[Dica] Como pedir ajuda com o código

Olá pessoal !!! 😀

Tenho acompanhado que algumas pessoas estão precisando de ajuda para resolver problemas com os códigos durante a jornada de atividades, porém muitos não conseguem se expressar bem na hora de pedir ajuda, abaixo seguem algumas dicas:

Dicas de como pedir ajuda com o código:

• Indique qual software/ferramenta/linguagem está utilizando;

• Explique qual resultado está tendo e qual resultado está buscando;

• Compartilhe a parte do código que reproduz o erro;

• Descreva qual ação reproduz o erro;

• Compartilhe a mensagem de erro do depurador;

Nem todas as dicas se encaixam em todos os problemas, mas é importante incluir o maior número de informações acerca do problema, para poder:

"ajudar a ser ajudado" ou "ajudar o próximo para ajudar a si mesmo".😁

Trocadilhos a parte, se você deixar de forma clara o que você tem e o que precisa, fica mais fácil de encontrar alguém que possa te ajudar.

Abaixo segue um modelo de pedido de ajuda seguindo as dicas que compartilhei.

Exemplo:

Olá, estou utilizando o [software/ferramenta/linguagem], estou tendo dificuldade para conseguir [resultado], o erro ocorre quando [ação que reproduz o erro], esta é a parte do código que está dando erro [parte código], o depurador imprime a seguinte mensagem [mensagem de erro].

Compartilhamento de Código

Uma dica para compartilhar parte do seu código, é utilizar ferramentas online de desenvolvimento que permitem salvar e compartilhar o código, tais como:

https://playcode.io/

Caso queira deixar uma sugestão de edição para esta postagem, fique a vontade para comentar. :point_down:

19 Likes

Perfeito @tiago_feitoza!

Quem nunca mandou um só “Alguém me ajuda!” em vez de especificar direitinho oq precisa? kkkk

Sempre bom enfatizar.

1 Like

Outra coisa que poderia ajudar bastante também é compartilhar o repositório, e os novatos já começarem a fazer uso desse recurso, tanto pra aprendizado como referência futura, quanto pra se acostumar com os recursos usados em uma empresa com um código compartilhado

5 Likes

Aconteceu isso na live ontem, você viu?
Já passei por isso várias vezes também.

Pois é… Aprendi quando tomei uma dura pra perguntar direito. Às vezes é bom levar bronca kkkkk

1 Like

Ótima dica!!

1 Like

Obrigado @Lamis. :slightly_smiling_face: