Dúvidas Mentoria II | 06/05 - 17h

Heeey, pessoal!

Coloquem nesse tópico suas dúvidas referentes ao aquecimento e aos módulos 1,2 e 3 da nossa jornada! :smiley:
O professor irá responder em nossa mentoria AO VIVO no Youtube na próxima sexta, 06/05, às 17h.

58 Likes

Boa noite!!

O Bruce disse no slack que o assigment de soft skills foi adiado para sexta e teremos ate o dia 15 para fazer.
Mas ainda tenho uma duvida, a partir do momento que começarmos a resolver o assigment o tempo será contado? do mesmo jeito que foi a prova técnica da seletiva?

37 Likes

Boa noite, pessoal. Minha dúvida é sobre unidades de tamanho no CSS. Quando usar px, ems, rems ou %?

Tenho tido uma certa dificuldade em escolher o tamanho que cada coisa vai ter no projeto e daí vou fazendo por tentativa e erro. Teria alguma técnica que eu possa aplicar nesse sentido, ou só o tempo me dará uma noção disso?

24 Likes

oi carlos
infelizmente, é só o tempo mesmo por que cada situação é uma situação.
mas tem alguns macetinhos:

1- se você quer forçar seu site a aprecer sempre da mesma exata forma de tela com a mesma resolução, usa px.

2-se voce vai lidar com resoluções diferentes, mas que tem sempre a mesma proporção altura x largura, usa %

em outros casos, aí cada caso é um caso

15 Likes

As linguagens de programação genéricas, tipo o portugol, possuem todas as funcionalidades de linguagens como JS, Python, etc? Ou algumas coisas só são possíveis de aprender quando entrarmos em linguagens mais específicas?

15 Likes

Massa, obrigado Alan!

4 Likes

Tenho projetos pessoais com 1 commit e projeto com até 13 commits :sweat_smile:
Como decido qual é o momento de commitar?

Qual a diferença entre a tag <p> e a span e o que devo considerar quando for escolher entre uma e outra, por favor?

11 Likes

Thiesa, a hora de commitar vai de cada um. Eu geralmente commito e subo tudo sempre que vou sair de perto do pc e quando termino alguma parte mais significativa. Mas fica a seu critério, e dependendo da organização e do seu time, talvez tenha alguma regra pra commits remotos em repositório compartilhado.

A tag

marca um parágrafo. Quando você fecha ela, é inserida uma quebra de linha como se vc tivesse apertado a tecla enter.
A tag marca uma sequência de texto que não vai terminar numa quebra de linha. enquanto cadalinha pode ter apenas uma tag

, uma linha pode ter qualquer quantidade de tags
E tem a diferença semântica das tags, uma é marcada como um parágrafo sobre o assunto,a outra como texto solto. Isso faz difeença pra search engine optimization(SEO).

11 Likes

Boa pergunta! Também quero saber!

3 Likes

Fala Carlos!

Olha o post q acabei de fazer sobre medidas no CSS

@carlos.magno @maria-cavalcante

12 Likes

Olá pessoal, alguém saberia informar sites ou ferramentas com exercícios de HTML e CSS para pratica?
Eu somente consegui achar para pratica de Javascript :disappointed:

11 Likes

Portugol é um pseudocódigo. Não uma linguagem de programação.
Com ele você irá aprender a lógica de programação, por ser em pt se torna mais fácil, porém você poderia começar com uma linguagem, como JS ou Python.
E sim, tem coisas que você só vai conseguir fazer com Linguagem de programação. Pq você ganha mais funcionalidades e também pode integrar. Isso a frameworks, banco de dados, APIs e etc.

8 Likes

W3schools tem alguns exercícios!

5 Likes

Como é trabalhar num projeto em equipe no GitHub… como acontece o versionamento?

3 Likes

As medidas em CSS são divididas em dois grupos, sendo elas, relativas (rem, em, ex, ch, vw, vh, vmin, vmax, %) e absolutas (px, cm , mm, in, pt, pc). As medidas absolutas sempre serão as mesmas características, por exemplo:

.exemplo_de_px{
font-size: 16px; /* padrão */
}

.exemplo_rem {
font-size: 2rem; /* (2*16px) */

As medidas relativas, como o nome sugere, são relativas em comparação com alguma coisa. No caso rem são relativas ao tamanho da font root ( que na maioria das vezes é o padrão dos browsers) por exemplo 1 rm = 16 px, 2 rm = 32 px e assim por diante. O em é a mesma coisa porem considerando o elemento pai.

6 Likes

Cada uma tem o seu uso específico. Mas uma dica que eu daria é priorizar medidas relativas, isso vai ajudar bastante na adaptação dos seus projetos a vários tamanhos de tela.
Uma sugestão, pesquise sobre responsividade, vai ajudar a dar uma clareada no assunto haha.

2 Likes

O Github é uma mistura de ferramenta e rede social. Lá você pode depositar seus códigos de maneira privada, ou aberta para compartilhar seus códigos com toda a comunidade. O funcionamento é através de “linhas de atuação” chamadas branch. Cada branch corresponde a um caminho de desenvolvimento do projeto e todas elas derivam da branch main. Cada vez que uma parte do código é desenvolvida em sua respectiva branch, é feito um commit e submetida a um marge para a branch main. Através dos commits é possível navegar entre as versões do código.
Recomento assistir as aulas do modoulo git da primeira semana da hiring coders, a professora é excelente e explica muito bem.

3 Likes

Todas funcionalidades não. Embora a base do conceitos tem semelhanças, cada uma das linguagens tem suas peculiaridades, e sua sintaxe.

1 Like

O px representa sempre a mesma medida independentemente de qualquer outro fator.

Já o ‘rem’ é relativo ao tamanho da fonte que é dado como atributo à tag raiz , que por padrão são 16px, ou seja, nesse caso 1em seriam 16px e assim por diante.

E por fim o ‘em’ segue uma lógica parecida ao do ‘rem’, porém, seu valor é relativo a tamanho da fonte da sua classe pai, por exemplo:

.em {
font-size: 12px;
}

h1 {
font-size: 2em; /* 24px */
}

Espero ter ajudado!

7 Likes

Oii

Gostaria de ver mais exemplos na prática Flex Box e o Grid, principalmente em como dividir as DIV e Conteiners para deixar algo na vertical.
Obrigado.

11 Likes