[Dica] - Instalar o Docker no Windows

Iniciei as aulas da semana 5 Node.JS - HTTP GET e HTTP POST na aula 3 o professor faz a instalação do Docker em sua máquina, no entanto, o processo de instalação do Docker em ambiente Windows é um pouquinho diferente e exige um outro passo. Devido isso resolvi criar esse post na tentativa de ajudar.

Para construir e utilizar containers Docker no Windows é necessário primeiro a instalação do WSL 2. Trata-se de um subsistema Windows para Linux, ele permite a execução de um ambiente Linux dentro do Windows, habilitando ferramentas de linha de comando e uso de aplicativos sem a necessidade de um dualboot. A instalação do WSL 2 é bem simples, basta abrir o PowerShell como administrador e usar o seguinte comando:

wsl --install

Obs: Após a instalação talvez o computador peça para reiniciar.

Feito isso, agora é necessário instalar o Docker Desktop disponível em: Docker Desktop. Após a instalação do Docker talvez o computador peça para reiniciar.

Acredito que seja só isso pessoal, espero que ajude alguém. Vou deixar abaixo os links das documentações de instalação do WSL 2 e do Docker.

Introdução aos contêineres remotos do Docker no WSL 2
Instalar Docker Desktop no Windows
Instalar o WSL

24 Likes

Boa! Valeu!

2 Likes

Brilhou, willy! Comecei hoje e também fiquei presa nessa parte.
Obrigada pela contribuição.

2 Likes

Que bom que ajudei alguém :grin:

1 Like

Vou testar e já dou feedback!

2 Likes

Funcionou liso! Gratidão!

2 Likes

no meu caso, eu instalei o docker sem saber que ia precisar do wsl e o próprio docker sugeriu-me a instalação :grinning:

3 Likes

Então está bem mais fácil ainda. Quando eu tentei instalar pela primeira vez a um tempo atrás era mais complicado o procedimento para instalar tanto o docker quanto o wsl. Ainda bem que eles simplificaram bastante os passos :sweat_smile:

1 Like

Obrigado pelas dicas!!

1 Like

Muito obrigada @willy pela dica! Esse tipo de conhecimento e informação, iniciantes, como eu, não tem!

2 Likes

Por nada, é sempre bom compartilhar conhecimento :grin:

1 Like

obrigado pela ajuda!

1 Like

Voltei só pra agradecer pela dica!

1 Like

Vale lembrar que o docker exige que um patch de atualização do kernel linux seja instalado no WSL antes do Docker.

Caso não tenha certeza de estar rodando a última versão, aqui vai o link: Etapas de instalação manual para versões mais antigas do WSL | Microsoft Docs

1 Like