Likes

Deu certo. Muito obrigada!

1 Like