Git e Github - ajuda

Comecei as aulas hoje sobre Git e Github e senti que tomei uma surra, não consegui entender muita coisa. Quão importante é saber o Git Hash? o GitHub Desktop substitui o conhecimento? Me indicaram os vídeos do Gustavo Guanabara, existem mais outras pessoas para auxiliar? Sou super iniciantes e todos esses conceitos são tão abstratos.

11 Likes

Recomendo a ferramenta Visualizing Git (git-school.github.io) que te ajuda a vizualizar os grafos de cada comando que você digita no git bash.
Na prática o github desktop consegue substituir tranquilamente o Git Bash, mas em contextos especificos pode ser que você encare uma situação que não poderá instalar uma ferramenta de interface gráfica para te auxiliar.

Material para complementar as aulas de git:
01. Introdução - Git e Github para Iniciantes - YouTube

6 Likes

cara, adorei essa ferramenta. valeu pela dica!

3 Likes

Meu, tem muitas funcionalidades no Git Bash, mas o principal que eu uso é para subir as coisas no GitHub.

Normalmente o meu caminho é:

  1. Criar o repositório no próprio GitHub
  2. Dentro do Git Bash, acessar a pasta do projeto que quer mandar para o Git Hub, usando o comando cd.
  3. Comando git init dentro da pasta que quer enviar.
  4. git add . (Coloca todas as pastas e arquivos do projeto dentro do repositório que vc acabou de init. Não se esqueça do . depois do add)
  5. git commit -m “Escreva uma mensagem de commit”
  6. Aí vc vai lá no repositório que vc criou no GitHub e copia a seguinte parte no Git Bash:

image

  1. Dentro do repositório, no próprio GitHub, vai em Setting > Pages. Aí clica onde tiver None na parte de Source, e selecione o branch main. Assim o site já vai pro ar
  2. Depois, toda vez q fizer uma mudança no código, repete os passos 4 e 5. Também use o comando git push -u (Para mandar essas mudanças para o GitHub)

Qualquer dúvida sobre isso, só falar

5 Likes

Lembrando que o comando ‘git add .’ é uma má prática, use Conventional Commits nas mensagens de commit e adicione apenas os arquivos necessários com o comando ‘git add -i’.

Mais sobre o git add interativo:
Usando o git add interativo | Alura

3 Likes

Valeu!! Não sabia

2 Likes

Sou nova na área também e passei pelo mesmo dilema! :sweat_smile:
Um curso que me ajudou bastante foi o “Introdução ao Git e ao GitHub” da DIO.

Resumo

O professor explica um pouco da lógica por trás e os comandos principais.
Fiz na primeira vez só copiando o que ele ensinava, é complexo mesmo mas aos poucos vai fazendo sentido. Anotei quais eram as aulas e pontos importantes de utilização e retorno quando preciso relembrar algo específico (como comandos, ou como criar um novo repositório). Mas entendendo o que cada comando faz fica mais fácil de usar o GitBash!

É uma plataforma gratuita, se tiver interesse: DIO

2 Likes

Olha, na minha sincera opinião, o Git Bash é sim muito importante.

Existem diversos facilitadores por aí, como o próprio GitHub Desktop (até compartilharam um visualizador aqui), mas fazer aquele esforcinho a mais para entender ele como vem “de fábrica” é muito bom, porque isso não te faz dependente de outros recursos (visuais ou de qualquer natureza) para se virar na hora do aperto.

Vou passar um tutorial aqui em pt-br que gostei bastante:

Git e GitHub para iniciantes – Tutorial completo

Mas como já tenho um entendimento de Git, talvez não esteja julgando ele da forma ideal, e possa ser mais confuso para quem ainda está aprendendo do que aparenta.

Agora, se o inglês estiver afiado, vou passar o tutorial direto de onde fui ensinado sobre Git, um programa de fullstack gratuito chamado The Odin Project. Eles são bem minuciosos, mesmo na parte introdutória, o que foi muito efetivo para mim.

Introduction to Git | The Odin Project

Gosto muito de ler, então sou suspeito de falar, mas pelo menos o The Odin Project manda alguns exemplos em vídeo também para facilitar.

Lembrando que este último está em inglês, beleza?

Edit: Esqueci de comentar, mas no geral é legal você aprender os comandos do Bash, porque eles facilitam muito seu trabalho.

Se tem uma coisa que você vai fazer muito enquanto desenvolve seus códigos é criar pastas e arquivos de monte no seu PC, mover eles para cima e para baixo, alterá-los e por aí vai.

O Bash vai evitar que você tenha que ficar abrindo suas pastas com o mouse e criando arquivos toda hora. Você digita uns dois ou três comando rapidinho ali e pronto, volta pro código.

