[DIVERSE ECOMMERCE TRAINING] [RESUMÃO] Quer conhecimento fácil? VEM COMIGO!

Boa noite a todes!

Hoje vou começar a alimentar esse post aqui com um resumo bem simples dos conteúdos vistos no Diverse Ecommerce Training para contextualizar quem não tem muito tempo para consumir o conteúdo.

Recomendo fortemente que, se você tiver tempo, assista as aulas! Elas estão muito legais e tem conteúdos extras muito interessantes para quem quer entrar nesse mundo do Ecommerce.

VOU ATUALIZAR UMA AULA POR DIA!

Peço também para que se você tiver assistindo e quiser contribuir com esse tópico, por favor escreva nos comentários A AULA e o CONTEÚDO, que irei anexar ao conteúdo principal!

Boa segunda fase a todes!

Link para o Notion todos os resumos:

A @SamileyKnight criou um tópico em que ela disponibiliza questões não oficiais sobre o Diverse Ecommerce Training e outros módulos no HC. Vale a pena conferir e deixar suas questões por lá também!

DIVERSE ECOMMERCE TRAINING VTEX

Introdução ao Programa

Introdução ao Curso

Módulos

1. Introdução do Digital Commerce
  2. Digital Commerce Journey
  3. Site Clinic
  4. VTEX Immersion

Resumo do que será visto no durante o curso.

Módulo 01 - Introdução ao digital commerce

Aula 01: Ecommerce: Modelos de negócio

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Primeiro Artigo

Resumo
  • Em 2021 foi levantado que 76% dos consumidores pretendiam comprar na Black Friday (BF) pelo meio digital. Houve um aumento de intenção de 18% comparado à 2020;
  • BF é o período em que as pessoas estão mais propensas a gastar maiores quantias de dinheiro;
  • Mercado Livre - BF em 2020 recebeu 5 milhões de visitas em um dia e 49k de buscas/min. Destaque de busca: Eletrônicos. Detalhe: 6 em cada 10 compradores da BF retornam para as compras de Natal.
  • O que é importante para o consumidor? Preço X Qualidade, avaliações de outros usuários e porcentagem de economia;
  • SmartHint - Motor de I.A. para busca inteligente em e-commerce. Chega a aumentar a taxa de conversão em 30%. Disponível no Vtex.IO;

7 passos simples para garantir uma boa usabilidade na loja online:

Resumo
  1. Tenha uma navegação simples e intuitiva;
  2. Ofereça páginas responsivas;
  3. Verifique a velocidade de carregamento;
  4. Produza textos com boa legibilidade (Afinal, comunicação é tudo);
  5. Organize a jornada do site;
  6. Passe segurança para o cliente;
  7. Tenha um checkout simplificado.

Além disso:

• Foque em uma interface em que o cliente não precise pensar muito para entender como funciona;
  • Diminua os passos para o fechamento da compra online;
  • Facilite a busca por produtos;
  • Dê um carinho especial para a fase de testes da loja;
  • Use métricas para medir a satisfação de seus clientes.

https://bit.ly/3HnFV0P

Acréscimos do @AlbertoVictorRebello

Resumo

O Facebook Business Extension (FBE)* é uma plataforma que oferece uma maneira simplificada de integrar com serviços e funcionalidades do Facebook:

• Pixel do Facebook
  • API de Conversões
  • Catálogo
  • Botão ‘Compre Agora’ do Facebook
  • Botão ‘Compre Agora’ do Instagram

KPI’s*: Entender cada um dos motivos é essencial para aprimorar a jornada do usuário:

• Tráfego do Site (quem é a minha persona?)
  • ROI
  • CAC (Custo de Aquisição de um cliente)
  • Taxa de Rejeição
    para entender por que investimos tanto se as pessoas não chegam no carrinho? … problemas de lentidão do site, produto pouco atrativo, usabilidade que não é ideal etc.
  • Taxa de Abandono de carrinho … falhas relacionadas ao frete, checkout, ou falta de segurança.

Stream Shop já opera até 150 lives por dia, totalizando 800 por mês, chegando a 1 milhão de usuários em 6 meses. É possível fazer uma integração com o catálogo da VTEX sem precisar criar um novo ecommerce, apenas uma nova vitrine.

O live commerce é uma ferramenta de produtividade para negócios em longo prazo. A estratégia consiste em vender produtos por meio de transmissões ao vivo, com o meio de pagamento também online. O diferencial, além de apresentar os produtos de uma forma diferente do ecommerce tradicional, é que a venda se torna mais humanizada e a forma de pagamento já fica diretamente integrada à live ou logo em seguida, no carrinho de comprar do site.

Our History – VTEX Careers - Create the future of Commerce

B2B2C: o que é e quais são as vantagens no contexto do e-commerce?

CONTEÚDOS AULA

Notion – The all-in-one workspace for your notes, tasks, wikis, and databases.

