[DICAS] [CARREIRA] Migrar para Tech depois dos 35

Boa Tarde pessoal!!!

Tenho 37 anos, só trabalhei em banco e apesar de ser apaixonado por lógica e banco de dados, só recentemente que eu comecei a buscar qualificação e estudar esse movimento de carreira.

Alguém aqui na comunidade migrou para Tech à essa altura da carreira?

Quem puder, pode compartilhar a experiência que tiveram??

O quanto a idade significou nesse processo??

Abração a todos, e bons estudos

28 Likes

Eu ainda estou nos 32 e não posso dizer “transição de carreira” porque fui dona de casa minha vida toda. Mas posso responder sobre o processo de transição pelo qual estou passando:
Existe um preconceito no mercado de trabalho com relação a quem está no início de carreira, e maior ainda se você for alguém mais velho no início da carreira. Apesar disso, meu maior desafio é criar uma rotina de estudos adequada e aceitar que eu já esqueci muito conteúdo do médio que poderia ser útil agora (isso significa ir atrás de algumas coisinhas mais além da própria programação). Mas na minha visão, quando surgir uma empresa que conceda a primeira oportunidade para que entre no mercado de trabalho, as coisas tendem a se tornar um pouco mais fáceis. Já os estudos, independente da altura da sua carreira, é necessário manter como rotina para não estagnar.

17 Likes

O tech e um MUNDO, eu acredito muito que todo temos habilidades e conhecimentos transferíveis pra esse mundo tech!! Eu trabalhei em supply e teve sorte pra conseguir uma vaga em tech como software tester Jr; eu não considero que foi uma movimentação frontal na minha carreira, mas tenho confiança que o conhecimento vai vir e com elas vai vir essas chances de crescer; eu gosto muito do tech e estou colocando todas minhas forças pra dar certo!! Abraço e forças

6 Likes

Boa noite. Meu nome é Maydson, tenho 35, e meu trabalha não tem muito haver com tecnologia. Mas estou envolvido com a informática desde os 15. Fiz ads, mas as faculdades não preparam as pessoas para o mercado. Atualmente sou autodidata

4 Likes

Ola Mauricio, o que posso dizer sobre isso é que estou no mesmo barco, porem ja bati os 40 anos.
Acho que o principal e o que voce deve se preocupar é em obter conhecimento com uma boa base, dominar as skills com que voce for trabalhar.
Claro que pode acontecer de se deparar com preconceito por parte de algumas pessoas devido a idade, mas o que importa no final é a sua capacidade de resolver problemas atraves de codigos.

Entao se prepare bem, estude e foque no SEU POTENCIAL!

9 Likes

Olá! Tenho 41 anos, sou administrador com foco ans áreas comercial e finanças/contabilidade, e estou muito feliz por estar aqui no Hiring Coders. Vejo o programa como uma excelente oportunidade de transição de carreira para conseguir aprendizado em um conteúdo bem concentrado sobre os temas mais relevantes para o e-commerce. Já havia feito alguns cursos de HTML, Javascript e Dlphi, mas estou muito enferrujado. Desejo sucesso a todos! Abraço

7 Likes

Boa noite,
Tenho 49 anos e já fui programador na década de 90, trabalhei com Cobol e Dataflex, e por algumas circunstâncias da vida acabei largando a carreira de desenvolvedor.
Agora atuo na área comercial há mais de 10 anos e no ano passado por intermédio de um primo fiquei sabendo do Hiring Coders #2 e me inscrevi, por centésimos não passei para a fase final.
A grande maioria da empresas desse setor tem uma política mais inclusiva, e a VTEX é uma delas, então acredito que nunca é tarde para tentar uma migração na carreira.

12 Likes

Olá tenho 41 também e já tinha começado a estudar com 35 anos, mas como estava num momento bom na minha carreira acabei priorizando a fase na qual estava, sou Contador e sócio de uma empresa de contabilidade, mas minha paixão sempre foi tecnologia e durante o lockdown resolvi fazer umas mudanças na minha vida, comprei um curso fullstack, voltei a fazer faculdade e saí do Brasil e vim para Portugal e estou na luta sem intenção de desistir. Sucesso na sua transição e grande abraço.