Estou dando exemplos bem básicos aqui, tem coisas muito mais complexas que você pode fazer. Entretanto, o que você vai usar muito mesmo (pelo menos por experiência própria aqui) são os comandos mais fundamentais para administrar suas pastas e arquivos (usa tanto, que logo você decora).

Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí.

4 Likes

Agradeço a recomendação! Muito bom.

2 Likes

GIT & GITHUB - Pages

Oi @Hilem copiando aqui uma mensagem que mandei no Slack e que acho que pode ser útil. Bons estudos!
----Pessoal, aprendi na aula da Hendy que o github permite publicar páginas html. Muito legal.
Queria aproveitar para dar uma dica a quem ainda não teve muito contato com o git: aproveitem essa semana para se dedicarem a essa ferramenta maravilhosa. É muito legal. Foi desenvolvida pelo criador do Linux, então já dá para ter uma ideia, né?
Ainda tenho muito o que aprender sobre ela mas o que já sei usar é muito útil. Vale a pena ler a documentação do próprio git. Ela é muuuuito bem explicada e didática.
https://git-scm.com/docs
Aula do prof. Isidro Manual de Sobrevivência do Github Manual de Sobrevivência do Github - YouTubeGit é 10! ps: aproveitei para publicar o meu exercício de portfólio: .:CIA de Dança Aérea:.

2 Likes

Hilem, eu estudei git antes de ‘conhecer as coisas’ e nao fez o menor sentido pra mim “versionar” código. Mas deixa esse conhecimento guardado ai. Faz o html e o css. Faz seu perfil no github. Na hora que você ‘entender’ o poder do git tudo fará sentido. Eu precisei usar o git no processo seletivo que fiz… e só me dei conta que sabia as coisas quando tava usando!

Nao tente decorar cada passo. Importante é saber que ‘existe essa função’. Daí você pesquisa.

Eu vou usar uma analogia que me ajudou… eu sou designer entao eu faço artes para clientes de instagram por exemplo… ai eu crio ‘arte1.ps’ < que é um arquivo de photoshop. Ai o cliente pede uma alteração…eu altero. Salvo como arte2.ps pra nao perder a primeira arte certo? Ai ele pede mais e mais e mais e mais alterações… quando vou ver tem 50 coisas. Nao sei mais oque é o que e aí que o cliente decide que prefere a primeira arte! rs, imagina? O que o git faz é justamente “manter tudo numa linha do tempo” assim eu tenho “um arquivo” (ou branch) com vários pontos na história que eu posso voltar(commits = pontos na histora)

push, pull, fork, add… vc só entende na pratica. Mas no teu primeiro projeto de html simples vc ja vai entender tudo, te garanto!! rsrs

4 Likes

Olá @Hilem .
No começo também achei GitHub bem complexo :joy: então usava o github desktop. Ele é bem simples. Porém um dia fiquei sem meu PC e tive que usar outro pra fazer um projeto. Ele era Linux, ou seja, não tinha como usar o github desktop. Então tive que aprender na surra o hit raiz​:joy:.
Recomendo muito o curso da Digital innovation one, de git e GitHub, é excelente!:heart:

1 Like

Concordo! Saber git agora, sem saber uma linha de código, não iria ajudar muito.

1 Like

Cara, muito obrigada! Acredito que preciso configurar algumas coisas antes disso, mas o passo a passo que enviou ficou incrível =) vou salvar para seguir sempre.

muito obrigada, vou conferir =)

obrigada! os conceitos ficaram bem mais simples dessa forma que tu pôs =)

anotado! vou conferir, já consegui muitas dicas a partir desse tópico =)

1 Like

Agora posto certo…
Aprendi git com o Mayk Brito, segue o link…
(2) Como usar Git e Github na prática: Guia para iniciantes | Mayk Brito - YouTube

Mas o negócio mesmo é praticar, errar, fazer de novo, errar mais umas muitas várias vezes e seguir fazendo…

E tem uma extensão que eu acho muito boa também, que é pro github que é a

ela cria uma barra lateral, e ajuda a você ver o caminho nos repositórios, como no VSCode por exemplo… Você tem tudo na mão no browser.

3 Likes

Pessoal! Alguém sabe como eu deixo automático o usuário e senha do git na minha maquina?
Eu utilizo o linux e sempre que faço um push ou pull ele pede para eu colocar o usuário e senha do git para realizar o processo!

1 Like

Eu até estava dando uma olhada aqui para ver se não ia falar bobagem. Você disse que estava tentando colocar a senha, certo? Na configuração do Git você não precisa da senha, apenas seu nome de usuário e o seu email, e lembre-se de usar o parâmetro --global, dá uma olhadinha no print aí:

2 Likes