[DÚVIDA] Que tipo de coisas devo ter no meu GitHub?

Estou tentando entender como utilizar o GitHub e qual é o tipo de coisa que devo ter nele. Eu sei que é importante utilizá-lo para controle de versionamento e também como uma “vitrine” para meu portfólio. Mas não sei o que vale a pena mostrar lá e o que é melhor deixar de fora.

Por exemplo, eu subi lá meu projetinho de CSS da semana de aquecimento e também o validador de CPF da semana 2. Mas não sei se faz sentido ter essas coisas lá porque são muito simples e são apenas exercícios práticos. Por outro lado, pode ser legal mostrar minha evolução, com projetos muito simples no começo e projetos mais robustos conforme meu aprendizado cresce.

Para a galera mais experiente, o que vocês recomendam? Devo colocar no meu GitHub os exercícios, práticas e desafios de cursos e bootcamps? Ou é melhor deixar lá apenas projetos mais profissionais? Se eu me tornar dev freelancer, posso deixar lá os projetos de clientes meus?

25 Likes

Quando as pessoas falam que GitHub é uma forma de portfólio, elas na verdade querem dizer como vc apresenta os teus projetos no readme. Como vc chegou naquele projeto, se faz parte de algum curso, qual linguagem utilizou e o que vc aprendeu fazendo isso e aquilo.

E o mais importante, como as outras pessoas podem ter acesso a esse projeto. Via git clone? precisa de dependências? Etc.

Não existe regra para o que vc tem q colocar la. Se vc está preocupada com organização, simplesmente crie um portfólio com HTML, CSS e organize lá.

Eu guardo todos os meus codigos la. Eu n lembro de tudo, entao eh uma boa colocar la como consulta. Por exemplo, to estudando backend agora com Node JS e te digo que eh quase impossivel estudar backend sem uma linha de historico - e o github eh perfeito pra isso.

13 Likes

Postar os pequenos projetos e desafios demostrar sua evolução atraves de como você conseguiu solucionar aquele problema e pode também ajudar outros devs que tiveram a mesma dificuldade.

Uma dica crie um repositorio e dentro dele você coloca o que você esta estudando ou irá estudar de cada linguagem, como por exemplo, estudar os fundamentos de HTML., você pode fazer como se fosse uma lista de tarefa .

Você pode utilizar o Roadmap da area ou tecnologia que você queira se especializar para estruturar-lo.

Link do meu repositorio: GitHub - leandrodiascarvalho/study_guide_frontend

5 Likes

Vai colocando, com o tempo vai ser seu histórico de evolução,

Geralmente, coloque a melhoria futura.

3 Likes

Oi @cristiane.dsc ,

Acredito que projetos mais completos e “clone” de sites que você desenvolver sejam uma boa, no geral acho que coisas muito simples pode deixar de fora e focar nos mais completinhos como o desafio da semana de aquecimento, etc.

Espero ter ajudado :sweat_smile:

2 Likes

Enquanto você ainda não consegue criar projetos independentes, coloque seu material de estudo e os projetos guiados. Informe no README.md o que aprendeu, a qual curso pertence o projeto, explique qual o objetivo e os resultados, e também lembre de dar um toque pessoal a cada projetinho que fizer pra não ser apenas uma cópia. Com o tempo você vai encontrando sugestões de projetos e vai desenvolvê-los sozinha, mostrando seu progresso até que esteja colocando seus trabalhos, mesmo.

4 Likes

Recomendo colocar qualquer projeto e se parar de codificar determinado projeto apenas arquive o repositório. Claro que é bom ter um README em todos eles, até nos arquivados.

2 Likes

Olá Cristiane,

Vou fazer uma analogia simples pra vc entender.

Eu gosto de usar o GitHub como um caderno de estudo, pense que os repositórios são as matérias/cursos/projetos. O readme.md é a apresentação com tudo que vc está estudando/criando/aprendendo/resumindo. E os códigos são os exercícios que resultam no que vc aprendeu e depois vc pode publicar.

No momento estou colocando tudo que estou aprendendo no Hiring Coders lá, então fiz um repositório e estou documentando/estudando/exercitando as aulas, dê uma olhada lá, espero que ajude!

3 Likes

Postei um modelo agora, mas segue aí tbm

2 Likes

ficou bem bacana!

1 Like

Eu creio que mesmo que seja simples, demonstra a tua capacidade de criar um código, e isso é válido

2 Likes

Pessoal, estou adorando as dicas! Muito obrigada a todos que responderam. Nem consigo escolher uma resposta só porque todas me parecem muito válidas. Vou manter o tópico aberto para quem quiser dar mais ideias.

2 Likes