Dica: apresentem o universo do desenvolvimento às crianças e adolescentes

Pegando carona em colegas que já deixaram dicas e sugestões extras relacionadas a desenvolvimento de software e treinamento, e pedindo licença para fugir ligeiramente do foco no programa, quero aproveitar para deixar uma sugestão ainda relacionada ao desenvolvimento de software, para quem tem contato com criança, seja filhos, sobrinhos, amigos, em instituições…

Enquanto os adultos buscam treinamento e oportunidades no mercado de desenvolvimento, que tal incentivar as crianças e adolescentes da família também? Talvez alguém que entra no mercado de trabalho hoje, em alguns anos será um desenvolvedor sênior e terá orgulho de ver aquele sobrinho brilhando graças a seus incentivos…
:smiling_face_with_three_hearts:

A fim de auxiliar no treinamento em lógica e conceitos de eventos, ações, estados, existem as ferramentas do tipo “game maker” que utilizam low-code ou no-code, e podem ser também um incentivo para iniciantes ou crianças e pré-adolescentes que têm dificuldade em aprender logo de cara uma linguagem tradicional.

Já experimentei bons resultados com criança, e escrevi um artigo específico sobre isso:

Linkedin - Desenvolvimento de Software para Crianças - Construct 3

Existem várias, mas por ora exemplifiquei apenas uma delas, o Construct, que é especializado em programação por eventos, mas também permite utilização de scripts justamente em Javascript.
Construct Editor
:wink:

Embora ferramentas assim possam ser utilizadas até por desenvolvedores profissionais para criação rápida de alguns conteúdos, é uma boa pedida para iniciantes.

Segue um game simples e home-made feito com fins educacionais por uma criança de 10 anos, sob minha supervisão, utilizando o Construct 3:

Sonic vs Mario

Uma batalha entre 2 antigos rivais em 2 turnos (sim, é permitido empate), para 2 jogadores locais, utilizando as teclas WASD e as setas.

A criança teve oportunidade de aprender algo sobre animação de sprites, eventos para execução de mídia, layout de objetos na tela, além das lógicas e regras com eventos e ações. É incrível e visível a empolgação quando ela vê que pode animar seu personagem favorito e definir suas próprias regras, experimentando o que dá certo, limitações, e alterando comportamentos.

As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Serão eles os profissionais que construirão novas coisas, a sociedade será o reflexo deles, cabe aos homens e mulheres de hoje educá-los com sobriedade, responsabilidade e sabedoria. (Rozilda Euzebio Costa)

11 Likes

Uau! Não vejo como conteúdo apenas para crianças, simplesmente adorei! (ou eu sou uma criançona! aHAHahah). Para iniciantes é ótimo, mas para os mais avançados também, basta começar a implementar mecânicas mais elaboradas.
Muito bom!

1 Like

Excelente, André!
Sou professora de programação para crianças e adolescente e sempre aprendo com eles. Eles possuem uma capacidade de absorver e construir a própria lógica que impressiona. Aprendem com facilidade e fazem projetos incríveis!
Tenho alunos de 9 anos fazendo jogos multiplayer em JS.
Espero que a lógica que eles aprendem agora seja muito bem utilizada no futuro, mesmo que não seja na área de tecnologia.
Outras ferramentas que utilizo é o APP Inventor, codePen, code.org.

2 Likes

Desses eu não conhecia o App Inventor, e gostei. Segue ideia semelhante à do pessoal do Construct, para o público ainda sem maturidade pra lidar diretamente com códigos.
:eyes: