[DICAS] Sites e ferramentas de estudo

Oi pessoal! Pensei em criar este tópico para que possamos compartilhar sites e ferramentas de estudo. Eu uso algumas e elas fazem muita diferença. Afinal, a área de tecnologia exige muito estudo independente e a internet tem uma infinidade de ferramentas pra nos ajudar com isso.

Vou fazer a primeira contribuição indicando o site Codewars: https://www.codewars.com/.

É uma plataforma para a prática de programação com diversas linguagens diferentes, e você pode personalizar de acordo com seu foco (por ex: Front-end e Back-end). A prática consiste em resolver desafios desde o nível mais básico até o mais avançado, e você pode compartilhar e comparar seu código com o de outras pessoas. O estudo é gamificado, você vê sua evolução e se diverte. É muito legal!

Agora é com vocês! :wink:

37 Likes

Bom dia Cristiane,

Sites para pesquisa:
Super recomendo, a Devmedia para pesquisar duvidas e ver exemplos de códigos link: HTML básico: Códigos HTML para Iniciantes

Ferramenta de estudo:
também recomendo muito forte o https://thehuxley.com/,
é possível fazer diversos exercícios de algoritmos, ótimo para treinar a logica de programação.

8 Likes

Pra quem quiser se adiantar com a lógica de programação, recomendo muito o Grasshopper

O Coursera também tem vários cursos gratuitos, em vários níveis

8 Likes

Tem o famoso Flexbox Froggy pra treinar Flexbox.
Gosto do CSS Battle também. Aprendi umas técnicas diferentes lá.

5 Likes

Boas dicas!
Eu tenho usado também o Frontend Mentor, que tem o que eles chamam de “desafios” - exercícios de implementação de designs para resolvermos, publicarmos no portal e ganhar feedbacks.

Vamos juntes! :metal:t2:

5 Likes

Um site com exercícios pra fixar o conhecimento em várias linguagens, com diferentes níveis e disponível em português é o beecrowd. Antigamente ele se chama de Uri online judge, mas mudaram o site: beecrowd. Bons estudos :blush:

6 Likes

O prof. Isidro falou do que era o Uri Online no módulo de lógica de programação! Bom saber que ele mudou de nome, obrigada pela atualização :compass:

5 Likes

Aproveitando que lembrei de uma outra ferramenta que pode ser útil pra ajudar nos aprendizados, também transformado em jogo igual o Grasshoper do meu outro post, é o OhMyGit, dá pra passar um tempo, e de quebra te dá uma base muito legal de versionamento de código.

Ainda pra quem curte jogar, tem o while True: learn(), que também ajuda na lógica de programação, na mesma ideia do Grasshopper. E muitos outros no estilo do Automachef, que apesar da ideia não ser tanto ensinar programação, ensina raciocínio lógico. Mas nesse estilo aí, existem infinitas opções

3 Likes

Caraca, quanta dica legal! Manda mais que tá pouco hahaha
Vou testar tudo!

2 Likes

para estudar recomendo também a W3Schools e o HackerRank

7 Likes

esse é muito bom em estou gostando!

2 Likes

Oi gente, eu comecei meu caminho no www.freecodecamp.org , recomendo muito especialmente pra quem quer começar já codando.
E to fazendo o 30 days challenge do hackerrank, também é bom praticar um desafio!

4 Likes

APLICATIVOS MOBILE DE AULA (INTERATIVOS):

Os que mais gosto e uso são:

• Mimo: Python, JavaScript, Java, HTML, CSS, SQL, Swift, Kotlin, C++, SQL e PHP.
  • Grasshopper: JavaScript (temporariamente desabilitado pra iOS, mas eu uso no emulador)

Outros:

• Encode: JavaScript
  • Programming Hub: 18 Linguagens de Programação
  • Enki: Várias linguagens e frameworks.
  • SoloLearn: JavaScript, Python, SQL, HTML, CSS, Swift, Java, C++, PHP e Ruby
7 Likes

Eu adoro free code camp!! É muito interativo e não precisa instalar nada. Também recomendo muito.

3 Likes

ainda tem os projetinhos e certificados!

1 Like

Nesse nosso mundo da programação também sempre vamos encarar alguns problemas que travam nosso código e da aquela dor de cabeça pra resolver…

Nesse caso não pra que não conhece ainda fica aqui a dica do nosso querido https://pt.stackoverflow.com/, possivelmente caso você se depare com algum problema lá você vai encontrar com alguém que já teve esse mesmo problema e possíveis respostas pra resolve-lo.

2 Likes

Além do FreeCodeCamp, que já comentaram aqui, gosto muito do Codecademy: https://www.codecademy.com/
Apesar de ter uma parte paga, o currículo gratúito é muito bom e também funciona todo no browser.

6 Likes

stackoverflow é vida
stackoverflow é amor
stackoverflow é o melhor amigo do programador
(até rimou)

5 Likes

codecademy também vira e mexe tem duas semanas de pro gratuitas
Fiz alguns cursos lá também, e a versão pro de um path, recomendo ficar de olho quando eles oferecem!

2 Likes

Recomendo muito a trilha Discover da Rocketseat para quem deseja ter os conceito base da programação web. É bem completo, desde conceitos de hardware e sistemas operacionais a fundamentos de React e Typescript. :wink:

2 Likes