Olá, pessoal!
Venho através desse artigo compartilhar um pouco de como eu tenho me organizado e planejados meus estudos e como eu o faço de modo prático.
Antes de tudo eu preciso explicar como funciona o método que eu estou usando atualmente e que espero também poder ajudar a você de alguma maneira em seus estudos
Método de estudo Pomodoro
Uma técnica inventada por um empresário e escritor chamado Francesco Cirilo que usava o cronômetro de tomate para temporizar suas atividades da universidade.
Basicamente esse método é você criar pequenas sessões de estudos, de alta concentração, ficar 100% focado e intercalar em intervalos pra descanso.
Na prática 1 sessão de estudo (Pomodoro) equivale a 25min seguido de um descanso de 5min (eu recomendo você fazer algo que goste, assistir algo, esticar as pernas ou apenas descansar as costas).
E assim você faz até concluir aquele determinado objetivo de estudo. Quando você completar 4 sessões você poderá aumentar o seu descanso para 15min a 30min.
Para início, eu super recomendo que você não force muito a barra e comece com sessões mais curtas de 10min por exemplo seguidas de 5~8min de descanso. Quando já estiver acostumado ao ritmo, aumente as sessões gradativamente até aos 25min, mas o método pode ser customizado e usado ao seu tempo.
fonte: TÉCNICA POMODORO: Guia Definitivo + Mapa Mental *GRÁTIS*
Site para auxiliar o Pomodoro
Pomodoro Timer Online - Pomofocus (gosto bastante desse app porque além de ter um alarme sonoro. é possível também customizar os Pomodoros e listar a suas tarefas para ter uma noção de tempo)
Bom, espero ter ajudado você de algum jeito. Se tiver alguma dica ou método, por favor compartilhe nos comentários!
Ah hey vamos se conectar, me add lá no linkedinho:
https://www.linkedin.com/in/kami-martins/