Dúvidas | Mentoria VI | Fase II | 08/07 - 17h

Heeey, pessoal!
Coloquem aqui suas dúvidas sobre o módulo 16.
Elas serão respondidas AO VIVO em nossa mentoria, 08/07, às 17h.

20 Likes

Como resolver esses erros?

Cannot find module '@vtex/api' or its corresponding type declarations.
Cannot find type definition file for 'node'.
  The file is in the program because:
    Entry point of type library 'node' specified in compilerOptions

Tem alguns outros que aparecem. Se puderem começar um template de React do zero e ir corrigindo esses erros, seria top.

8 Likes

Qual a diferença VTEX publish e VTEX deploy? Isso foi comentado nas aulas e segundo a instrutora gera uma confusão.

9 Likes

Gostaria de saber mais sobre a api da VTEX, pois temos duas formas de chamar a api, a primeira seria como esta descrito no api reference:
Exemplo
https://accountname.environment.com.br/api/checkout/pub/orderForms

a outra forma seria colocar um script no header e chamar na aplicação:
Exemplo
vtexjs.checkout.getOrderForm()
.then(function(orderForm) {
var obs = ‘Sem cebola!’
return vtexjs.checkout.sendAttachment(‘openTextField’, { value: obs });
}).done(function(orderForm) {
console.log("openTextField preenchido com: ", orderForm.openTextField);
});

Existe diferença entre essas duas formas?

doc - vtex.js/docs at master · vtex/vtex.js · GitHub

7 Likes

Oi! Acredito que esse erro tenha a ver com a configuração do TypeScript, recomendo realizar a instalação conforme encontrado no github da VTEX: GitHub - vtex/tsconfig

Vê se dá certo e me dá um retorno.

5 Likes

Como resolver o erro do store-block-template-master no arquivo Countdown.tsx? No import do useProduct o ‘VTEX.product-context/’ fica sublinhado em vermelho. Na descrição do erro informa: Não é possível localizar o módulo ‘VTEX.product-context/’ ou suas declarações de tipo correspondentes.ts(2307). No entando, apesar do erro, o store-block-template-master funciona.
image

7 Likes

Dúvida do Módulo 3 - Step 1 (Clientes: Usando o Master Data): Como realizar o request GET direto no terminal como descrito na aula (só consegui adaptando para o Postman). Quando tento aparece o seguinte erro:
Captura de tela 2022-07-07 225335

Instrução utilizada:

6 Likes

Oi! Já verificou se "vtex.product-context": "0.x" está presente nos dependencies no seu arquivo manifest.json?

2 Likes

Durante essa fase de estudos da trilha VTEX IO, o recomendado é ter apenas um workspace e realizar o link e unlink sempre que necessário, para utilizar em diversos projetos, ou podemos criar vários workspaces sem problema?
E como funciona essa utilização de workspaces no dia a dia de quem trabalha com VTEX?

3 Likes

Sim, esta. print abaixo.
image

5 Likes

Eu tenho uma dúvida, não ficou muito claro pra mim como visualizar a página de produtos depois de incluir a row#main…pode mostrar na mentoria por favor?

2 Likes

Verdade, verifiquei aqui e o meu tá com o mesmo problema (e vi outras pessoas falando sobre isso no slack)

3 Likes

Boa tarde, gostaria de dicas para nós que faremos a prova de certificação de VTEX io, existe algum banco de questões? Alguma dica de vocês que já possuem a certificação?

4 Likes

Eu tenho uma dúvida sobre a escolha do tema. Eu resolvi revisar as aulas de VTEX e comecei do zero o projeto inicial usando o minimum-boilerplate-template. Usei o template original e segui todas as instruções do README.md. Eu alterei meu manifest.json passando os dados da conta conforme imagem abaixo

image

Após usar o comando vtex link dentro do meu workspace a loja ainda continua aplicando o tema padrão e não aplica meu tema.

Eu tive que ir manualmente acessar a página de admin e alterar manualmente o tema usado para a página Home, sem isso eu não estava conseguindo ver as minhas alterações. Vocês sabem se tem uma forma para remover esse VTEX.store@2.x.store.home que vem instalada por padrão e usar diretamente o meu tema sem ter que alterar manualmente?

5 Likes

Ótima pergunta, queria uma posição sobre isso via linha de comando.

3 Likes

Você não precisa ter mais de um workspace, uma vez que é possível utilizar diversas aplicações dentro do mesmo workspace :wink:

3 Likes

Executando o PowerShell como administrador consegui executar o comando sem problemas no Windows.

3 Likes

Ah, entendi! Então deve ser pq eu utilizo no terminal do VSCode. Eu tava só curioso mesmo, pq o uso do Postman é bem melhor, como falado na live. Valeu de qualquer forma. :slightly_smiling_face:

2 Likes

Sim, eu fiquei pensando nisso pq alguns alunos falaram que o recomendado era ter só um (mas pelo que os instrutores falaram, é só uma dica para não ficar com uma lista enorme de workspaces, e não tem problema ter mais de um).
E eu também tive dificuldades de utilizar um workspace com projetos diferentes, em que eu já tinha dado o comando vtex publish como ensinado na trilha. Mas deu tudo certo depois.

1 Like

Legal! Que bom que est[a fluindo tudo bem!

2 Likes