Dicas | macetes | agile methodology | e muito café

Salve salve galera tudo blza com todes? Primeiramente quero parabenizar a todos que conseguiram chegar até a FASE 2, e como alguns já me conhecem e já escutaram eu dizer em alguns momentos no Slack 1, a primeira fase foi só o aquecimento.

Dito isso, estamos agora iniciando uma nova fase, fase essa de descobertas de muito estudo, aprendizado não somente no código, mas sim aprendizado sobre como é um possível dia a dia dentro de uma empresa de tecnologia e um dos acontecimentos principais que dá o START no seu dia é a famosa Daily Scrum, mesmo pq, como agora nessa seguonda fase estarmeos dividos em casas e termeos desafios que desenvolvewremos em EQUIPE, é de extrema importância, (pelo menos no meu ponto de vista), que esse tipo de asusnto seja abordado daqui para frente afim de encorajar a todos a começarem a abrir os olhos para essas boas práticas.

Mas afinal o que é esse raio de Daliy Scrum? É algum Donut novo do Starbucks??

A resposta é NÃO!!

A Daily Scrum, mais conhecido como somente “Daily” é uma pequena reunião super rápida com duração de no máximo 15 minutos, (mas acredite, as vezes o time extrapola e perde-se muito tempo com assunto desnecessário), onde o time de desenvolvimento junto com o(a) Agilista ou as vezes até o P.O (Product Owner) que por sua vez não é obrigado a participar, realizam logo na primeira hora do dia com objetivo de pontuar as atividades realizadas por cada um no dia anterior, o que ficou pendente, se houve algum impedimento em uma dessas atividades e o que cada colaborador pretende realizar no dia de hoje, simples assim.

Durante a Daily Scrum, todos os membros do time devem responder três perguntas:

• O que eu fiz desde a última Daily Scrum?
  • O que vou fazer hoje?
  • Quais são os impedimentos que estão me atrapalhando a realizar meu trabalho?

Geralmente as empresas corporativas, principalmente as de tecnologias adotam essa prática buscando enfatizar a agilidade e produtividade das demandas obrigatórias determinadas a cada colaborador, uma vez que essa responsabilidade fora assumida por cada um através de algum Kaban (geralmente a ferramenta mais usada em Kanban ou Scrum é o Jira). Além disso é primordial que esse movimento ágil seja praticando todos os dias, no mesmo horário e preferencialmente no mesmo local, então imagina você chegando na empresa, dando bom dia para todo mundo, pegando seu copinho de café expresso com chocolate alpino daquela maquina chique do lado da copa, abrindo seu notbook, verificando sua agenda do dia,; e pontualmente as 8:30 da manhã, por exemplo, você e seu time se dirigem à uma pequena sala para iniciarem a Daly.

image

A praticamente dois anos, algumas coisas mudaram no formato desse encontro diário, devido a pandemia do Covid-19, muitas empresas adotaram o tão agraciado 100% Home Office, então as Daily’s e diversos outros tipos de reuniões são realizados por vídeo conferência, seja pelo Google Meets, Zoom, Microsoft Temas (não gosto desse) entre outros.
Como já havia citado entre parênteses acima, tanto o Product Owner quanto o Scrum Master podem participar da Daily Scrum, mas como ouvintes. Essa não é uma reunião de cobrança ou status report. Lembre-se de que não há um chefe em um Scrum Team.
Conforme cada membro da reunião aponta suas demandas realizadas, pendentes e as que irão ainda realizar durante o dia, com essas informações toda equipe reunida organiza entre si formas e métodos de resolver qualquer tipo de impedimento que possa estar travando o andamento de uma Sprint e isso pode ser contado com a ajuda do Scrum Master que tem como uma de suas funções remover os impedimentos que surgem durante o andamento do projeto e atrapalham o Time de Desenvolvimento.
Um conceito muito utilizado na Daily Scrum é o Stand-up Meeting, ou seja, reunião realizada com todos de pé, para manter o foco e ficar dentro do timebox de 15 minutos. Mas não é obrigatório que essa reunião aconteça de pé, é apenas uma prática comum para torná-la mais produtiva e pode ser tanto no presencial como no home office. Além disso, essa reunião estabelece um plano de ação curto de 24 horas, com as atividades que serão realizadas dentro do dia atual. Vou falar mais uma vez: a Daily Scrum não é uma reunião para resolver problemas.
Outro ponto a se destacar é que não é necessário esperar pela Daily Scrum para comunicar um impedimento, na verdade isso é recomendado, informar na hora que o identificar. O objetivo de se comunicar um impedimento durante a reunião é dar visibilidade ao time sobre o que está atrapalhando o trabalho.

image

Dessa forma, a Daily Scrum é, em essência, uma reunião de planejamento. Por isso, é bom que seja realizada perto do Quadro de Tarefas, para que a atenção seja voltada a essas tarefas, atentando para as prioritárias.
Assim, todos trabalham como uma equipe, dividindo as tarefas e com um único objetivo: alcançar a meta da Sprint.

Fontes bibliográficas: Voitto & Proj4

- Esse compilado foi produzido em cerca de 37 minutos.

Obs.: Durante os próximo dias a aprtir de hoje irei atualizar essa Trhead falando mais sobre alguons assuntos bem legais para que voc~e que me lê neste miomento consiga se sentir mais seguro e preparado quando conseguir sua primeira oportunidade em uma empresa de tecnologia.

Adios!! :wolf: :purple_heart: :rocket:

38 Likes

Otimo conteúdo lobão.

1 Like

Lobão qual tipo de projeto foi feito nos ultimos anos?

1 Like

Fala @LucasLinsBoni blza? Como assim não entendi sua pergunta…

1 Like

Valeeeu demais brother!! :wolf:

1 Like

O projeto dos ultimos hiring foi um e-commerce?

1 Like

Ahhh sim, foi sim, o projeto final que fizemos na fase final foi um pequeno e-commerce usando as tecnologias que aprendemos ano passado, como javascript, typescript, react, GraphQL e claro, VTEX IO… Só não teve Next e Gatsby pq essas duas techs estão sendo aplicadas este ano.

1 Like

Valeu @Lobao, parabéns, conteúdo top, e explicação perfeita! :clap: :clap:

1 Like

Muito legal @Lobao,

Segue como contribuição de referência.
Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf (771,3,KB)

3 Likes

Muito Legal mesmo , obrigado !

1 Like

Perfeito. Ótimo texto

1 Like

Massa!!
Mas uma dúvida: isso tudo vc sabe pq é da equipe VTEX ou Gama ou pq foi participante ano passado e está participando de novo esse ano?

1 Like

Esse Daily é muito sucesso, né!! Dá vontade de aplicar em tudo na vida haha

1 Like

Valeu @Lobao muito top!

1 Like

Oie @elisa_pazzini tudo bem? Não trabalho na VTEX e nem na Gama, eu participei sim do HC da edição do ano passado e tive a oportunidade de chegar até a final. Além disso, em setembro do ano passado fui contratado por uma das empresas patrocinadoras, onde foi minha p[primeira oportunidade em uma empresa de tecnologia. Então estou passando pra frente o pouco da experiência que tive e aprendi dentro de um ambiente corporativo especializado em digital commerce. :smiley: :wolf:

6 Likes

arrasou! obrigada!! <3

1 Like

Valeu. Obrigado. Um grande abraço

1 Like

Obrigado pelas informações, vamos tentar acompanhar!!!
srsr

1 Like

Boa @Lobao

1 Like

Show!!! :smiley:

1 Like