E se a VTEX desativasse essa comunidade?

@George Brindeiro​ sempre um prazer falar com você. Vejo que mesmo sendo a sua função (kkkkk), você está envolvido em engajar os lojistas com conteúdos.

Vejo a comunidade como um elo entre pessoas que conhecem vtex e que não conhecem vtex e todos deveriam participar.

Entendo que atualmente ela está muito mal utilizada. Mas, isso se deve muito a falta de interação da VTEX.

Eu já bati muito nessa tecla. Inclusive os 3 pontos que você citou eram pontos semelhantes dos citados por mim e alguns outros membros. Por um tempo, fizemos a analise de posts ... mas, nao durou, porque por mais que a gente pedisse, ninguem respeitava a forma de abrir os posts. Não porque não queriam, mas porque nnao tinhamos como pinar o post para que todos o conhecessem.

Por isso vejo a participação da VTEX como essencial. Na época que a VTEX possuía pessoas responsáveis pela comunidade como o @Augusto Garrucho​ a @Débora Ferreira​ e outras pessoas, fluia muito bem.

Outro ponto que derrubou um pouco a comunidade afastando as agencias, foi o slack de partner. o canal de #Developers​ do slack deveria ser detonado e o pessoal deveria postar as duvidas aqui. Lá, além de as mensagens sumirem depois de um tempo, elas ficam resrtritas a um grupo de pessoas. Aqui fica de histórico e TODOS podem ver. Fazendo com que a comunidade cresça muito mais exponencialmente.

Um outro ponto importante é que eu não gostaria de trocar o software da comunidade. A ultima vez que isso foi feito, todo o histórico se perdeu.

A comunidade não serve apenas para perguntas e respostas imediatas. Mas, para manter um histórico de dúvidas. Mutas vezes, ela salva o help porque a duvida nao tem nele, mas tem na comunidade. Trocar o software, seria novamente andar para trás.

​ Eu deixei a comunidade um pouco de lado, devido a quantidade de jobs e muito também porque acabei dando bastante atenção ao slack. Mas, eu preferia responder tudo do slack, aqui.

O Slack tem muita coisa que não é exclusivo das agências e nem a VTEX participa tanto nele quando são dúvidas. É mais as agencias se ajudando. O que é ótimo. Mas, deveria ser aqui e não lá. Deixar o slack para assuntos realmente de vtex/agencias.

Claro, tudo o que falei é apenas a minha opinião.

Abraços.

Valeu pelo apoio, @Fabio Santos de Albuquerque​!

Olhando do ponto de vista de administração da comunidade, a ferramenta atual dificulta muito que isso seja feito de forma eficiente. E também não nos ajuda a construir esse caminho de criar uma comunidade global e relevante tanto para usuários, quanto para desenvolvedores.

Mas entendo a preocupação com a possibilidade do histórico ser perdido. Por isso vamos colocar essa migração de conteúdo como prioridade, caso esse projeto ganhe tração e avance.

Estamos envolvendo vários times nessas conversas para consolidar canais de comunicação e esse ponto que você mencionou do Slack faz parte do que temos conversado.

Estou otimista com a possibilidade de darmos a atenção necessária para a comunidade crescer e ajudar cada vez mais usuários e desenvolvedores do ecossistema VTEX!​

Excelente @George Brindeiro​ .

Ponto 1:

Muita gente é motivada a ajudar quando tem algum retorno em troca. Claro que se for só isso, essa pessoa não dura muito tempo ajudando kkk.

Mas, o que quero dizer é que a VTEX tinha uma premiação na comunidade para quem não era funcionário VTEX. Ela inclusive parabenizava no palco do VTEX Day.

O próprio @Augusto Garrucho​ foi contratado pela VTEX por se destacar na comunidade mostrando o seu conhecimento e disposição em ajudar.

Eu acho que esse ponto de gamificação vem sendo muito utilizado na internet e poderia ser bem vista aqui na comunidade.

A pontuação já temos. Mas, ela inclusive é obscura. Ninguém sabe como ganhar pontos na comunidade porque não tem um help explicando.

Também acho que os prêmios deveriam ser concorridos entre todos da comunidade e não apenas os não funcionários VTEX. Afinal, os funcionários VTEX também fazem parte da comunidade.

Ex: Quando o @Augusto Garrucho​ entrou para a VTEX, ele parou de receber os prêmios. Coitado ...:)

Ponto 2:

A falta de informação sobre para o que serve a comunidade.

A descrição da comunidade é: "A Comunidade VTEX é o melhor lugar para tirar dúvidas sobre a plataforma e encontrar a resposta que você procura. Descubra soluções, compartilhe ideias e faça parte do ecossistema que está revolucionando o e-commerce."

Ou seja, "compartilhe idéias e faça parte do ecossistema". Porém, quando você vai abrir um post novo o botão é "Faça uma pergunta". As opções de publicação são todas para dúvidas. Tirando o Others e Feedback da comunidade. Com isso, eu entendo que só a primeira parte da descrição "tirar dúvidas sobre a plataforma e encontrar a resposta que você procura" é realmente válida no interesse da comunidade.

Se a comunidade é para "faça parte do ecossistema que está revolucionando o e-commerce." então precisamos dar ferramentas para que as pessoas vejam as possibilidades de uso da comunidade.

Ponto 3:

Eu gosto de pensar que a comunidade não tem interferência da VTEX. O que não significa que a VTEX não possa responder na comunidade.

Mas, seria legal de repente se na abertura de um chamado na VTEX, tivesse a possibilidade de propagar a dúvida para a comunidade. Tipo uma caixa com a opção "Publicar também na comunidade";

Isso faria com que as aberturas de chamados, fossem talvez, respondidas mais rápido porque além dos atendentes da VTEX, teríamos toda a comunidade ajudando.

Tenho certeza que você já viu vários casos de pessoas que abrem chamado na VTEX e na comunidade ao mesmo tempo aguardando resposta dos dois lados.