Curva de Esquecimento

:: Curva de Esquecimento :thinking: ::

A nem tão famosa Curva de Esquecimento, de Ebbinghaus trata sobre o efeito do tempo nas informações que absorvemos e aprendemos.

Este é um assunto que deve ser considerado sempre estamos aprendendo algo novo, pois o nosso cérebro tende a esquecer tudo que não é constantemente lembrado. . .

Galera, ainda que possam parecer bastante óbvios os pontos aqui destacados por mim a intenção é agregar algum benefício nas rotinas de aprendizado da nossa querida comunidade Dev Hiring Coders:

• 1 - Para um novo tema (por exemplo, " Linguagem de query GraphQL…") quando começamos a assistir as videoaulas o cérebro consegue reter toda a informação útil sobre a matéria nesse primeiro momento (primeiras 24 horas). Porém, com o passar dos dias, se não houver revisão do que foi aprendido podemos perder até 50% em apenas 24h
    \(〇_o)/

• 2 - Em média o período de 5-10 dias é o período mais crítico de aprendizado em termos de retenção necessitando de revisões diárias e sucessivas;

• 3 - Com o passar do tempo o volume de tempo para revisar o conteúdo reduz sem perda na retenção do aprendizado;

• 4 - Fazer revisões periódicas do assunto para fazer com que ele fixe na memória de longo prazo.
    Revisões com 1, 3, 7 15 e 21 dias são importantes.

Minha percepção:

POR ISSO APRENDEMOS TANTO NOS EVENTOS DE “MENTORIAS” :slight_smile: !

POR ISSO HÁ UMA “JORNADA” PARA CONSUMIR O CONHECIMENTO NO CURSO :wink: !

:bulb: O que me ajuda na fixação e revisão posteriormente e fazer anotações no .: :gem: Obsidian :. deem uma pesquisada depois, aposto que vão adorar, outra opção seria o
:page_facing_up: .: Notion:. e ou o velho :asterisk:.: Anki :.

Referências:

https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/forgetting-curve;

22 Likes

Não vou mais esquecer do seu artigo! hahaha Legal mesmo! :grinning:

4 Likes

Olá @Ricardo.ns, como vai?
Muito obrigada por compartilhar com a gente, estou encantada pelo Obsidian :star_struck:

3 Likes

Muito bom o artigo.
Comecei a fazer as minhas anotações utilizando o Obsidian em conjunto com método Zettelkasten. Para mim foi um divisor de águas. Me ajudou d+ poder concentrar todas as minhas anotações em um único lugar.

11 Likes

Só agora fui ler esse tópico e ele está maravilhoso! Faz todo sentido.

Se não me falha a memória, a curva de aprendizado necessita de repetição, pois ela ocorre em uma região do cérebro (eu acho que era cortex pré frontal, mas não lembro se era só para a parte motora) que necessita de uma curva de repetição.

Maravilhoso!

3 Likes

Sinceramente não conhecia nada sobre curva de esquecimento. Geralmente estamos mais preocupados com a curva de aprendizado quando estamos estudando algo. É um tópico bem relevante falar sobre a importância da revisão para manter os conhecimentos que adquirimos. Parabéns pela postagem, sem dúvidas não vou esquecer kkk.

3 Likes

Olha, tenho que admitir que me enrolei bastante nestes últimos meses de estudo, ainda mais porque tudo é tão novo e toda semana tem conteúdo e prazo do que ver e entregar, mas é melhor reorganizar a Agenda agora do que continuar e desistir ali na frente… o/

3 Likes

Valeu pelas dicas! :slight_smile: São muitos conteúdos abordados!

2 Likes