[ENGAJAMENTO] Esclarecimento (opinião pessoal)

Queria poder curtir seu post 10x! É exatamente isso
Eu sempre tento trazer um tópico que agregue algum conhecimento para as pessoas, mas vejo muita gente engajando umas coisas nada a ver com o propósito da comunidade. Apenas pra dizer que engajou e ganhar o ponto
As vezes vejo pessoas que realmente estão com dúvidas criarem tópicos e é o mesmo que falar sozinho… É tanto tópico só pra engajar que os que realmente precisam de ajuda até ficam perdidos

2 Likes

Tá complicado, tem uns posts até legais e relevantes que acabam se perdendo a meio tantos posts sem tanta relevância, tá muito desorganizado.

3 Likes

Gostei muito do post, concordo plenamente que esse desespero para conseguir o ponto de engajamento tem gerado muitos tópicos repetidos e que não adicionam nada para comunidade. Eu, pessoalmente, abri mão dos pontos de engajamento das primeiras semanas pois passava muito tempo lendo as mesmas coisas e não encontrei nenhuma forma de contribuir.

Além de tudo isso, os bug e instabilidades na plataforma criaram um pouco de desespero no pessoal. Então as pessoas estão mais preocupadas em conseguir participar do programa do que realmente tirar duvidas nesse momento. Eu acredito que quando tudo estiver regularizado e o conteúdo começar a gerar mais duvidas o Community vai melhorando aos poucos. Mas parabéns pela iniciativa, seu post é muito necessário e espero que consigamos nos organizar e compartilhar conteúdos de qualidade onde todos consigam seus pontos de engajamento.

4 Likes

Textão super necessário e assertivo. As pessoas não estão sabem utilizar de forma correta a comunidade, e isso prejudica a todos.

2 Likes

Essa foi uma das minhas sugestões/ reclamação no post que criaram a respeito do processo. Infelizmente, está difícil de achar um tópico que realmente seja para ajuda, provas, calendário, etc.

2 Likes

Concordo também com isso. Colocar coisas sem sentido ou ficar repetindo coisas sem sentido só poluem o ambiente e não agrega valor para ninguém.

2 Likes

Estou nessa sabe, não sei se posto alguma coisa só pra não ser eliminado e entre aprender co m calma tentando trazer topicos uteis.

4 Likes

Eu concordo com a colega, o bom senso é essencial para não poluirmos esse canal, senão ele vai perder o sentido, e perguntas boas e interessantes vão se perder no meio de muitas mensagens. Vamos lá que tem muita coisa pela frente! E tamo junto :love_you_gesture:

2 Likes

Vi vários tópicos iguais também, agr tem gente q fecha o tópico dai se vc tem algo parecido com aquele assunto para tratar, tem que abrir outro. Mas concordo com oq vc falou.

2 Likes

@iW90 Excelente reflexão!! Só agora finalmente tive tempo para ler diversos tópicos não só no slack como aqui também, e concordo em gênero, número e grau com o que você disse. Lembro bem no ano passado na segunda edição que tivemos os mesmos tipos de problema, justamente pelo fato da galera, principalmente quem está iniciando agora sentir esses desesperos em relação ao engajamento. Sou suspeito pra falar, mas quem me conhecem ano passado sabe o quanto foi importante essa colaboração de todos dentro da comunidade, seja aqui ou no slack… na verdade nem essa comunidade da VTEX voltada pro HC existia ano passado, isso foi algo novo que desenvolveram para essa edição 2022.

Ainda assim, tomo a liberdade de registrar aqui algumas observações que tenho feito nessa primeira semana, então tentarei pontuar aqui de forma mais resumida possível:

1. Apesar do HC ser um programa competitivo, nunca tente aqui ser melhor do que o coleguinha, pois mesmo o mais pleno de todos sempre vai precisar de ajuda com o bug, terminal travado, sistema que não roda, plataforma que não loga etc.
  2. Ano passado tinha uma galera super engajada, que trocava experiência, compartilhava conteúdo, interagia, e evitava ao máximo trapacear no programa, pq teve muita gente que quis bancar o(a) espertinho(a) e se queimou grandão, teve até expulsão de coleguinha que desdenhou e tirou sarro´ de quem não havia passado pra última fase… sério, existe gente assim infelizmente até no universo tech.
  3. Sobre o slack: Vejo muita gente ainda desorientada e perdida com diversas informações, mas esquecem de visualizar as dezenas de Threads que o Bruce posta todos os dias sobre os alertas, informativos, LVIES, provas, bugs, desafios, pizza de perperone (isso fui um meme criado ano passado) etc.
  4. O(a) iw90 descreveu muito bem o que é se destacar no programa de treinamento como este… E ainda vou além, faça tudo com calma, com atenção, disciplina, respeito não somente ao próximo, mas a si mesmo, respeite sua saúde mental, evite congestionamento de informações,; oxigene sua mente, saída da frente do computador, vai dar um rolê, fazer um youga, escutar um som, mas não há necessidade de ficar obcecado e desesperado com pontuação, rancks, provas etc… Sério, falo por experiência própria, acredite!! Eu vivenciei tudo isso que vocês todos estão vivenciando agora, fui um dos 300 finalistas do ano passado, modéstia a parte um dos que mais foi engajado no programa , e não quero aqui falar isso inflando meu ego, pq nada do que aconteceu ano passado foi algo intencional, as coisas simplesmente maravilhosamente aconteceram. E além de mim tem uma galera do ano passado que está na edição deste ano e sabe do que estou dizendo.
  5. Galera, tenham calma, respeitem, saibam organizar seus tempos, saibam administrar suas Threads sem floodar e se atentem aos recados do Bruce.
  6. Vi algumas pessoas comentando no slack que já pensavam em desistir… Olha, vou t falar uma coisa, o que mais senti na edição do ano passado foi o desejo de NÃO desistir, por mais difícil e corrido que foi para mim, devido a tantas atribuições na minha vida pessoal e profissional, uma coisa que carrego hoje e para sempre na minha vida foi uma frase que o Bruce nos presenteou e que ficou marcada em toda a jornada: “Desistir jamais será uma opção”.
  7. Por último, faço um convite a todos!! Bora começar a próxima (segunda) semana com a mente mais tranquila e organizada? Vamos todos juntos construir uma comunidade phoda e fazer desse Hiring Coders a terceira e melhor edição até o presente momento? :rocket: :wolf:
12 Likes

