[ESTUDOS][DICAS] Método de Estudo Pomodoro

Olá, pessoal! :wave:

Venho através desse artigo compartilhar um pouco de como eu tenho me organizado e planejados meus estudos e como eu o faço de modo prático.

Antes de tudo eu preciso explicar como funciona o método que eu estou usando atualmente e que espero também poder ajudar a você de alguma maneira em seus estudos

:tomato: Método de estudo Pomodoro

Uma técnica inventada por um empresário e escritor chamado Francesco Cirilo que usava o cronômetro de tomate para temporizar suas atividades da universidade.

Basicamente esse método é você criar pequenas sessões de estudos, de alta concentração, ficar 100% focado e intercalar em intervalos pra descanso.

Na prática 1 sessão de estudo (Pomodoro) equivale a 25min seguido de um descanso de 5min (eu recomendo você fazer algo que goste, assistir algo, esticar as pernas ou apenas descansar as costas).

E assim você faz até concluir aquele determinado objetivo de estudo. Quando você completar 4 sessões você poderá aumentar o seu descanso para 15min a 30min.

Para início, eu super recomendo que você não force muito a barra e comece com sessões mais curtas de 10min por exemplo seguidas de 5~8min de descanso. Quando já estiver acostumado ao ritmo, aumente as sessões gradativamente até aos 25min, mas o método pode ser customizado e usado ao seu tempo.

fonte: TÉCNICA POMODORO: Guia Definitivo + Mapa Mental *GRÁTIS*

:pushpin: Site para auxiliar o Pomodoro

Pomodoro Timer Online - Pomofocus (gosto bastante desse app porque além de ter um alarme sonoro. é possível também customizar os Pomodoros e listar a suas tarefas para ter uma noção de tempo)

Bom, espero ter ajudado você de algum jeito. Se tiver alguma dica ou método, por favor compartilhe nos comentários! :purple_heart:

:robot: Ah hey vamos se conectar, me add lá no linkedinho:
https://www.linkedin.com/in/kami-martins/

22 Likes

É bom combar pomodoro com alguma técnica de escrita para fazer notas do que foi estudo.
Recomendo o método Zettelkasten que consiste em criar notas linkando outras notas sobre vários assuntos. Assim formando um grafo de conhecimento.

Zettelkasten — How One German Scholar Was So Freakishly Productive | by David B. Clear | The Writing Cooperative
Human Search Engine - by Sibelius Seraphini (substack.com)

5 Likes

Muito bom ! :slight_smile:
Já fazia isso de maneira intuitiva… muito legal ver a fundamentação!
Obrigado

Essa técnica é muito boa mesmo, passei o dia hoje estudando usando ela, e é incrível como flui bem! Muito boa dica @kamimartins77!!

1 Like

Boaa! Minha psicóloga recomendou essa técnica também. Funciona mesmo!

1 Like

Adoro esse método e o uso de mapas mentais :clap: :clap: :clap:

2 Likes

Eu tenho testado esse método nos últimos dias e acho que tem me ajudado muito a render mais nos estudos. Eu faço ele com sons ambientes de fundo, acho muito bom. Vou passar aqui pra vocês um canal do youtube que eu gosto de usar pra fazer esse método, caso queiram dar uma olhada. 2-HOUR STUDY AMBIENCE ☕ DEEP FOCUS POMODORO TIMER ☕ Cozy Evening Desert Birds Sounds/ STUDY WITH ME - YouTube

3 Likes

Pomodoro é muito bom.

Recomendo um aplicativo que uso no celular, se chama Pomodoro Timer. Ele é super clean, sem distrações e é programável também, então você pode colocar os intervalos conforme mais se adequa a você. Infelizmente não sei se existe para iOS, mas segue abaixo o link para Android.
imagem_2022-05-04_105958166

Link Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pomodrone.app
Link

3 Likes

O Windows nativamente tem as focus sessions no app Relogio. Uma boa alternativa para o Desktop.

2 Likes

Para quem gosta de assistir animes tem uma variação do pomodoro chamada animedoro:
The Animedoro Technique: A new version of the Pomodoro Technique | by Isa | Writers’ Blokke | Medium

2 Likes

Adoro ouvir com alguma música instrumental de fundo! E realmente eu sinto me concentrar bem mais. Nesses ultimos dias estou preferindo ouvir harmonias de piano. Eu super indico esse canal aqui: Arcade Fire and Owen Pallett - Photograph (Cover) - YouTube

3 Likes

Mapas mentais é meu xodó. Tem sido minha salvação pra revisar e tentar “explicar” o assunto pra mim mesma.

1 Like

Interessante. Irei conferir. Nunca havia ouvido falar sobre essa técnica.

boas dicas, não pode é para de estudar , nem que seja um pouco por dia, a área de TI muda muito e é muito importante sempre esta atualizado!

nossa, curti pra caramba, nunca tinha ouvido falar. Obg por compartilhar, vou tentar por em prática hoje.

Às vezes tenho bastante dificuldade pra focar em uma atividade, vou testar esse método. Valeu!

Que dica mass, já estou usando e com a musica de fundo tb haha valeu!!

Eu sou adpeta do método Pomodoro também!
(Inlcusive pensei em criar um post a respeito como dica de produtividade e usando a lupa encontrei o seu :hugs:)
No pc utilizo o site tomato-timer e no celular o app Forest, que além de possibiliar cronometrar qualquer bloco de tempo, conforme cumpre o intervalo sem utilizar o celular, uma árvore é plantada.

3 Likes

Adorei a dica muito obrigada! Por vezes tenho dificuldade em concentrar-me e acredito que isto vá ajudar

1 Like

Realmente é muito gostoso estudar assim! :yum:

1 Like