Como vocês lidam com distrações e procrastinação?

Como estudamos no Pc ou no celular, como vocês lidam com tantas distrações tão pertinho, porque o mesmo celular que você usa pra estudar e o mesmo que você usa pra assistir, jogar e etc. Como vocês lidam com isso e não perdem o foco do que é importante?

19 Likes

Difícil mesmo @Erik2001, creio que não há formula ou “bala de prata” como dizem.
O que tento fazer é estudar no computador, sem manter as redes sociais abertas e achar um período de tempo que eu consiga manter o foco. Costumo manter um período de 50 min e 10 de descanso para ir ao banheiro, jogar (hahaha). Mas é uma construção, se não conseguir 50 min direto, comece com 20 min.
Também busco fazer uma audição ativa da aula, pensando sobre o que estão falando, tirando print da tela (geralmente mantenho um arquivo onde vou resumindo alguns pontos para lembrar depois, comandos etc).

Esse post aqui é muito legal e tem uma dica da qual gostei muito e que parece adequada para melhorar o foco nos estudos:

" Anki → Toda base metodológica ao invés de anotar no caderno eu anotava no modelo de perguntas, por exemplo para quem está fazendo agora o modelo de JS básico ao invés de anotar “var é utilizado para declarar um variável” eu anotava “Quais são as formas de declarar variáveis em JS” e ao final da aula dava um google rápido em todas as perguntas que eu fiz e colocava no anki, esse, finalmente, é um software de flash cards com um algoritmo onde ao responder um flashcard vc declara se ele é muti fácil, difícil etc… Mediante teu feedback ele vai se programando para quando você repetirá de aquele flashcard é simplesmente muito bom, tem esse tutorialzinho aqui façam bom proveito!!"

13 Likes

Animedoro.
1 episódio de anime → 2h de estudo.

8 Likes

@ NilloGabriel Essa é boa :joy: :rofl:
Só tomar cuidado pra um episódio não virar uma temporada :sweat_smile:

5 Likes

Gosto bastante da técnica pomodoro:
Técnica pomodoro: o que é, como usar e melhorar produtividade (napratica.org.br)

5 Likes

Verdade kkkkk, eu fiz isso com uma partida de lol, não parei mais

2 Likes

A inteligência emocional pega ai kk

3 Likes

Ultimamente tenho 2 empregos é bem complicado levar os estudos não é por conta de redes sociais ou distrações mas por conta de cansaço excessivo tento estuda 50min e fazer uma pausa de 10 min e começo estudar a partir das 21hrs então é complicado todo dia uma luta mas estou seguindo o importante de tudo é absorver e adquirir conhecimento aos poucos chegamos lá.

5 Likes

Já considerasse dormir e acordar mais cedo pra estudar ?
Porque descansa e acorda já estudando.

2 Likes

Vi que já falaram do Pomodoro, então vou adicionar um link para um Pomodoro Timer pronto: Pomodoro Timer Online - Pomofocus

E apontar que criar um “app Pomodoro” é um projeto incrível para praticar!

8 Likes

A técnica do pomodoro é muito boa mesmo.

Hoje eu consigo estudar 50 minutos e dar 10 de descanso, porém, já houve momentos em que eu estava mais disperso e só conseguia estudar 30 minutos com 10 de descanso.

Para quem não consegue se concentrar e manter o foco facilmente a segunda opção é muito válida.

Até porque de pouco em pouco chegamos ao conhecimento.

5 Likes

Faço pausas de 5 min a 10 min entre uma tarefa e outra. Nesta pausa, além de alongar e caminhar aproveito para fazer algo que me distraia um pouco… Antes de começar a estudar cruzo as pernas e braços por um tempo . Assim volto a estudar.

2 Likes

Eu só me conformo. E tento negociar comigo msm. Vou procastinar, isso é um fato. Se eu lutar contra vou acabar me frustando e desanimando, então eu tento intercalar minutos de procastinação, assistindo vídeos, jogando etc, e o dobro esse tempo para estudo. Para mim funciona como se fosse pequenos reforços positivos.

3 Likes

Haha, parecido com a minha tática!
Eu só dobro o tempo de “besteira” e aplico no estudo.
Ex: Joguei 1h, vou ter que estudar no mínimo 2h. E assim vou buscando reforço positivo pra me manter motivado.

3 Likes

Tipo obrigação e recompensa hauhaha é uma boa tbm

3 Likes

eu não dou conta se fizer nesse ritmo :smiling_face_with_tear:

1 Like

Eu nunca consegui utilizar do pomodoro nessa proporção de tempo indicada, 50 x 10;
Acabo concentrando por 1h30 ± a 2h, depois uma pausa de 30 min resolve

2 Likes

Pensa nos boletos para pagar kkkkk infalível!!

2 Likes

Técnica pomodoro, você estioula um tempo de foco com um intervalo curto, geralmente o foco fica em 25 minutos com 5 de intervalo, e, a cada 4 intervalos, voce faz um intervalo longo de 25 munitos. No momento do foco você deve se desligar de todo tipo de distração e realmente focar no qhe está fazendo, na hora do descanso já é o contrário, esquece o trabalho e só relaxa.

4 Likes

Erik, eu não li tudo o que comentaram, então pode ser que eu esteja dando resposta duplicada… Eu tenho usado essa técnica pra me ajudar The Pomodoro Technique® - proudly developed by Francesco Cirillo | Cirillo Consulting GmbH.
Tudo muito cronometrado e calculado hahahaha.

1 Like