Heeey, pessoal!
Coloquem nesse tópico suas dúvidas referentes ao aquecimento e aos módulos 1,2 e 3 da nossa jornada!
O professor irá responder em nossa mentoria AO VIVO no Youtube na próxima sexta, 06/05, às 17h.
Heeey, pessoal!
Coloquem nesse tópico suas dúvidas referentes ao aquecimento e aos módulos 1,2 e 3 da nossa jornada!
O professor irá responder em nossa mentoria AO VIVO no Youtube na próxima sexta, 06/05, às 17h.
Boa noite!!
O Bruce disse no slack que o assigment de soft skills foi adiado para sexta e teremos ate o dia 15 para fazer.
Mas ainda tenho uma duvida, a partir do momento que começarmos a resolver o assigment o tempo será contado? do mesmo jeito que foi a prova técnica da seletiva?
Boa noite, pessoal. Minha dúvida é sobre unidades de tamanho no CSS. Quando usar px, ems, rems ou %?
Tenho tido uma certa dificuldade em escolher o tamanho que cada coisa vai ter no projeto e daí vou fazendo por tentativa e erro. Teria alguma técnica que eu possa aplicar nesse sentido, ou só o tempo me dará uma noção disso?
oi carlos
infelizmente, é só o tempo mesmo por que cada situação é uma situação.
mas tem alguns macetinhos:
1- se você quer forçar seu site a aprecer sempre da mesma exata forma de tela com a mesma resolução, usa px.
2-se voce vai lidar com resoluções diferentes, mas que tem sempre a mesma proporção altura x largura, usa %
em outros casos, aí cada caso é um caso
As linguagens de programação genéricas, tipo o portugol, possuem todas as funcionalidades de linguagens como JS, Python, etc? Ou algumas coisas só são possíveis de aprender quando entrarmos em linguagens mais específicas?
Massa, obrigado Alan!
Tenho projetos pessoais com 1 commit e projeto com até 13 commits
Como decido qual é o momento de commitar?
Qual a diferença entre a tag <p>
e a span
e o que devo considerar quando for escolher entre uma e outra, por favor?
Thiesa, a hora de commitar vai de cada um. Eu geralmente commito e subo tudo sempre que vou sair de perto do pc e quando termino alguma parte mais significativa. Mas fica a seu critério, e dependendo da organização e do seu time, talvez tenha alguma regra pra commits remotos em repositório compartilhado.
A tag
marca um parágrafo. Quando você fecha ela, é inserida uma quebra de linha como se vc tivesse apertado a tecla enter.
A tag marca uma sequência de texto que não vai terminar numa quebra de linha. enquanto cadalinha pode ter apenas uma tag
, uma linha pode ter qualquer quantidade de tags
E tem a diferença semântica das tags, uma é marcada como um parágrafo sobre o assunto,a outra como texto solto. Isso faz difeença pra search engine optimization(SEO).
Boa pergunta! Também quero saber!
Olá pessoal, alguém saberia informar sites ou ferramentas com exercícios de HTML e CSS para pratica?
Eu somente consegui achar para pratica de Javascript
Portugol é um pseudocódigo. Não uma linguagem de programação.
Com ele você irá aprender a lógica de programação, por ser em pt se torna mais fácil, porém você poderia começar com uma linguagem, como JS ou Python.
E sim, tem coisas que você só vai conseguir fazer com Linguagem de programação. Pq você ganha mais funcionalidades e também pode integrar. Isso a frameworks, banco de dados, APIs e etc.
W3schools tem alguns exercícios!
Como é trabalhar num projeto em equipe no GitHub… como acontece o versionamento?
As medidas em CSS são divididas em dois grupos, sendo elas, relativas (rem, em, ex, ch, vw, vh, vmin, vmax, %) e absolutas (px, cm , mm, in, pt, pc). As medidas absolutas sempre serão as mesmas características, por exemplo:
.exemplo_de_px{
font-size: 16px; /* padrão */
}
.exemplo_rem {
font-size: 2rem; /* (2*16px) */
As medidas relativas, como o nome sugere, são relativas em comparação com alguma coisa. No caso rem são relativas ao tamanho da font root ( que na maioria das vezes é o padrão dos browsers) por exemplo 1 rm = 16 px, 2 rm = 32 px e assim por diante. O em é a mesma coisa porem considerando o elemento pai.
Cada uma tem o seu uso específico. Mas uma dica que eu daria é priorizar medidas relativas, isso vai ajudar bastante na adaptação dos seus projetos a vários tamanhos de tela.
Uma sugestão, pesquise sobre responsividade, vai ajudar a dar uma clareada no assunto haha.
O Github é uma mistura de ferramenta e rede social. Lá você pode depositar seus códigos de maneira privada, ou aberta para compartilhar seus códigos com toda a comunidade. O funcionamento é através de “linhas de atuação” chamadas branch. Cada branch corresponde a um caminho de desenvolvimento do projeto e todas elas derivam da branch main. Cada vez que uma parte do código é desenvolvida em sua respectiva branch, é feito um commit e submetida a um marge para a branch main. Através dos commits é possível navegar entre as versões do código.
Recomento assistir as aulas do modoulo git da primeira semana da hiring coders, a professora é excelente e explica muito bem.
Todas funcionalidades não. Embora a base do conceitos tem semelhanças, cada uma das linguagens tem suas peculiaridades, e sua sintaxe.
O px representa sempre a mesma medida independentemente de qualquer outro fator.
Já o ‘rem’ é relativo ao tamanho da fonte que é dado como atributo à tag raiz , que por padrão são 16px, ou seja, nesse caso 1em seriam 16px e assim por diante.
E por fim o ‘em’ segue uma lógica parecida ao do ‘rem’, porém, seu valor é relativo a tamanho da fonte da sua classe pai, por exemplo:
.em {
font-size: 12px;
}
h1 {
font-size: 2em; /* 24px */
}
Espero ter ajudado!
Oii
Gostaria de ver mais exemplos na prática Flex Box e o Grid, principalmente em como dividir as DIV e Conteiners para deixar algo na vertical.
Obrigado.