[DÚVIDA] Onde devo instalar o TypeScript?

Não sei onde devo instalar o TypeScript. Na aula de Introdução ao TrypeScript o professor parece instalar no diretório de trabalho (chamado “mini-projeto”). Foi o que eu fiz e deu tudo certo com os exemplos da aula.

Mas olhando a apostila, diz que “Vamos precisar ter instalado de maneira global o
TypeScript (…) A seguir vamos criar um diretório onde vamos armazenar o nosso projeto”

Quando fala em instalar de “maneira global”, significa em um diretório tipo C:/Users/seuNomeDeUsuário?? Tem um lugar certo pra instalar o TypeScript? Eu estou muito confusa com o conteúdo dessa aula…

6 Likes

Pra instalar de forma global, é só usar o comando

npm install -g typescript
3 Likes

Quando você instala no diretório do projeto, usando

npm i typescript

o pacote vai ser tratado como uma dependência daquele projeto apenas, o que é a prática mais comum. Dessa forma quando estiver iniciado e configurado o projeto, você vai transpilar (traduzir Typescript pra Javascript) usando

npx tsc

(npx é um “executador” de pacotes que o Node oferece)

Instalando o Typescript de forma global no computador, usando

npm i -g typescript

o pacote será instalado em um diretório padrão do usuário do computador que o Node cria, e vai estar disponível para uso a partir de qualquer local, podendo assim usar o comando tsc direto sem precisar da ajuda do npx e em qualquer projeto. Global é vantagem para estudos ou testes por exemplo, mas a versão do Typescript será global também, o que é desvantagem pra quem trabalha com vários projetos ou de forma colaborativa e precisa definir a versão por projeto.

A prática recomendada no próprio site oficial é a instalação por projeto, não global.

Uma sugestão para praticar Typescript ou executar de forma rápida os arquivos .ts sem precisar ficar transpilando toda hora, é usar o pacote ts-node e aí sim vale a pena instalar global, pra não jogar ele dentro do projeto (já que é uma ferramenta para ser utilizada enquanto se desenvolve o software) e poder utilizar em qualquer projeto:

npm i -g ts-node

Assim ele roda o Typescript diretamente, ainda que tenha um simples arquivo no diretório, exemplo: index.ts ou teste.ts, mesmo sem configuração, inicialização ou transpilação. Inclusive, bem útil para praticar a lingagem em si:

ts-node index.ts

10 Likes

Explicação simples e eficiente. Estava com essa dúvida sobre qual a melhor maneira de fazer a instalação. Muito obrigado!

Muito obrigada pela explicação!

Mas deixa ver se eu entendi direito: esse pacote ts-node me permite rodar typescript sem transpilar, ou seja, não cria uma cópia em .js, é isso?

Isso mesmo. Ele faz o processo de transpilação + execução com o Node, mas tudo “em background”, e não mexe no diretório atual, não cria arquivos .js.

Vamos supor que você está aprendendo a linguagem ou viu um código e quer testa-lo. Basta criar um teste.ts em algum diretório no VS Code e digitar o código. Aí na janela do terminal ali embaixo, rodar com ts-node teste.ts e já vê o resultado, sem precisar preparar o diretório para o Typescript, aquele processo de instalar o pacote, transpilar, rodar o js com Node… Mesmo se estiver usando a prática do Typescript instalado de forma global, cada alteração no arquivo ts vai precisar transpilar pra js pro Node rodar. Node não roda Typescript de forma nativa.

:hugs: Sendo assim esse pacote ts-node ajuda durante o desenvolvimento, enquanto está aprendendo, quando quer rodar códigos toda hora ou testar algum código rapidamente…

:warning: Mas lembre-se de não deixar que essa facilidade atrapalhe a aprender o caminho convencional de instalação do Typescript no projeto, configuração, transpilação e execução porque, no final das contas, em um projeto real vai precisar fazer tudo isso de qualquer forma.

3 Likes

Ah, entendi. Muito obrigada @AndreMR

1 Like

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.