8 Likes

Acredito naquela máxima: “Nunca é tarde demais”.
Não posso dizer que migrei tarde, mas decidi me profissionalizar Quase na casa dos 30. Conheci o mundo TECH aos 14 no front, fui adquirindo experiência e aprendizado ao longo dos anos com cursos técnicos voltado ao hardware, mas a tomada de decisão veio depois de muito tempo. Creio que as coisas acontecem no momento certo e a maturidade nos faz agir em momentos certos, me sinto muito mais preparado para me tornar um dev fullstack agora do que há uns 10 anos, pelo menos. Bons estudo Maurício e não desista!

2 Likes

Firma o golpe que vai dar tudo certo, Maurício! Eu já entrei na fase dos "enta" e simplesmente não consigo parar de estudar e aprender cada vez mais! :wink:

1 Like

Eu!!! Sou bailarina e coreógrafa e pretendo conectar arte e tecnologia! Estou encarando este desafio desde o início do ano. Tô amando o desafio!!!

2 Likes

Que legal!

1 Like

Eu estou com 28 anos e começando a migrar de área nesse ano. Com certeza o melhor vira para todos nós.

2 Likes

Oi, Karla eu fiz alguns projetos assim. Fiz um onde animações eram controladas por movimentos de bailarinos de dança contemporânea e experiências de realidade aumentada com dança ao vivo. Foram super experiências. Adorei fazer. Espero fazer mais experiências assim no futuro.

3 Likes

Será que sou o veterano do programa? Tenho 53 mas já fazem 12 anos que fiz a transição de carreira depois de mais de 20 trabalhando com criação publicitária. Quando eu estava na fase de entrar na universidade ainda não havia internet e aquelas telas verdes dos computadores pareciam muito pouco atraentes. A publicidade foi o caminho que achei para exercitar meu desejo de aplicar criatividade para resolver problemas. Como curioso sobre tecnologia eu sempre me informei sobre o assunto e comecei a aprender a programar games por curiosidade. Foi quando eu descobri a realidade virtual já depois de algum tempo programando por hobby que me senti seguro para desenvolver projetos profissionalmente. Agora meu interesse é aprender sobre desenvolvimento web e principalmente e-commerce. O que mais me atrai em programação é estar sempre aprendendo coisas novas e hoje considero uma área onde a criatividade é muito mais presente e necessária do que na publicidade. Não me arrependo nem um pouco da mudança. Muito pelo contrário. Hoje me sinto tão ou mais motivado do que quando comecei minha carreira na publicidade.

5 Likes

Olá Mauricio, eu acabei de migrar. Estou na area há 5 meses. E fiz a minha transição com 39 anos. Acredite, é possível!

2 Likes

Boa noite Mauricio! Tudo bem? Tenho 25 anos e me formei em 2018 em Engenharia de Produção e logo após fiz especialização em Gestão da Qualidade. Não cheguei a trabalhar na área na qual me formei, mas há cerca de um ano comecei a trabalhar em e-commerce, vi muito alguns técnicos falarem sobre programação e outras coisas. Sempre me interessei, principalmente na faculdade quando cursei uma disciplina de algoritmo e programação e já me apaixonei. E como agora tive mais contato e principalmente conhecendo a VTEX como uma possível parceira na empresa qual trabalho. Agora resolvi cursar ADS nesse semetre e caindo de cabeça nos estudos pra aprender o máximo possível em pouco tempo.

2 Likes

Ola!!!
Obrigado por compartilhar!!!

Falou tudo!!

O melhor que a gente pode fazer é focar nos estudos e na preparação, que uma hora teremos nossa oportunidade.

Voce já chegou a participar de algum processo seletivo?

Boa sorte amiga

2 Likes

Valeu pela resposta Miguel!!! As vezes é melhor dar um passo para o lado, para depois poder correr rs…

Se quiser contar mais detalhes do como surgiu esse oportunidade, sera muito bem-vindo.

Bons estudos, prazer, amigo

1 Like

Maydson,

Obrigado pelas respostas e apoio!!!
Com certeza o foco é esse, nos estudos, na resiliência e nas conexões.

Fiquem a vontade para compartilhar oq quiserem…

Boa sorte e bons estudos a todos

1 Like