Experiência pessoal de iniciantes em programação

E aí pessoal, tudo bem?
Gostaria de propor esse tópico para os iniciantes!

Vejo por aí muitos tópicos que citam as experiências de quem já programa. Seria interessante darmos vós também aos iniciantes, que ainda não possuem experiência profissional, mas que tem muito o que falar sobre a busca por informação.

Então a sugestão é citar quais as experiências, erros e acertos cometidos até aqui nos estudos em programação web.

28 Likes

Olá!

Eu pessoalmente não tenho nenhuma experiência no mundo da programação, comecei os estudos em programação web, portanto ainda não tenho erros para relatar, mas já já terei hahah.
Tenho grandes expectativas nesta nova jornada!!

11 Likes

E aí, blz?

Eu tenho alguns erros kkk
Há cerca de um ano eu iniciei meus estudos de forma totalmente aleatória.
Eu quis absorver a imensa quantidade de informação sobre o mercado de tecnologia em muito pouco tempo e isso deu uma bugada em mim.
Fui pulando etapas e invertendo a ordem das coisas e isso me frustrou bastante no início.

Recentemente eu decidi focar em uma coisa só (front-end) e também to empolgadaço com esse momento!

7 Likes

Acredito que os erros fazem parte hahah, eu ainda não sei que caminho escolher, focarei agora no início para absorver e estabilizar o básico e depois já se verá.
Há muitas informações na net, se não forem bem filtradas, mas confusos ficamos.

5 Likes

Começou muito bem!!!

Te desejo sorte e sucesso.

4 Likes

Opa…mais um iniciante aqui!
Comecei há pouco tempo, fazendo a saga de cursos de maneira aleatória também. Mas já estou seguindo uma linha de aprendizado, e me interesso pela área de Análise de Dados. Neste momento, estou aprendendo sobre as linguagens, posteriormente chegarei as ferramentas de análise. Sucesso para todos nós! :raised_hands:

6 Likes

Boa!
Eu também tenho interesse em Data Analytics, depois desta jornada focarei neste outro desafio. :muscle:t5:
O tópico soft skill ajuda imenso, no meu caso em particular, sempre duvidei das minhas capacidades no que toca em desenvolver uma carreira neste ramo. Quero usar esta oportunidade para ultrapassar os limites impostos por mim mesmo e chegar a um novo patamar. :grin:

4 Likes

Um acerto que eu acho que eu tenho, é que a primeira coisa que eu fui estudar foram cursos de algoritmo e lógica de programação! Dai quando comecei a ver as linguagens, eu entendia bem melhor!

5 Likes

Não é fácil! Principalmente pra quem trabalha em outra área, é o meu caso.
Mas também não é impossível, o que tenho feito bastante também é participar de comunidades, não só de iniciantes mas de quem já atua na área também.
A experiência compartilhada tem muito valor agregado pra quem ainda tá meio perdido.

Sucesso!

3 Likes

Sim! Me ajudou bastante também!

2 Likes

No inicio da minha jornada eu não sabia por onde começar e não segui o fluxo considerado correto(CSS,HTM, lógica de programação e JS) e começei pelo JS. Não foi uma experiência boa, mas não desisti e fui atrás de informação. Depois que eu seguir essa sequência as coisas começaram a se encaixar. Depois veio as informações sobre Front, Beck end e Fullstack.

Já passei um dia inteiro para resolver um codigo JS, depois me dei conta que era só uma letra maiúscula. Outra vez foi a falta de conversão de uma string para número por meio do método Number().

4 Likes

Assim como já disseram no tópico, não ter um trilha bem definida atrapalha um pouco na jornada de aprendizado. Comecei sozinha meio sem saber o rumo certo e vejo que gastei tempo demais em pontos que só me deixaram frustrada.

Quando decidi focar em uma coisa de cada vez, com calma, fui adquirindo muito mais experiência e aprendendo de verdade. E se tem um coisa que eu diria pra quem tá começando do zero agora é: estude lógica de programação! Não é nenhum bicho de sete cabeças e facilita muito no aprendizado. :vulcan_salute:t4:

5 Likes

Legal a ideia do tópico!

Um erro muito comum é começar logo de cara fazendo um bootcamp muito intenso (esses que duram cerca de 5 dias) no desespero de começar a fazer portfolio. Eu fiz isso e desanimei rápido. Nem completei o negócio e fiquei sem a aplicação do portfolio, que era basicamente o resultado mais tangível do bootcamp. E boa parte do aprendizado se perdeu, pois nem lembro direito.

O ideal é fazer alguns cursos bem do básico e com calma pra não chegar totalmente cru no seu primeiro bootcamp. Esse tipo de atividade não traz tudo mastigadinho e é altamente desafiador. Se seu perfil for de exatas e você for alguém que se motiva bastante com o desafio, vai fundo. Mas se estiver transicionando de outra área nada a ver com exatas, ou se você demora mais pra pegar no tranco, faça um bootcamp depois que já tiver alguma base.

4 Likes

Teve uma aula de CSS que eu empaquei em um trecho e não sabia como rsolver pq nem sequer conseguia identificar o problema. Li e reli o código. “Tá igual o da professora! Caramba, qq aconteceu??”

O erro? Uma letra errada: digitei ‘toogle’ ao invés de ‘toggle’ no trecho do código que tinha javascript. É pra rir e chorar junto ne kkkkkk

Erros desse tipo são comuns e difíceis de encontrar. Faz parte ne hahaha

3 Likes

Uma coisa que aprendi com o Gustavo Guanabara do cursoemvideo.com é não escrever o código inteiro para ver se funciona no final.

E sim ir testando à cada funcionalidade que eu insiro. Assim fica mais fácil de identificar onde está o erro!

3 Likes

A ansiedade atrapalha muito neste processo né?

Tem gente que não aguenta e desiste. Eu quase virei essa estatística.

O imediatismo em querer saber tudo fez com que eu perdesse o foco MUITAS vezes, fui desanimando e quase parei de tentar aprender alguma coisa.

Eu li um livro muito legal chamado “O Universo da Programação - Um guia de carreira em desenvolvimento de software” do William Oliveira. Ele tem uma linguagem ideal para iniciantes e é um guia bem completo que me deu um baita norte!

Recomendo e é baratinho o e-book.

Livro do universo da programação - Casa do Código.

2 Likes

Muito sensato seu pensamento!

Eu estudo o básico já há algum tempo, e eu pensei exatamente isso aí quando comecei o Hiring: “Se eu não tivesse conhecimento básico eu não iria continuar”.
Porque é uma porrada de informação no aquecimento, e pra quem tem esse primeiro contato acho que assusta um pouco né?

Por exemplo: HTML e CSS eu já sabia fazer tudo aquilo, só aprendi a fazer de forma organizada e com um pouco mais de detalhes, então pra mim foi um conteúdo tranquilo. Agora imagina pra quem começou logo de cara! Deve ter sido meio tenso.

3 Likes

Ironicamente, eu percebo que no próprio Hiring Coders existe uma sequência incoerente de estudos. Há conteúdo no Aquecimento que, na minha opinião, deveria ser visto somente mais adiante.

4 Likes

Eu achei interessante esse aquecimento. Na verdade não tem nada de muito aprofundado ali, é mais uma “apresentação” daquelas áreas e com o que cada uma trabalha.

Eu sempre ouvi falar de metodologias ágeis, testes, o tal do “clean code” (boas práticas) e sempre fiquei boiando nas conversas. Agora, mesmo que eu não tenha um conhecimento forte nisso tudo eu pelo menos vou saber sobre o que estão falando kkkk

Sem contar que dá uma boa base do que você pode estudar por fora e se aprofundar, pq se você ver as vagas por aí a maioria delas pedem essas skills entende?

Então esse aquecimento vai servir também como base na hora de eu buscar informações complementares que me ajudarão na hora de buscar emprego.

Mas é só a minha opinião, não é a verdade absoluta.

1 Like

Uma dica bem legal que me ajudou bastante é sempre dar uma olhada na documentação… Viu algum novo método ou alguma nova funcionalidade em algum curso? Vai lá e da uma lida nela na documentação também… sempre vai aprender mais alguma coisa, alguma nova aplicação e com certeza vai fixar melhor o conteúdo aprendido. Quando comecei a fazer isso senti uma grande evolução.

2 Likes