Fluxo de conhecimento: qual ordem seguir no caminho do aprendizado?

Oie, pessoal! Recebi uma sugestão incrível no slack de Helton - um dos monitores do Hiring Coders -, para aprender CSS logo após HTML. De acordo com o cronograma do programa, essa sugestão não está na ordem sugerida :pleading_face: Com certeza seguirei a indicação :yum: mas queria saber também se vamos receber mais dicas, como a sugestão de Helton, para seguirmos nosso aprendizado dentro do Hiring Coders. Poderiam me ajudar por gentileza com mais dicas sobre o fluxo de conhecimento? :love_letter:

13 Likes

Olá, Neto! Como vai? espero que esteja bem.

O fluxo de conhecimento pode ser da seguinte forma.
HTML > CSS > JAVASCRIPT > VERSIONAMENTO > FRAMEWORKS.
Mas vamos seguir o fluxo de aprendizado da HiringCoders.
Acredito que você possa tirar suas duvidas acessando essa documentação, dá uma lida rápida

Lá você encontra em mais detalhes esse fluxo e pode também navegar entre os links p se aprofundar.

Abraços

21 Likes

Putz, valeu rodrigo!!! Muito bom a indicação, de verdade! Valeu mesmo :star_struck:

3 Likes

Muito bom o material Rodrigo!!! Obrigado por compartilhar conosco!!!

4 Likes

Muitissímo obrigado Rodrigo pela a dica valiosa e muito sucesso na sua jornada

4 Likes

Valeu Rodrigo, muito bom!!

4 Likes

@netocazeca boa pergunta, com a experiência que eu tive em alguns cursos e assim como o @zrodrigolimaz explicou, a ordem mais recomendada respectivamente é html, css e javascript.

Isso se dá devido a complexibilidade de cada uma dessas ferramentas.

Outra coisa que me ajudou e pode te ajudar a entender a diferença e complexibilidade de cada um é o exemplo do corpo humano comparado à programação, veja

• HTML - Estrutura óssea
  • CSS - Roupas, Pele
  • Javascript - Músculos e Cérebro

Perceberá como essa ilustração faz sentido conforme se familiarizar com essas ferramentas!
Espero ter ajudado e bons estudos! :wink: :smile:

[Programação Web X Corpo Humano]
(HTML, CSS e Javascript, quais as diferenças? | Alura)

13 Likes

Eu acredito que seja bacana seguir o fluxo do hiring coders, caso tenha experiência parte para as coisas que vocês não saibam !

3 Likes

excelente o exemplo… até anotei aqui para lembrar sempre

3 Likes

Valeu por compartilhar!
A ordem que segui também foi essa, comecei por HTML, log após aprendi CSS e depois iniciei no Javascript

3 Likes

@Matheusmattos Concordo com você! Sempre procuro seguir a ordem proposta pelo curso, senão eu possa me confundir conforme o conteúdo for se aprofundando.
Mas, mesmo para os que optarem por outras ordens/métodos de aprendizagem o importante é absorver o conhecimento! :smile:

3 Likes

Boa noite, @netocazeca! Tudo bem?

Como o pessoal já mencionou, acho legal seguirmos a trilha de conhecimento do Hiring.
É normal ficarmos beeeem perdidos em relação a isso quando estamos começando a aprender sobre um novo assunto, uma nova área.

Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e também participei de um curso de formação bem legal!
Nos dois casos, a trilha passada foi praticamente igual, e eu sempre acabo recomendando pros meus colegas que estão iniciando na área seguirem por ela também. Mas claro, isso não é uma regra!
Nas situações mencionadas, aprendi nessa ordem:

Lógica de Programação > Git > HTML > CSS > JavaScript > Modelagem de Banco de dados > Programação Orientada a Objetos > Aplicação Web MVC
E por aí vai!

Boa sorte na sua jornada, abraços! :smile:

8 Likes

Maravilha, Isabella! Confio na trilha passada pelo Hiring Coders, mas como me deram uma sugestão que fugia do escopo, então fiquei curioso se existem mais dicas. :pleading_face: É realmente unânime a sequência HTML > CSS > JavaScript :joy: Abraços! :smiling_face_with_three_hearts:

3 Likes

Olá, talvez esse roadmap ajude a caminhada também. Espero que ajude.

Roadmap front/back…

3 Likes

Talvez eu alteraria só a ordem da lógica de programação:

Git > HTML > CSS > Lógica de Programação > JavaScript > Modelagem de Banco de dados > Programação Orientada a Objetos > Aplicação Web MVC

Porque a pessoa sairia de uma parte muito mais teórica (mesmo tendo alguns exemplos prticos neste módulo), para uma parte de aplicar o que foi aprendido na lógica diretamente com a linguagem de programação (javascript). As vezes quem tem um déficit de absorver conhecimento, pode ter uma dificuldade maior em recaptular o que foi aprendido no primeiro módulo ao chegar no javascript (pois são assuntos bem atrelados).

4 Likes

Eu segui a base que é HTML, CSS e JAVASCRIPT, depois vou para o Gthub e Frameworks(frontend). PHP ou Node.js no Backend e vida que segue. Mas o Hiring Coders oferece muito mais do que isso!

2 Likes

Verdade! Concordo com você nesse ponto, faz mais sentido pra mim também aprender a lógica depois hauahua

3 Likes

Olá boa noite!
A trilha que você se refere do Hiring Coders é a que está descrita no cronograma que foi disponibilizado?
Ou é a ordem que está descrita na plataforma da Gama Academy?
Desde já agradeço se puder esclarecer essa dúvida.

3 Likes

Boa noite, @thiagos69!
Siiim, é essa mesma! Acho que elas estão de acordo, tanto a do cronograma quanto a da plataforma da Gama Academy.
Pelo menos, pelo o que eu observei, o cronograma está sincronizado com os materiais disponibilizados semanalmente na plataforma.

3 Likes

Essa dica do Rodrigo deu um norte que precisavamos …Vlw :pray:

2 Likes