[DICA] Como gravar a tela do computador sem instalar nada

Essa dica é específica para quem usa Windows.

Eu queria muito postar um videozinho no LinkedIn mostrando meu projeto de CSS e não achava um jeito prático de gravar a tela. Meu notebook, coitado, tá velho e com pouca memória. Então evito instalar coisas desnecessariamente.

Depois de muito pesquisar, descobri que o próprio Windows tem uma funcionalidade de captura de vídeo. Basta pressionar Windows + Alt + R que começa a gravar a tela imediatamente. Depois pare a gravação e procure o vídeo na sua biblioteca de vídeos. Estará na pasta “Capturas”.

Depois é só fazer seu post e ser feliz! :grin:

17 Likes

Nossa, obrigada sua maravilinda! Eu fiquei com essa dúvida esses dias e tinha anotado pra pesquisar como fazer de um jeito fácil. Se pudesse, dava :heart: mais de uma vez.

Como sugestão, quando for gravar uma página web, aperta o F11 pra entrar no modo tela cheia, e pra sair é só apertar F11 de novo. Daí não pega a barra de tarefas ou as abas do seu navegador :grin:

8 Likes

De nada hehe que bom que foi útil! :smiling_face_with_three_hearts:
Bem lembrado! F11 pra esconder as dezenas de abas abertas no navegador hahaha

4 Likes

Show de bola, dessa eu não sabia… :clap: :clap: :clap:
Se vc decidir em algum momento usar um software para gravação de tela, vai de OBS Studio que é sucesso, facil de usar e não é tão pesado assim

5 Likes

No meu não funcionou. :confused:

Pesquisei e encontrei o comando Win+G para abrir o software que faz a gravação da tela (XBOX Game Bar), e ao clicar direto no botão de gravação aparece a mensagem de que meu computador não tem os requisitos mínimos de hardware.

image

De toda forma vou aproveitar a oportunidade para compartilhar outros dois atalhos do Windows 10, que são os atalhos Win+Shift+S que é útil para a captura de imagem da tela, e o atalho Win+V que abre a área de transferência contendo as ultimas capturas de imagem e as demais cópias de dados.

Obs.: Em alguns casos a área de transferência precisa ser ativada nas configurações.

6 Likes

O meu funciona da mesma forma, mas se eu clicar mt na tela ele pode parar de gravar. Mas uso muito essa ferramenta.

2 Likes

Eu também tentei Win + G e aconteceu a mesma coisa. Aí pesquisando mais cheguei nesse outro jeito de fazer. Que estranho que não funcionou para você… Espero que consiga encontrar outra solução :slight_smile:

Talvez você não tenha notado a janela de gravação. Ela é bem pequenininha. No meu computador, ela abre próxima ao canto superior direito.

3 Likes