@FelipeHuffner quer uma dica?? Foque nessa comunidade aqui com dúvidas relacionadas as tecnologias abordadas no curso, html, css, ajvascript, react, git etc. Além disos, quando chegar na segunda ou terceira fase, vai rolar muito conteúdo voltado pra tecnologia VTEX IO e FastSotre e dai é o momento de aproveitar o máximo essa comunidade, pq terá ou já deve ter um time capacitado da VTEX pronto pra auxilar a galera toda com dúvidas técnicas sobre a tecnologia.

4 Likes

@jeanfraga o problema que a galera, com medo e na ansiedade extrema, está poluindo de mais tanto aqui como no slack… O engajamento deve ser feito nas duas comunidades, além do chat do YOU TUBE, porém estão fazendo de forma desordenada e desorganizada, talvez por falta até de instrução da própria organização. O que seria muito oportuno, é a organização proporcionar uma LIVEESPECÍFICA para falar SOMENTE SOBRE ESSES PONTOS, pq nem mesmo com as Threads do Bruce a galera tá se ligando em manter o foco e se manter informado com os recados passados.

4 Likes

Sim. Sub-topicos, como já há aqui mesmo, nos outros forums do VTEX Comunnity, iriam ajudar a resolver o problema.

Ter onde compartilhar dúvidas técnicas e onde bater papo, ajudaria muito na organização.

Essa métrica de “engajamento”, que parece não estar claro exatamente como funciona, não ajuda a manter uma comunidade Tech. Como você já mencionou, tá mais da parecido mesmo com um Instagram, ou com um Facebook, com gente tentando fazer o máximo pra ser notado, porque “quem não é visto não é lembrado”.

Outro dia, no Slack, eu estava discutindo isso com outro usuário, e lembrei de que, porém, não perdesse de vista o “como” ele quer ser lembrado.

Atualmente, to tentando estudar mais sobre os Testes, Cucumber, Jasmine, e tenho dúvidas, mas tenho bem pouco estímulo de postar sobre elas aqui no fórum, porque tá, na minha expectativa, bem aquém do que eu estava esperando de um fórum técnico.

7 Likes

Acho que participação é contribuir. Tem vários tópicos já, você simplesmente responder algum deles já é participação. Tem até tópicos de interação comum, tópicos de opinião, tópicos pra compartilhar links. Acho que o problema está na criação desenfreada de novos tópicos sobre assuntos que já foram abordados, ou sobre assunto nada a ver.

1 Like

Sobre Testes, acredito que é justamente um tópico útil que ainda não vi e sobre um assunto que geral achou difícil (eu inclusive). Eu notei que era uma visão mais panorâmica, e ainda assim, nesse primeiro contato, eu tive dificuldades (sobretudo por ainda não ter conhecimentos mais aprofundados em nenhuma linguagem, daí a pergunta seria “testar o quê?” quando não se sabe o mínimo).

3 Likes

Eu acho o Slack ainda mais confuso por estar tudo em um tópico só. Quando vejo, o tópico já rolou N mensagens e já não sei mais nada do assunto que tá rolando. Até o tópico sobre dúvidas já tinha virado chat em algum momento. Mas é bom justamente para ler os anúncios do Bruce, então acompanho lá por isso.

O evento está aprendendo também, não é fácil lidar com milhares de pessoas. As plataformas não aguentam, e não dá pra ficar monitorando a atividade de cada um. Eu sei que a equipe está fazendo o possível pra que seja um programa justo pra todos.

Desistência vai sempre ter. Muita gente entra por curiosidade e descobre que não era o que ela esperava, ou então encontra uma oportunidade no meio do caminho e não têm mas disposição ou tempo pra continuar os estudos. Eu também vejo MUITA gente começando na área de programação apenas porque o mercado está aquecido e descreve como se tivesse encontrado a profissão que ele sempre sonhou, mas na primeira dificuldade diz que não nasceu praquilo. Enfim, as desistências farão parte de qualquer processo.

No mais, bora focar em multiplicar nosso conhecimento coletivo. :heart_on_fire:

5 Likes

Concordo bastante, é uma poluição visual que me faz desistir de acessar, e quando acesso desisto de encontrar o que estava procurando, talvez a noção de que os fins justifiquem os meios faça a galera postar de mais e agregar valor de menos, infelizmente.

2 Likes

realmente o engajamento e transformar muitas pessoas que fazem parte desse projeto e constrói novos laços com todo mundo.

2 Likes

muito bem um passo de cada vez.

1 Like

Excelente colocação.

:clap:

1 Like