Git

Galera, eu achei Git beeem dificil por terminal, tem algum problema por estar aprendendo utilizando a Interface do GITHUB?

6 Likes

Oi @Samson,
Tive dificuldade no início com git também. Embora entendesse o seu conceito e o propósito, não estava assimilando bem o uso. Como se fosse aprender de bicicleta hahaha sei o que é, sei para que serve, vejo alguém usando para me ensinar mas quando tento andar…chão! hahaha.
O que acho que seria bom você fixar:
a) git √© um sistema de controle de vers√Ķes de documentos (arquivos, projetos etc).
b) github é um repositório remoto (simplificando porque é mais que isso) que gerencia documentos usando o sistema git.

Veja se essas duas aulas te ajudam.

3 Likes

Olha, n√£o vejo problema em voc√™ utilizar a interface do GitHub, mas √© importante voc√™ saber usar o terminal bash do Git. Git e GitHub s√£o coisas diferentes. O GitHub √© onde voc√™ guarda os reposit√≥rios remotos, enquanto o Git √© o software usado pra criar reposi√≥trios locais, clonar reposit√≥rios remotos para sua m√°quina, depois '‚Äėempurrar‚Äô os arquivos para o reposit√≥rio remoto, etc.

√Č importante aprender sobre como o git funciona, pois isso facilita o entendimento sobre poss√≠veis conflitos e erros durante o trabalho com diferentes vers√Ķes de um projeto. Ent√£o busque aprender sobre o que acontece por baixo dos panos no git.

2 Likes

Mas essa aula especificamente no material da Gama, da Hendy Almeida, está muito boa. Enxuta, bem explicada e atualizada. Os vídeos são de dezembro de 2021, e o Git não muda frequente assim, como algumas bibliotecas e frameworks que rapidinho viram a mesa, hehehe.

√Č mais ou menos 1h de v√≠deo s√≥, e ainda tem l√° no rodap√© o material escrito pra consulta.

A √ļnica observa√ß√£o que eu fa√ßo √© que ela trabalha com o nome ‚Äúmaster‚ÄĚ para reposit√≥rios.
O Github mudou recentemente o padr√£o ‚Äúmaster‚ÄĚ para ‚Äúmain‚ÄĚ, como branch principal em novos reposit√≥rios. Se quiser adotar isso no git local tamb√©m, basta escolher essa op√ß√£o na instala√ß√£o:
image

Ou se j√° tiver instalado, como a maioria j√° deve ter, pode alterar por comando:

git config --global init.defaultBranch main

Sen√£o o git local vai estar como master e o github main, e vai virando aquela confus√£o. Padronizando nos 2 lugares ajuda bem.

No começo, mesmo já tendo experiência com uso de terminal, eu achava o uso de git por linha de comando bem chatinho, mas acabei descobrindo que foi por falha de aprendizado. Aprender de forma avulsa, solta, fragmentada, acabou gerando mais confusão do que ajudando, pelo menos no caso específico do Git. Depois de ficar mais confortável com os comandos e procedimentos básicos, parou de doer.

Por isso digo que aquela aula lá tá bem elaborada. Tem material bem menos funcional por aí, que fica devendo ou que complica demais.

O VS Code abstrai muita coisa com seu suporte a controle de vers√Ķes, naquela se√ß√£o ali na aba esquerda. No dia-a-dia acaba ficando mais pr√°tico usar os cliques de mouse por ali do que a linha de comando, pelo menos para os comandos b√°sicos.

Mas uma coisa que vejo a galera sofrer com terminais, e eu tenho que dar razão, é com a navegação no sistema de arquivos por linha de comando. Abrir o explorador de arquivos, selecionar uma pasta ou dar uns cliques e cair onde precisa, é bem melhor que ficar listando e digitando caminhos no terminal até chegar onde precisa.

Pra isso o Git quando instala tem a op√ß√£o padr√£o de colocar um menu de bot√£o direito no Windows, ‚Äúgit bash here‚ÄĚ que abre o bash direto naquela pasta desejada. Ou usando o pr√≥prio terminal no VS Code, que j√° inicia na pasta selecionada ali do lado esquerdo.

Por isso √© importante ter boas IDEs, elas existem pra facilitar os trabalhos mesmo. A palavra pra isso hoje √© ‚Äúprodutividade‚ÄĚ.

2 Likes