Dúvidas Mentoria IV | 13/05 - 17h

Como faço para manusear pastas dentro de um repositório do Github? ex: tenho uma pasta local e nela criei uma pasta para separar arquivos, como faço para administrar isso no git/github?

1 Like

Bom dia por favor quando tenho que atribuir valor em uma variável uso let ou var e por que? Obrigado

Bom dia pessoal! Fiz essa pergunta na mentoria 3, mas ainda não obtive resposta. Qual a diferença e qual o melhor momento de utilizamos o map, foreach, for(const v in array) e for (const v of array)?

2 Likes

Quando devemos usar var, let e const e porque não é uma boa prática utilizar var?

Outra dúvida que tenho é sobre o operador spred! Como consigo alterar um propriedade dentro de um array de objetos com o spred? Exemplo:
Tenho um array da seguinte forma:
const array = [
{
nome: fulano,
ativo: true,
},
{
nome: fulano2,
ativo: false,
},
];

Ai com o spred eu gostaria de alterar a propriedade ativo do fulano 2 para true.

Oi, Rapha! Sobre as duas primeiras dúvidas não tenho conhecimento (ainda) pra responder porém, a última creio que possa ser respondida através do link DIferenças sobre o uso do “let” e “var” no JS postada pelo nosso colega @igormjalves.

Espero ter ajudado de alguma forma. :wink:

2 Likes

Como inserir array já criado no meio de outro array já criado usando o operador spread?

Olá, vitória! Acho que uma boa forma de entender é através da comparação com os demais laços de repetição. Achei interessante a explicação contida no link Laços em Javascript (While, Do While, For) que explica em detalhes os 3 laços bem como algumas variações. Dá uma olhada pra ver se ajuda. :grinning:

2 Likes

Oi, gostaria que fosse explicado um pouco mais o uso do .match() e o resultado que é apresentado que foi um pouco diferente do que aparece no vídeo (acredito que seja diferença nas versões do VSCode).

Fala @MarcodeOliveira obrigado pela ajuda!

Já me deu uma clareada, com o post que você me indicou! Interessante ver como tem muita coisa nova surgindo no JavaScript

1 Like

Lucas, boa tarde!

Segue uma solução que fiz para o seu problema:

let array = [
    {
    nome: "fulano",
    ativo: true
    },
    {
    nome: "fulano2",
    ativo: false
    }];

array = [{...array[0]}, {...array[1], ativo: true}];

Nesse caso foi necessário separar casa um dos objetos dentro da array (pois o objeto em questão não é iterável).

Não entendi o porquê de buscar esse método para resolver o problema, pois existem outras formas mais práticas de fazê-lo, invocando os índices e propriedades dos objetos.

Enfim, espero ter ajudado!

Boa tarde, Derek, você poderia dizer quais diferenças que encontrou? Porque no caso do .match() a saída vai ser sempre uma array.

Caso tenha mais dúvidas, dê uma olhada nessa documentação:

1 Like

showw, resolveu meu problema!

Boa tarde, tudo bem? Eu tenho uma pergunta:

Nas entrevistas de emprego, como os recrutadores conseguem avaliar de forma detalhada se um candidato possui as soft skills desejadas dentro da organização para a qual está concorrendo à vaga?

2 Likes

Oi @igormjalves. Ajudou sim! Te agradeço mto. Este caso é pensando no exemplo de um estado inicial de um array que é alterado atravez de um componente. Como por exemplo um checkbox que filtra a renderização do array na pagina. Tipo todos que tiverem ativo são renderizado na pagina a medida que desmarco o checkbox ele desaparece.

Hmm, entendi! Faz sentido mesmo, e acaba sendo uma aplicação prática também.

Apenas um detalhe: quando você enviou o código, você declarou a array como const. Provavelmente já deve ter visto isso ao compilar, mas toda vez que declarar alguma variável que sofrerá modificações ao longo do programa precisa usar let ou var.

Fico feliz em ter ajudado!

1 Like

Boa tarde, foi só uma questão de apresentação, aparentemente, pq é mostrado o array, seguido de index, input e groups, coisas que não aparecem na aula do prof. JC:

1 Like

Bom tarde pessoal. Se eu quisesse impedir que o usuário digitasse mais números que 11 e impedir que ele digitasse letras. Teria alguma forma?

Isso!
A input é uma cópia da string pesquisada, o index é o índice no qual o resultado foi encontrado, e o groups você utiliza no caso de efetuar uma busca e queira organizar os resultados em grupos.

1 Like

Boa tarde, Odair,

A primeira coisa a fazer é definir em qual posição você deseja inserir a segunda array. Uma forma bem prática de fazer é utilizando o método splice, que altera conteúdo de listas. Você pode tanto adicionar itens quando deletar. Segue um exemplo:

var myFish = ["angel", "clown", "mandarin", "surgeon"];

var myVowels = ["A", "B", "C"]
;//remove 0 elementos a partir do índice 2, e insere o array myVowels

var deleted = myFish.splice(2, 0, ...myVowels);

// O Programa retornará [ 'angel', 'clown', 'A', 'B', 'C', 'mandarin', 'surgeon' ]

O primeiro parâmetro é o índice no qual você deseja adicionar (ou remover) itens, o segundo é quantos itens você deseja remover a partir desse índice, e o último é a lista de elementos que você deseja adicionar. Nesse caso, é possível efetuar a adição dos elementos através do método spread.

Espero que tenha esclarecido!

Mais sobre o método splice no link abaixo: