Enquete sobre o nível de dificuldade no aprendizado do conteúdo proposto

Olá coders, como estão ?
Sou programador e atuo na área a alguns poucos anos, e apesar de o programa hiring coders partir do suposto zero, para atingir especialmente “não-programadores” que queiram ingressar na área, percebo que alguns conteúdos embarcam uma complexidade maior que por vezes podem excluir os iniciantes da jornada.
Claro, tudo depende do esforço individual de cada um, em buscar inclusive em outras fontes o saber e se aprimorar mais nos assuntos discutidos.
Então abri esta enquete, para medir como está na perspectiva de vocês o nível de dificuldade durante o processo. Aqui vocês podem considerar tanto o conteúdo das aulas quanto as avaliações de maneira geral.
Abro a pergunta da enquete pra vocês:

Diante das aulas e avaliações dadas até o momento, como você julga o nível de dificuldade do conteúdo proposto em relação ao seu conhecimento prévio?

  • Já tinha conhecimento prévio e achei fácil
  • Não tinha conhecimento prévio e achei fácil
  • Já tinha conhecimento prévio e achei moderado
  • Não tinha conhecimento prévio e achei moderado
  • Já tinha conhecimento prévio e achei difícil
  • Não tinha conhecimento prévio e achei difícil

0 voters

33 Likes

Boa tarde cara, eu sou estudante do 3º Sistemas para Internet e estou achando as avaliações de nível moderado para difícil.

Foi assim desde o começo e aquele Assessment de Soft Skills foi muiiiitoooo pesado o nível, até porque não tivemos acesso teórico as informações que foram cobradas, pois as aulas foram mais “gerais” sobre os temas e cobradas coisas muito específicas.

Apesar desses detalhes estou gostando bastante da didática do programa Hiring Coders.

Estou estudando bastante por fora, Udemy, Youtube, DevMedia, sololearn.com, etc.

A internet é rica em conhecimentos que podemos procurar.

Abraço e bons estudos a todos !! :computer: :computer: :computer: :computer:

10 Likes

Muito obrigada pela enquete @ErikHPO !! Tb tinha essa impressão e tb estava querendo saber se somente eu estava achando a abordagem não muito didatica para que está iniciando do zero. Eu ja tenho um pouco de conhecimento e tenho achado difícil, como se o curso fosse para quem tem bastante experiencia teórica.
Para quem começou do zero acho que está sofrendo muito.
Já li relatos que foi uma propaganda enganosa para quem começou do zero. :cry:
Será?

11 Likes

Muito bem colocado @leonardoalbuquerque . Se pra vc que esta fazendo graduação achou o nível alto, imagina quem começou do zero e tem altas expectativas com o curso.
Temos mesmo que estudar por fora. Sempre! Independente de bootcamp mas acredito que algumas pessoas estavam contando, ou entederam, que o bootcamp traria um bom consolidado de conteúdos num curso só, poupando assim tempo em pesquisas com outros materias didáticos.

Eu fiz um bootcamp, ano passado, 3 meses, fora do país. Foram 3 meses super intensos, mas aprendi 90% do que sei por lá. Acho que algumas pessoas tb pensaram que seria assim por aqui.

7 Likes

Acaba que eu votei pensando na minha perspectiva, se está fácil ou difícil pra mim.

Mas de fato concordo que, nesse formato, o programa definitivamente não é pra iniciantes. :man_shrugging:

A não ser por algum outliner ou exceção extrema, de um modo geral o bico do afunilamento pertence aos que já participaram de outra edição e/ou já têm boa bagagem e capacidade de absorção.

Iniciantes tirarão proveito dessa fase inicial, absorvendo conteúdos gerais de mercado, e da fase VTEX IO. No limite do esforço e capacidade individual, se encaixar entre os 300.

Mas o conteúdo, prazos e sistema de pontuação desde a etapa inicial já mostra não ser pra “iniciantes sem conhecimento prévio”.

13 Likes

Disse tudo @AndreMR !

3 Likes

Essa é minha primeira experiência com programação e meu primeiro bootcamp também. Acredito que o conteúdo tenha nível de dificuldade de fácil a moderado, mas o ensino e metodologia deixam muito a desejar, tornando o processo como um todo bem difícil.

9 Likes

Esse é meu primeiro bootcamp e, como iniciante na área, acredito que algo que me impactou muito foi a falha na construção de uma curva de aprendizado. Sinto que alguns módulos, como o Node, deveriam ter aparecido antes de React e Typescript, por exemplo, e outros conteúdos trabalhados deveriam ter tido mais base, pois se trata de um programa teoricamente pensado pra quem não tem uma. Quem já tem conhecimento prévio sempre se destacará com mais facilidade e é por isso que errar na metodologia e estratégia de nivelamento de iniciantes se torna um fator muito decisivo.

Acredito na boa intenção do programa em oferecer mais conteúdos do que o imaginado, mas penso que talvez fosse mais proveitoso focar num cronograma mais enxuto porém mais aprofundado em suas bases, considerando o público alvo. Ainda sim, ele tem mostrado muito bom, principalmente, pra quem busca direcionamento nos estudos em paralelo, algo bem confuso pra quem tá ingressando na área!

9 Likes

boa noite, eu tinha conhecimento prévio em alguns assuntos e mesmo assim não achei justo os conteúdos abordados nas avaliações, em relação ao nível de dificuldade acredito que foi progressivo de fácil, moderado e difícil. Na semana 3, em diante, os cursos deixaram muito a desejar, ocorreram vários problemas ,desde didática ruim ,a cursos desatualizados. Algumas avaliações cobradas tinham muitos conteúdos que não foram abordados em aula e questões aleatórias. No final o saldo é negativo, para quem chegou ate aqui, principalmente para quem está iniciando na área.

