[ENGAJAMENTO] Esclarecimento (opinião pessoal)

Eu estou vendo muita gente preocupada com essa questão do engajamento, e o que era uma forma de fazer a comunidade contribuir com conhecimento, tornou-se uma bagunça e cultura do medo.
Mas como já dizia o famoso filósofo Chapolin, “Palma, palma, não criêmos cânico!”

O que eu entendo por engajamento:
É quando você contribui com algo útil, quando responde a dúvida de um colega, quando traz material que agrega, quando responde a um tópico de acordo com a proposta dele, quando dá :heart: em tópicos e respostas interessantes ou para dar apoio ao depoimento daquela pessoa, às vezes até um tópico de bobeira pra descontrair (nem tudo precisa ser absolutamente sério também) e por aí vai, mas dentro dos limites do bom senso.

O medo de não receber pontos fez com que geral começasse a criar tópicos repetidos, redundantes ou sem a menor necessidade de existirem (talvez exatamente como esse que estou escrevendo agora). Nesse caso, eu acho que mais atrapalha do que ajuda, fazemos com que os bons conteúdos se percam no meio de tanto post irrelevante.

Vale lembrar que engajamento é a simples participação, e não competir para se tornar um influencer. Você não vai se tornar popular spamando coisa nada a ver, mas vai ser notado quando trouxer algo interessante, seja pra uma pessoa ou várias.

Façam um paralelo com a programação, onde estamos sempre otimizando os processos, refatorando pra que o código se torne limpo, e principalmente criando soluções para problemas. Acho válido ver o engajamento da mesma forma.

Minha sugestão final é:
Curtam o que gostarem, compartilhem conhecimento, apoiem uns aos outros, mas lembrem-se que participação de qualidade não é flood.

Resumo pra quem tem preguiça de textão:

Tenham bom senso e não criem tópicos redundantes ou irrelevantes porque o conteúdo bom está se perdendo no meio.

May the force be with you!
GL :four_leaf_clover:

108 Likes

Concordo plenamente. Estou participando muito pouco desse community, pois está uma tremenda bagunça. O canal, que seria um fórum de dúvidas, se tornou um instagram da vida, com pessoal disputando likes e views… Tá chato, desorganizado e sem propósito.

27 Likes

Exatamente. Bem, a situação agora e tentar filtrar e ajudar quem precisa.

6 Likes

Sim, acredito que a/o iw90 e a sucodelarangela falaram tudo. Eu tenho entrado pra olhar se tem alguma dúvida que eu possa ajudar, mas no geral aqui está tudo muito bagunçado, com muitos posts desnecessários.

7 Likes

Realmente , antes da live que poucos tinha o conhecimento do engajamento estava bem legal, agora as pessoas estão no modo automático e coloca qualquer coisa. Quando aqui era mato era melhor.

8 Likes

Textão sim, mas bem necessário. Estamos todos num processo de ansiedade, não sabemos como vamos ficar no ranking. Acaba que se tornou uma correria pra ver quem posta mais, já vi vários tópicos duplicados. Acredito que com o tempo as coisas vão melhorar, talvez até o pessoal da própria Gama dê um puxão de orelha na gente para tentar deixar a community mais focada :sweat_smile:

10 Likes

Sensacional, concordo em gênero e grau…
Agradeço :love_you_gesture:t4:

4 Likes

@iW90 eu concordo plenamente com você e digo mais, seu post TEM necessidade.

Desde o início do programa eu senti que algo estranho poderia acontecer com o fato de atribuir ponto para engajamento em um ambiente de “competição” (eu coloco entre aspas para poder me referir. Eu não trato isso como uma competição, e sim como um ambiente de aprendizado) com muita gente.

A maioria dos bons conteúdos que eu encontro, eu tenho salvado nos favoritos, para eu poder fazer quando tiver tempo e para não perder eles no meio de um monte de coisa.

10 Likes

Seu post é super necessário! Esses dias eu tenho tido exatamente essa pressão e ansiedade, eu não sou uma das pessoas mais engajada e sinceramente detesto isso de “dev influencer” ser forçado nas redes e se tornado de certo modo “artificial”, há uma pressão muito grande de ser produtitivo e ser útil (vide linkedinho rsrs). Eu sou o tipo de pessoa bem ghost na internet, sempre penso muitas vezes antes de postar algo. Mas de fato, criou-se uma ansiedade. Desde do momento que eu vi “ranking” já imaginei que iria acontecer coisas desse tipo de spam e competição. Enfim, sorry pelo textão, acabou se tornando um tipo de desabafokk

10 Likes

@iW90 seu posicionamento foi muito assertivo.

