[GAMES] Jogos de Programação

Jogos para praticar

Eu sei que estudar é o mais importante agora e a maioria não tem tempo sobrando, mas eu gostaria de compartilhar alguns jogos que ainda estão inseridos no contexto da programação:

Flexbox Froggy: Prática de conceitos do CSS Flexbox.

CSS Battle: Replicação dos layouts com o mínimo de código CSS.

Grid Garden: Prática de conceitos do CSS Grid.

Grid Critters:Prática de conceitos do CSS Grid.

CSS Diner: Prática de uso dos seletores de CSS.

Flexbox Zombies: Prática de conceitos do CSS Flexbox.

Flexbox Defense: Prática de conceitos do CSS Flexbox.

Jogos CodePip: Prática de CSS e JavaScript.

Unfold: Apresentação do CSS 3D Transform.

PWA: Prática de Service Worker.

CodeMonkey: Prática de CoffeeScript.

Code Combat: Prática de Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua.

Elevator Saga: Prática de JavaScript.

CodinGame: Prática em mais de 25 linguagens de programação.

RoboMind: Prática dos princípios básicos de programação, lógica e robótica.

RoboZZle: Prática de funções e lógica de programação.

Jogos de lógica, puzzles ou estratégia

Abaixo outros jogos que não necessariamente ensinam a programar em uma linguagem, mas te ajudam a praticar seu raciocínio lógico e estratégia. Eles são jogos na Steam, mas alguns você também encontra em outras plataformas, e apenas um ou outro são gratuitos. Pra quem gosta, vou deixar a listinha:

Sugestões dos colegas:

Subi aqui só pra organizar. Deixem :heart: nos comentários deles mais abaixo:

52 Likes

Pra galera que curte jogar Minecraft, mexer com aqueles circuitos redstone é ótimo pra aprender lógica binária. Já vi fazerem ULA (unidade lógica e aritmética) por lá, que funciona inclusive.

7 Likes

Oh My Git!: Praticar git com joguinho :slight_smile:

8 Likes

Flexbox Froggy foi o primeiro jogo que pratiquei flexbox rs. Utilize quando for ao banco, estiver em uma fila, utilize esse tempo para praticar…

4 Likes

Flexbox Froggy foi o primeiro jogo que pratiquei flexbox rs. Utilize quando for ao banco, estiver em uma fila, utilize esse tempo para praticar…

Tem esse tambem https://cssreference.io/

5 Likes

Tem esse tambem

e o APP grasshopper

7 Likes

Esse jogo "While True: Learn()" é muito bom!

Ele é mais focado em ensinar Machine Learning e cada fase que você passa ele compartilha artigos para você aprofundar nos temas que o jogo mostra. É bem interessante e acho que vale apena também para melhorar nosso pensamento lógico.

7 Likes

Excelente conteúdo mesmo, obrigado!

1 Like

Oi pessoal! Gosto do site Jogos do Blockly

4 Likes

Começar a programar, e perceber que existe uma interação legal como essa, me deixa satisfeito, excelente topico.

4 Likes

Fiz muito o uso de flexblox froggy quanto aprendi css! vale muito apena!

4 Likes

Muito bom! O Flexbox Froggy é bem legal, principalmente para quem está iniciando

4 Likes

Uau, muito bacana!! Que interessante essas formas de aprender e praticar novos conhecimentos. Parabéns pelo tópico! :grinning: :clap: :clap:

4 Likes

Aproveitando o tópico sobre jogos, gosto bastante de programar scripts e NUI para GTA 5 utilizando Lua, JavaScript, HTML e CSS.

4 Likes

Amei a lista!! Com certeza vou baixar alguns para praticar :grin:
Aproveito para sugerir também o Sololearn, apesar de não ser um jogo, tem lições diárias de várias linguagens para treinar, e inicia bem do basicão.

5 Likes

Favoritei aqui, muito massa essa lista!

4 Likes

Tem esse aqui tbm: JsRobot

É um joguinho para quem está começando a aprender JavaScript.
A premissa é bem simples: você controla os movimentos de um robozinho e precisa coletar as moedas e chegar até o final da fase sem morrer. Para isso, é oferecido ao jogador uma série de métodos e atributos que quando chamados, refletem em ações do robozinho. Por exemplo, se eu digito no console robot.move(10) , ele se move para a direita.

5 Likes

Mais um para a lista:

4 Likes

hahahahha ótima ideia @Jackeles_Kerley!

2 Likes

Estou começando JS agora, obrigada pela dica

2 Likes