6 Likes

Isso ae @AndreMR , o programa acaba não sendo para os iniciantes, ainda assim, muita coisa pode ser absorvida por quem está começando agora, até onde o funil os permitirem.

1 Like

Pois então @orenanvieira , eu acredito que de forma geral o saldo seja positivo, apesar de não atender a expectativa dos estudantes iniciantes em relação ao próprio desenvolvimento durante o processo, devido as dificuldades, didáticas e conteúdos que por vezes requerem uma bagagem que não se adquire em tão pouco tempo.
No fim, talvez este não seja o programa que os colocará de forma definitiva no mercado, mas alguma contribuição por menor que seja durante o programa conta de forma positiva pro futuro de cada um.

3 Likes

Adorei a enquete! Achei super pertinente. ^^
Eu achei puxado e teórico. Como eu vim do Direito, eu gosto de teoria e buscar outras fontes de estudo, mas confesso que fiquei perdida muitas vezes. Acho que o que mais prejudicou foi a ordem dos conteúdos, acho que o Node tinha que ter vindo antes do GraphQL. As aulas de testes também achei bem puxadas e acho que poderiam ter colocado em outro lugar, mais pra frente. Mas gostei da organização das mentorias e do conteúdo, como disse o @ErikHPO, o saldo é positivo. É meu primeiro bootcamp também, acredito que essa agonia vá diminuir com o tempo kkkkrying

6 Likes

A cada dia que passa eu me convenço mais e mais que bootcamp pra iniciantes (qualquer um, de qualquer plataforma, qualquer empresa) é história pra boi dormir. Não existe. Iniciantes reais não têm condições de dar conta de um bootcamp. É muito corrido, é muito conteúdo e exige muito estudo por fora. O iniciante não consegue acompanhar. O melhor é fazer cursos no seu próprio ritmo e depois de ter uma base, aí sim vai pra bootcamp.

10 Likes

Vou deixar meus cinco centavos aqui também. Eu não tinha experiência com programação até o dia 26 de abril, meu único contato com linguagens tinha sido através do curso do Gustavo Guanabara sobre HTML e CSS (que são linguagens, mas não de programação). Como a semana 1 do conteúdo aqui da gama foi bem tranquila em volume eu resolvi fazer o curso de Javascript também do Guanabara e isso me ajudou muito na semana 2 que foi bem tranquila também. A semana 3 caiu igual uma bigorna na motivação em relação ao curso, o módulo intermediário de react estava com a primeira aula errada e ficou assim até a semana seguinte, deixei o módulo em standby e fui pra GraphQL, o módulo de GraphQL está totalmente fora de lugar e um tanto defasado, isso gerou problemas pra quase todos participantes, tanto pela falta de material introdutório ao tema, quanto pelo próprio material gerar erros consecutivos por seu envelhecimento. A semana 4 deu uma reanimada, o Erik Borges é um cara muito maneiro e ótimo professor (Gama Academy se liga nesse cara), por isso foi uma semana ótima. A semana 5 não chegou a ser um problemão como a semana 3, mas deu trabalho e a semana 6 tem o Erik novamente na área o que é um prêmio.

No saldo geral eu considero positiva a experiência. Foi uma doidera ter que lidar com os problemas de plataforma, conteúdos não ótimos e avaliações inadequadas, mas mesmo com todas as dificuldades eu posso dizer que aprendi um monte de coisa nova e sou gratos aos envolvidos na realização desse projeto.

5 Likes

Esse roadmap é muito conhecido no meio dev e por ele é possível notar como GraphQL entrou no lugar errado em nossa trilha.

6 Likes

Olá, também concordo que houve um erro na ordem do GraphQL. Deveria ter sido colocado após as aulas de Node.js. Porque como vamos entender quais soluções o GraphQL veio atender sendo que algumas pessoas nem sabiam ainda o que era uma API REST.

4 Likes

Muito pertinente a enquete colega! Assim como muitos, procuro me aprofundar nos assuntos com conteúdos externos.

1 Like

Na verdade o GraphQL está marcado como “Order in roadmap not strict (Learn anytime)”… Então acho que não teria muito lugar fixo… Acho que é só difícil mesmo! :expressionless:
Conversando com uma amiga que é Dev Sênior, ela disse que até hoje acha GraphQL difícil. Estudou e ainda não aprendeu hehehe

3 Likes

Minha avaliação como uma pessoa com ZERO conhecimento prévio sobre o assunto, mas com 10 anos de experiência em outra área e também com graduação e 2 pós:
Achei o conteúdo beeem difícil. Mas entendi que é um assunto totalmente novo pra mim e que o conhecimento tem que ser assentado aos poucos mesmo… Ver e rever as aulas, fazer os exercícios, ver vários professores diferentes falando do mesmo assunto… Pq a didática do professor conta também na hora do aluno absorver o conhecimento.
Acho que os professores da Gama são, na verdade, especialistas. Então as aulas realmente são confusas. Percebi elas mais como palestras do que aulas, sabe? Então vou procurar outras fonte de conhecimento pra clarear mais os assuntos.

3 Likes

No mais, o programa está sendo muito importante para que eu entenda como o mundo do desenvolvimento é vasto e não tem como ser especialista em tudo! Realmente tem que aprender o basicão e escolher um caminho pra trilhar! No meu caso, acho que me identifiquei mais como Front!

4 Likes