Eu acredito que seria legal se tivéssemos moderadores auxiliando nessa questão das postagens e esclarecendo estes pontos, porque bom senso e conteúdo bom é relativo, seria interessante que tivéssemos um norte como regras e moderadores se posicionando. Acredito que isso será construído com o tempo, é bem provável que nas próximas Lives toquem nestes assuntos.

7 Likes

Só não curto mais vezes pq não dá.

O que já achei de dúvidas perdidas no meio de tanta bagunça… e a pessoa fica lá no limbo e não é ajudada por ninguém. Eu de vez em quando ainda dou uma procurada pra ajudar com minha experiência e como veterano de Hiring Coders, mas sinceramente, venho perdendo a vontade de ajudar aqui na Community em meio a tanta bagunça. (me lembra a positividade tóxica do Linkedin).

O grande problema dessa métrica de engajamento, é que ela é quantitativa, e não qualitativa. Se o ranking fosse baseado em “Soluções”, aí sim estaria mais próximo da proposta da Community, aí eu queria ver alguém não ser respondido.

12 Likes

Se pudesse curtir o seu comentário mil vezes, eu faria (provavelmente programaria um bot pra fisso, enfim kakkakak).
Eu realmente espero que implementações sejam feitas e uma organização melhor das categorias, e quem sabe até uma moderação. Sem contar que ainda essa coisa de engajamento está muito abstrata na minha cabeça, espero que isso seja discutido em próximas lives

4 Likes

Meu pensamento incial foi nessa linha de soluções:

• respostas marcadas como solução;
  • e talvez a mais votada pela comunidade.

Porém ainda existem as perguntas e respostas que não estão em forma de postagem, e que ficam dentro de tópicos, que talvez pontuem com os “corações”.

E além de tudo isso existem os tópicos que trazem soluções no lugar de serem naturalmente perguntas.

4 Likes

Penso nas seguintes soluções:

• nos organizamos apoiando boas ideias como a sua @iW90
  • ou esperamos quem administra a comunidade nos organizar
5 Likes

Tem várias formas de tornar o engajamento mais qualitativo, mas independente da abordagem, seria fundamental também ter Moderadores, pra botar ordem na casa.
Ter áreas separadas para dúvidas, dicas/tutoriais/recomendações de materiais/debates, off-topic… E o engajamento ser avaliado diferente por cada uma dessas áreas, e os Moderadores ficariam excluindo ou movendo tópicos caso alguém postasse na área errada. (Se eu tivesse acesso a um botão de excluir tópicos… Te garanto q tava mais limpo isso aqui kkkkk)

4 Likes

Atualmente o sistema tem nos autopromovido, porém não temos instruções e nem treinamento para atuarmos como “moderadores”.

2 Likes

Falou tudo que penso, obrigada

1 Like

Colocou em palaras o que eu estava vendo. E digo mais, a ansiedade é tanta que manifesto minha participação nisso por medo de não conseguir o tal do angajamento. Mas parei pq não estava conseguindo acompanhar os tópicos e o slack. Fica cansativo, e forçado.

2 Likes

Assim como disse o @DouglasRodr , acho que poderia haver alguns tópicos básicos para organização, como um Off-topic, Tutoriais, e os módulos estudados na Gama.
Marcar tópicos como resolvidos quando eles forem dúvidas é bom! Eu mesma esclareci dúvidas minhas aqui através do tópico de coleguinhas, e tive que procurar nas respostas da galera a solução (teria facilitado se tivesse sido marcado como solução, já que aparece no topo).
Enfim, acho que ansiedade dominou o pessoal e poderia ter sido esclarecida a forma como é considerado esse “engajamento”. Vale apenas 1 ponto, mas ninguém sabe certinho como se ganha esse 1 ponto, se é com um post, se é frequentando e curtindo, se é sendo o tópico mais popular, etc.

6 Likes

O pessoal tá meio perdido mesmo

1 Like