Aula 02: Ecommerce: Segmentação e estratégia de venda

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

O que ninguém irá te contar sobre criar e gerenciar um marketplace no Brasil

(LINHARES, 2018)

Resumo

Dos 15 maiores e-commerces em volume de acessos do Brasil, todos já operam no modelo de marketplace.

Marketplace é uma operação de “margem pura”. Resumindo: “vender e comprar na internet” é algo difícil para dar lucro, mas intermediar vendas online, usando estoque de terceiros, é um negócio ótimo negócio.

Logo, operar no modelo de marketplace virou a “tábua de salvação”, todavia existem dificuldades em se criar e operar nesse modelo no Brasil, com desafios operacionais e financeiros inerentes do negócio.

Adendos:

• Modelo 1P – 1 player.
  • Modelo 3P (a usada no Marketplace) – 3 players.

Pontos a pensar sobre criar um Marketplace:

• Em primeiro lugar, a receita cai absurdamente: A única receita de uma operação de marketplace é a sua comissão. Por exemplo: no primeiro semestre de 2018 a B2W, embora tenha aumentado o GMV (Gross Merchandise Volume) em 24% sob o ano passado, tenha mantido praticamente estável sua receita (cresceu apenas 0,8%).

• A única redução de despesa é do CMV: A única linha de despesa que é eliminada em uma transação é do CMV (Custo de mercadoria vendida). Os custos de atração de tráfego, adquirente, fraude, entre outros, continuam acontecendo. O cálculo das outras despesas não é a receita, e sim o valor total da transação (GMV).

• No modelo de marketplace, “novas despesas” são adicionadas:

1. Custo de aquisição de seller(vendedor);
  2. Custo de backoffice,(suporte ao cliente e ao seller e gestão de entrega);
  3. Custo jurídico (o Marketplace e responsabilizado caso por ser o fornecedor);
  4. Impossibilidade da garantia da qualidade da entrega (mesmo com garantia de controle, a qualidade é inferior ao modelo 1P);
  5. Promoção e frete não escalam no modelo Marketplace (enquanto no modelo 1P, à medida que novos itens são adicionados o custo de frente tende a diminuir, no 3P cada seller cobra um valor e os custos do carrinho aumentam de forma linear;
  6. A empresa fica “refém” das transportadoras, pois existe a possibilidade de casa seller enviar de uma região diferente, congestionando o tráfego). Dificuldade de escalar (Como a companhia não é “dono” do estoque, trabalha com informação de estoque de terceiros no sistema.);
  7. Relação conflituosa: os sellers em sua grande maioria querem fazer a primeira venda pelo marketplace. A segunda, direta.

No marketplace, a maior oportunidade de ganho não é na receita sobre intermediação de vendas, e sim na parte financeira.
A má notícia para quem está entrando no marketplace pensando na receita financeira é que o BACEN regulamentou este mercado.

C&A vê início de ano desafiador, com metade das lojas fechadas.

(BOUÇAS, 2021)

Resumo

O agravamento da pandemia, no fim de 2020, afetou as vendas da empresa. Um dos motivos foi a redução de disponibilidade de horas abertas.

A redução desse período foi para em torno de 35% de lojas físicas abertas, mas, em contrapartida, houve uma aceleração nas vendas digitais.

No período citado, a C&A teve um aumento de 278% nas vendas digitais, porém seu maior carro chefe ainda é as vendas físicas (90% da receita).

Entenda o B2B2C

B2B2C - Saiba o que é esse conceito e como aplicar na sua empresa | Algar Telecom - YouTube

CONTEÚDOS AULA

Aula 03: Tecnologia: Desenvolvimento e Plataformas de Ecommerce

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Aula 04: Ecossistema: Meios de Pagamento

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Aula 05: Ecossistema: Logística

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Aula 06: Marketing Digital I (Introdução Programática e Buscadores)

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Aula 07: Marketing Digital II (Redes Sociais)

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Aula 08: Mãos à obra: Buyer Persona

CONTEÚDOS PRÉ-AULA

Em andamento…

CONTEÚDOS AULA

Em andamento…

Módulo 02 - Digital Commerce Journey

[…]

77 Likes

Já salvei para acompanhei.

3 Likes

@LucasLinsBoni Vou tentar deixar bem limpo os comentários, então vou sempre atualizar no post central! Não sei irá notificar, mas sempre você pode passar por aqui e ver se tem conteúdo novo!

Inclusive vou ser bem gananciosa aqui. @lucianouzr, vou alimentar esse post a medida que vejo as aulas e a cada atualização vou escrever nos comentários, para que os usuários que seguem o tópico sejam notificados. Se for possível, você poderia dar uma complementada com algumas informações ou artigos que você acha relevante para eu anexar ao tópico principal? Sei que a VTEX é uma correria e funciona em anos de cachorro (sdds Popoto), mas qualquer ajuda é válida. Gratidão.

10 Likes

Aula 01 - Atualizada

2 Likes

Ahhh como eu adoro o empenho dessa mina, sempre empenhada, dedicada, esforçada, Vtexada, parabéns pelo conteúdo vou acompanhar de perto!! :purple_heart: @LeonaVelfor

8 Likes

Time POPOTO! Eu e tu :sparkling_heart:

4 Likes

Q massa, obrigado por compartilhar.

