[DOCUMENTAÇÃO Vtex IO ]

Dica do Lobão: UTILIDADE PÚBLICA!!
Sabendo que, talvez a partir da terceira semana ou depois começaremos a ter contato nos estudos relacionados à tecnologias VTEX IO, para quem tem curiosidade em saber um pouco mais sobre essa tecnologia tão usada globalmente no desenvolvimento de app focados em digital commerce, deixo aqui um E-book de 48 páginas (isso mesmo, quarenta e oito páginas), explicando detalhadamente o que, para que serve, o que faz em que momento você utiliza VTEX IO.
Obs.: Ah, mas não tenho tempo de ler 48 páginas de um E-book… Bom, na vida de um desenvolvedor/programador, lidamos todos os dias com a necessidade de ler muita documentação, isso é fato, e praticamente normal, então pratique esse hábito, se acostume, temos uma longa estrada pela frente!! Tentarei periodicamente alimentar esse tópico com diversas outras documentações úteis que ao longo dessa jornada serão apresentadas para os estudos, desafios e provas.

EBOOK___Diretrizes_para_o_Desenvolvimento_de_Apps_em_VTEX_IO (1).pdf (5,3,MB)
[/quote]

CONTINUAÇÃO: Update – 07/06/22

Como muitos já sabem, no decorrer dessa grande jornada do Hiring Coders, nas próximas fases muitos verão o poder da tecnologia que domina grande parte dos e-commercer no mundo inteiro, que é o VTEX IO,; com isso vou mandar aqui uma lista de alguns materiais que serão apresentados ainda para vocês, mas quero adiantar o papo pra ver todos vocês afiados e preparados para o que ainda está por vir nas próximas fases.

VTEX IO com VTEX learning

O VTEX learning é uma séria de tutoriais e digamos assim, um mini curso online (sem vídeos), mas com textos e prints detalhados que ensina você desenvolvedor a configurar uma ambiente VTEX IO, para iniciar seu primeiro projeto de e-commerce.

É possível acompanhar a plataforma no idioma português, basta clicar no botão escrito SEGUIR PARA PORTUGUÊS.

image

Obs.¹: É importante lembrar que, muito provavelmente você não conseguirá ainda fazer a primeira configuração no arquivo manifest.json e buildar ele, pois para isso é preciso que a VTEX libere uma conta gratuita para testes (onde será liberada para todos que passarem para a próxima fase em breve) acredito eu. o/

Obs.²: Para ter acesso ao VTEX IO - curso Introdutório, acesse por aqui!

Obs.³: Existem dois repositórios básicos que você poderá/deverá usar durante seu treinamento com VTEX IO, um deles é o minimum-boilerplate-theme e o segundo é store-theme.

GATSBY

Gatsby é uma framework escrita em JavaScript e React, cuja proposta é ajudar desenvolvedores a construir aplicações e websites de forma facilitada. O foco do Gatsby é proporcionar um desenvolvimento rápido, efetivo e performático, acima de tudo.

E como que ele faz isso?
A forma que ele funciona consiste em três etapas. Primeiro, você tem o Data Source, que é basicamente a fonte desses dados que você vai entregar pra construir o web site ou uma aplicação, como um blog, por exemplo.

E, depois, vem o processo de building, onde ele vai incorporar todo HTML, JavaScript e CSS que são necessários para compilar sua aplicação, lendo em cima dessa fonte de dados e construir o site estático.

O conceito do Gatsby é ler esses dados, construí-los de forma estática, criando um site estático, que é o que dá, de fato, essa performance para ele. Por fim, a terceira etapa é o Deploy, onde você entrega esses arquivos e os visualiza na web.

Fonte: O QUE É GATSBYJS E PARA QUE SERVE?

O site oficial do Gatsby é este aqui e também por aqui você ter aceso a alguns repositórios bacanas da tecnolgia e entender melhor o código.

Obs.¹: Caso você queira se aprofundar mais no Gatsby, recomendo esse curso da udemy que está por um preço bem bacana, vale muuito a pena pegar especificamente esse curso, pois ele é lecionado pelo Willian Justen, e para quem já deve ter visto, esse cara é aquele do qual divulguei outra vez no slack que se dispos a divulgar todos seus cursos de forma gratuita em seu canal do YouTube. Caso queira add ele no Linkedin deixo o perfil dele aqui, e também o canal do YouTube dele aqui.

AWS

E por último, não menos importante, tento deixar aqui algumas recomendações boas sobre a AWS, do qual muitos de vocês terão contato nas próximas fases.

Dessa vez não vou nem esticar chiclete falando o que é e como funciona a AWS, (acho que a maioria já sabe).

Tente criar uma conta através deste link da AWS, já adianto que, ao conseguirem ter acesso a essa plataforma oficial da AWS, caso consigam também visualizar as vídeo aulas, elas são todas em inglês, mas possivelmente você consegue ativar legenda em português.

Não sei se este link da AWS irá funcionar, pois a última vez que usei ele foi ano passado, mas espero que dê certo!!

Mais pra frente volto pra continuar essa Thread com mais algumas outras dicas de estudo para o Hiring Coders.

:purple_heart: :wolf: :rocket:

41 Likes

Já baixei e essa semana já darei uma olhada. Obrigado!

3 Likes

Parabéns pela iniciativa, Lobão! Essa documentação vai ser uma mão na roda e tanto pra mim e pros demais! Tentarei praticar mais a leitura periódica para estudar esse documento e me preparar para os futuros desafios e provas. Muito obrigado! :rocket: :rocket: :rocket:

3 Likes

Daqui pra frente vai rolar várias documentações ÚTEIS aqui nesse tópico, só preciso entender como posso da melhor maneira alimentar ele, se é pelos comentários ou de outra forma…

3 Likes

Muito massa @Lobao valeu!

1 Like

E eu que pensei que após abandoar o Direito eu iria me livrar das leituras hahaha.
Obrigado pela disponibilidade do documento, abraço!

1 Like

Obrigadaa!! :rocket: :rocket:

1 Like

Muito obrigado!!!

1 Like

Nossa, pacotão de utilidades… Valeu… o/

1 Like

Guardado para ler mais tarde, ótimo tópico!

1 Like