A nem tão famosa Curva de Esquecimento, de Ebbinghaus trata sobre o efeito do tempo nas informações que absorvemos e aprendemos.
Este é um assunto que deve ser considerado sempre estamos aprendendo algo novo, pois o nosso cérebro tende a esquecer tudo que não é constantemente lembrado. . .
Galera, ainda que possam parecer bastante óbvios os pontos aqui destacados por mim a intenção é agregar algum benefício nas rotinas de aprendizado da nossa querida comunidade Dev Hiring Coders:
1 - Para um novo tema (por exemplo, " Linguagem de query GraphQL…") quando começamos a assistir as videoaulas o cérebro consegue reter toda a informação útil sobre a matéria nesse primeiro momento (primeiras 24 horas). Porém, com o passar dos dias, se não houver revisão do que foi aprendido podemos perder até 50% em apenas 24h \(〇_o)/
2 - Em média o período de 5-10 dias é o período mais crítico de aprendizado em termos de retenção necessitando de revisões diárias e sucessivas;
3 - Com o passar do tempo o volume de tempo para revisar o conteúdo reduz sem perda na retenção do aprendizado;
4 - Fazer revisões periódicas do assunto para fazer com que ele fixe na memória de longo prazo.
Revisões com 1, 3, 7 15 e 21 dias são importantes.
Minha percepção:
POR ISSO APRENDEMOS TANTO NOS EVENTOS DE “MENTORIAS” !
POR ISSO HÁ UMA “JORNADA” PARA CONSUMIR O CONHECIMENTO NO CURSO !
O que me ajuda na fixação e revisão posteriormente e fazer anotações no .: Obsidian :. deem uma pesquisada depois, aposto que vão adorar, outra opção seria o .: Notion:. e ou o velho .: Anki :.
Muito bom o artigo.
Comecei a fazer as minhas anotações utilizando o Obsidian em conjunto com método Zettelkasten. Para mim foi um divisor de águas. Me ajudou d+ poder concentrar todas as minhas anotações em um único lugar.
Só agora fui ler esse tópico e ele está maravilhoso! Faz todo sentido.
Se não me falha a memória, a curva de aprendizado necessita de repetição, pois ela ocorre em uma região do cérebro (eu acho que era cortex pré frontal, mas não lembro se era só para a parte motora) que necessita de uma curva de repetição.
Sinceramente não conhecia nada sobre curva de esquecimento. Geralmente estamos mais preocupados com a curva de aprendizado quando estamos estudando algo. É um tópico bem relevante falar sobre a importância da revisão para manter os conhecimentos que adquirimos. Parabéns pela postagem, sem dúvidas não vou esquecer kkk.
Olha, tenho que admitir que me enrolei bastante nestes últimos meses de estudo, ainda mais porque tudo é tão novo e toda semana tem conteúdo e prazo do que ver e entregar, mas é melhor reorganizar a Agenda agora do que continuar e desistir ali na frente… o/