Oi pessoal! Pensei em criar este tópico para que possamos compartilhar sites e ferramentas de estudo. Eu uso algumas e elas fazem muita diferença. Afinal, a área de tecnologia exige muito estudo independente e a internet tem uma infinidade de ferramentas pra nos ajudar com isso.
É uma plataforma para a prática de programação com diversas linguagens diferentes, e você pode personalizar de acordo com seu foco (por ex: Front-end e Back-end). A prática consiste em resolver desafios desde o nível mais básico até o mais avançado, e você pode compartilhar e comparar seu código com o de outras pessoas. O estudo é gamificado, você vê sua evolução e se diverte. É muito legal!
Ferramenta de estudo:
também recomendo muito forte o https://thehuxley.com/,
é possível fazer diversos exercícios de algoritmos, ótimo para treinar a logica de programação.
Boas dicas!
Eu tenho usado também o Frontend Mentor, que tem o que eles chamam de “desafios” - exercícios de implementação de designs para resolvermos, publicarmos no portal e ganhar feedbacks.
Um site com exercícios pra fixar o conhecimento em várias linguagens, com diferentes níveis e disponível em português é o beecrowd. Antigamente ele se chama de Uri online judge, mas mudaram o site: beecrowd. Bons estudos
Aproveitando que lembrei de uma outra ferramenta que pode ser útil pra ajudar nos aprendizados, também transformado em jogo igual o Grasshoper do meu outro post, é o OhMyGit, dá pra passar um tempo, e de quebra te dá uma base muito legal de versionamento de código.
Ainda pra quem curte jogar, tem o while True: learn(), que também ajuda na lógica de programação, na mesma ideia do Grasshopper. E muitos outros no estilo do Automachef, que apesar da ideia não ser tanto ensinar programação, ensina raciocínio lógico. Mas nesse estilo aí, existem infinitas opções
Oi gente, eu comecei meu caminho no www.freecodecamp.org , recomendo muito especialmente pra quem quer começar já codando.
E to fazendo o 30 days challenge do hackerrank, também é bom praticar um desafio!
Nesse nosso mundo da programação também sempre vamos encarar alguns problemas que travam nosso código e da aquela dor de cabeça pra resolver…
Nesse caso não pra que não conhece ainda fica aqui a dica do nosso querido https://pt.stackoverflow.com/, possivelmente caso você se depare com algum problema lá você vai encontrar com alguém que já teve esse mesmo problema e possíveis respostas pra resolve-lo.
Além do FreeCodeCamp, que já comentaram aqui, gosto muito do Codecademy: https://www.codecademy.com/
Apesar de ter uma parte paga, o currículo gratúito é muito bom e também funciona todo no browser.
codecademy também vira e mexe tem duas semanas de pro gratuitas
Fiz alguns cursos lá também, e a versão pro de um path, recomendo ficar de olho quando eles oferecem!
Recomendo muito a trilha Discover da Rocketseat para quem deseja ter os conceito base da programação web. É bem completo, desde conceitos de hardware e sistemas operacionais a fundamentos de React e Typescript.