[DICAS TECH] O que é API?

Oi, pessoal! Bora pro nosso aprendizado de hoje?

API significa Application Programming Interface, em português, Interface de Programação de Aplicações.
O conceito de API é uma forma de comunicação entre sistemas. Elas permitem a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de o sistema que consome a API conhecer detalhes de implementação do software.

- Ana, você falou falou falou e eu não entendi nada.

Bora pra um exemplo mais prático? Tenho certeza que depois desse você nunca mais vai esquecer!

Imaginem que a API é um garçom. Quando estamos em um restaurante, buscamos o que desejamos no cardápio e solicitamos ao garçom. O garçom manda o nosso pedido pra cozinha, que prepara o pedido. No fim, o garçom traz o prato pronto até a gente. Não temos detalhes de como esse prato foi preparado, apenas recebemos o que solicitamos.

A ideia de API é a mesma do garçom. Ela vai receber seu pedido, levar até o sistema responsável pelo tratamento e te devolver o que solicitou

E aí, ficou mais claro?

Espero que possa ter te ajudado :slight_smile: Deixa uma resposta dizendo o que achou :wink:

27 Likes

Nossa! :flushed: Finalmente entendi o conceito e olha q já tinha visto várias explicação e sempre achei tudo mto complexo. Arrasou ao simplificar com esse exemplo! Mto obrigada :clap:t4::clap:t4::clap:t4:

6 Likes

Eu também levei muito tempo pra conseguir entender hahahah carrego esse exemplo do garçom comigo no coração :joy:, pq só consegui compreender depois dele

4 Likes

Esse exemplo do garçom é um dos mais válidos que podem existir, e digo mais, é de muito vália um programador entenda como fazer a comunicação, receber e enviar dados atráves de API. Qualquer tipo de software hoje em dia usa esse tipo de tecnologia.

Vale ressaltar que APIs que se prezem, sempre vão ter documentação, então, quando for usar, sempre mantenha uma aba com a documentação aberta que vai ajudar muito a entender todos os endpoints e os métodos/paramêtros que são necessário para realizar determinado consumo.

Ressalto também a importância de aprender a manipulação de JSON, muitas das APIs hoje, recebem e enviam informações através desse modelo de dados. E não se assustem, os conceitos podem parecer dificeis a primeiro momento, mas com à pratica, se torna molezinha. :heart:

6 Likes

Obrigada pelo comentário, Filipe!
Eu só consegui entender efetivamente o que era e o que fazia uma API depois que vi esse exemplo do garçom. Quando comecei a trabalhar com API passava dias tentando entender o que precisava ser feito… me colocaram pra fazer consumo de API sendo que eu não tinha esse conhecimento ainda, tive que aprender na marra hahahahahah e esse exemplo do garçom me ajudou muito a esclarecer as coisas

1 Like

Muito legal.
Eu entendi o que era API escutando esse mesmo exemplo!

Para enriquecer o conteudo da @Anavitoria.goes vou deixar um pouco mais de informacoes.

“As duas abordagens de arquitetura que mais usam APIs remotas são a arquitetura orientada a serviços (SOA) e a arquitetura de microsserviços.”

Quem se interessou e quiser ler mais sobre o assunto, segue o link:

6 Likes

Muito bom!!!

Gama Academy tem que contratar porque você tem uma ótima didática! Muito obrigada pela explicação :grinning:

1 Like

obrigada :heart:

1 Like

Pra agregar no post da colega, tem um vídeo do canal Código Fonte que é muito bom também e explica sobre API. Segue o Link para o vídeo:

1 Like