[DICAS] Sites e ferramentas de estudo

A pro path de full-stack é brincadeira. 50 módulos!

2 Likes

Meu começo até então foi: Curso em Vídeo do Professor Guanabara, Code Academy (que eu gostei muito da teoria mas achei que faltava prática) e trilha Discover do Rocketseat.
É o que tem me ajudado a acompanhar as playlists aqui da Gama Academy.

2 Likes

Não tenho nenhuma dica, pois sou aluna nova, mas quero agradecer todas as dicas, obrigado por nos ajudar.

2 Likes

algumas informações eu não conhecia, muito bom saber

2 Likes

Cara, utilizo muito o https://www.w3schools.com/ e https://www.geeksforgeeks.org/ que além de ter muito conteúdo prático, a leitura é bem simples.

5 Likes

Livro ProGit gratuito com tudo o que você precisa saber sobre Git. Está em inglês, mas existe tradução parcial em português no menu do lado esquerdo da tela.

2ª edição do livro em PDF
2ª edição do livro - repositório do GitHub

6 Likes

Show @cristiane.dsc muito bacana!

2 Likes

Também utilizo o w3schools.

1 Like

Obrigado pelas dicas

3 Likes

Existem 4 sites que são minhas principais fontes de estudo geral sobre programação Web. São eles:

Mozilla Developer Network (MDN). Um dos maiores portais open source de conteúdo relacionado à Web, com atualizações constantes e conteúdo que vai desde o básico ao avançado. Importantíssimo para ir além do código e entender mais a fundo sobre o Estado da Arte.

W3Schools. Apresenta conteúdo bastante completo, com desafios das mais diversas formas para aprendizado da programação. Mescla informação teórica à prática, portanto para os iniciantes é uma das melhores formas de se habituar com novos comandos em uma nova linguagem. Conta inclusive com inúmeros exemplos de blocos funcionais que usaremos muito no nosso dia a dia como desenvolvedores web (slide show, formulário de login, galerias, …).

O terceiro é o freecodecamp, que já foi mencionado por aqui. Plataforma mais hands on, onde você é introduzido brevemente ao conteúdo e já põe a mão na massa. Vale para se habituar com a parte mais prática da programação, que é a sintaxe da linguagem.

O último é o stackoverflow. É uma plataforma onde você pode buscar, através dos fóruns, informações para resolução dos problemas. Já ouvi testemunhos de desenvolvedores dos mais diversos níveis, e todos já assumiram recorrer à plataforma para resolver problemas. Portanto, deve ser favoritada e usada durante toda a nossa trajetória profissional.

5 Likes

Esse é pra favoritar: Documentação oficial do Git com detalhamento sobre todos os comandos.

3 Likes

Um site que considero indispensável para todos que querem ser ou são desenvolvedores web é o MDN Web Docs, recomendo muito.

3 Likes

Existe um site muito bom pra treinar todas as propriedades do CSS.
É o 100 Days CSS Challenger

São 100 desafios de estilização com o CSS que você pode fazer 1 por dia, ou até mais, se quiser.

2 Likes

O site DiffNow permite comparar códigos. É ótimo para comprar com um código que está funcionando bem e encontrar erros tão sutis quanto um ; que faltou ou erro de digitação.

Valeu pelas contribuições, pessoal.

Esse de HTML do DevMedia eu devorei quando tava aprendendo HTML,

tem muitoooossss exercícios pra pegar a prática, fiz bem uns 500 na época…

é muito top mesmo!

E esses outros vou conhecer…

Bons estudos a todos!! :computer:

1 Like