Acho q seria legal deixar o link para as aulas aí no tópico principal fixado pra caso alguém queira acessar lá depois de ler seu resumo kkk

4 Likes

Oi @LeonaVelfor
Na Aula 1, conteúdo pré-aula na parte do artigo sobre a Carol Lui, Partner Manager do Facebook, fui atraído pelo comentário sobre a mudança da maioria dos navegadores que não irão mais trabalhar com cookies, citando a API de Conversões como ferramenta para não perder os sinais. Acabei sabendo sobre a existência da Integração com o Facebook Business Extension:

O Facebook Business Extension (FBE) é uma plataforma que oferece uma maneira simplificada de integrar com serviços e funcionalidades do Facebook.

• Pixel do Facebook
  • API de Conversões
  • Catálogo
  • Botão ‘Compre Agora’ do Facebook
  • Botão ‘Compre Agora’ do Instagram
5 Likes

Na Aula 1, conteúdo pré-aula na parte do artigo sobre KPIs essenciais segundo Débora Eorendjian, Partner Account Manager do Pagar.me.

Entender cada um dos motivos é essencial para aprimorar a jornada do usuário:

• Tráfego do Site (quem é a minha persona?)
  • ROI
  • CAC (Custo de Aquisição de um cliente)
  • Taxa de Rejeição
    para entender por que investimos tanto se as pessoas não chegam no carrinho? … problemas de lentidão do site, produto pouco atrativo, usabilidade que não é ideal etc.
  • Taxa de Abandono de carrinho … falhas relacionadas ao frete, checkout, ou falta de segurança.
4 Likes

Na Aula 1, conteúdo pré-aula na parte do artigo sobre me impressionou a startup Stream Shop já opera até 150 lives por dia, totalizando 800 por mês, chegando a 1 milhão de usuários em 6 meses. É possível fazer uma integração com o catálogo da VTEX sem precisar criar um novo ecommerce, apenas uma nova vitrine.

O live commerce é uma ferramenta de produtividade para negócios em longo prazo. A estratégia consiste em vender produtos por meio de transmissões ao vivo, com o meio de pagamento também online. O diferencial, além de apresentar os produtos de uma forma diferente do ecommerce tradicional, é que a venda se torna mais humanizada e a forma de pagamento já fica diretamente integrada à live ou logo em seguida, no carrinho de comprar do site.

4 Likes

@AlbertoVictorRebello Muito obrigada por essas informações! Vou anexar ao tópico principal! Mais tarde vou soltar mais resumos por aqui e, se for possível, continue sempre colocando esses adendos pq são MARAVILHOSOS! <3 <3 <3 Um tópico bom é aquele feito por todos!

3 Likes

Achei legal e importante esse link contando a trajetória da VTEX:

(Achei diretamente, sem referência no material das aulas até onde asssiti)

4 Likes

Aula 1: Pelo que ví, o modelo B2B2C foi um dos que gerou mais questionamentos na aula. Essa explicação me pareceu boa:

4 Likes

Links adicionados @AlbertoVictorRebello! Vou deixar só em formato de link mesmo, sem falar sobre eles lá, para não criar um post longo demais, senão as pessoas irão ter dificuldades de acompanhar! Ps: Dei uma lida rápida no segundo artigo, ele é excelente.

3 Likes

Oi!! Eu não sei se posso fazer isso, pois o conteúdo, em teoria, é privado ne?

4 Likes

AULA 02 - Atualizada.

2 Likes

Seria bacana você adicionar os títulos das aulas, para quem for voltar ao conteúdo para revisão o encontre mais facilmente:
Aula 1 - Ecommerce: Modelos de Negócio
Aula 2 - Segmentação e Estratégia de Venda
Aula 3 - Tecnologia: Desenvolvimento e Plataformas de Ecommerce

Vamos que vamos!

5 Likes

@igormjalves Adorei a sugestão e o motivo! Vou alterar isso quando for ao PC :sparkling_heart:

2 Likes

Onde eu encontro esse curso? É o resumo dos 3 modulos que foram liberados na plataforma da gama academy hoje?

3 Likes

@Sanrenan tudo bem? Então, esse módulo é um módulo extra que pode ser acessado a partir do Notion da fase dois. O link para o Notion está no canal #00 do Slack!

Resumidamente: esse módulo é um curso que foi ministrado no final de novembro de 2021 até o início de 2022 e tem 4 temas principais (está na setinha de introdução). São 25 aulas (senão me engano), com duração de 1h30 cada uma e materiais complementares em todas elas.

Curiosamente esse curso aborda os mesmos temas do primeiro módulo da segunda fase lá na plataforma gama, então se quiser colocar para seguir essa postagem para você acompanhar diariamente os resumos, seria interessante caso não tenha tempo de aulas por lá.

É isso.

5 Likes