[DICA] Git Flow - Como facilitar e agilizar seu versionamento de códigos no Git

Galera, existe uma ferramenta que meio que “automatiza” a criação de branches no Git, ela é chamada de Git Flow. Ela é muuito boa pra quem está trabalhando em um projeto em grupo.
Com ela, assim como no git “comum” você vai ter a branch principal (main) e a partir disso podemos criar branches personalizadas e de forma automatizada com alguns comando do Git Flow, ele é como se fosse um framework do Git e se você usa o Windows e já tem o Git instalado, você já tem o Git Flow!

Qual a vantagem do Git Flow?

A principal vantagem é que com ele você vai ter menos preocupações em divergências na hora de fazer um merge das suas branches, principalmente quando existe mais de uma pessoa trabalhando naquele projeto ao mesmo tempo


  • Pra começar, basta você dar um git flow initi , então vão aparecer algumas perguntas no terminal, você pode dar enter em tudo…
  • Aí, basicamente, todas as branches que você criar através dele, ficaram dentro de “feature” (calma que você já vai entender :sweat_smile:).
    Cada branch nova que é criada o Git Flow vai tratar como se fosse uma nova feature da sua aplicação (ou código em que você está trabalhando), então basta dar um git flow feature start <nomeBranch> (não precisa das setas, só o nome que você quer mesmo) que ele já vai criar um nova branch com o nome que você passou.
  • Para acessar aquela branch é só o usar normalmente o git checkout, como já fazemos com a única diferença de que agora não passaremos só o nome da branch, mas também o lugar onde ela está (uma espécie de diretório) que é a feature. Sendo assim usamos git checkout feature/<nomeBranch>, entendeu? (eu avisei que você conseguiria :upside_down_face:)

Existem outros comandos do Git Flow e que nos mostra as vantagens que ele possui, como as branches de teste(release), desenvolvimento(develop), tags com cada versão da app, bem como as de alterações rápidas que são criadas e “mergeadas” através de um único comando, mas vou deixar aqui um vídeo e a documentação pra quem se interessar estudar a respeito.

Documentação Git Flow
Vídeo sobre o Git Flow

3 Likes