Gostaria de saber se na Vtex é possível colocar um produto multi categoria?

exemplo: Tenho uma loja de peças de moto e muitas das peças servem para vários modelos. Então quando o cliente acessar a categoria de usa moto x vai encontrar um produto, se outro cliente acessar a moto y e o produto servir para a mesma, também deverá aparecer lá. Lembrando que as categorias são principais, não podendo ser algum tipo de filtro.

Bom Dia!

@Pablo Hernandes​ tudo bem?

Acredito que essa documentação vai te ajudar: https://help.vtex.com/pt/tutorial/configurando-categoria-similar

Olá Eduardo, bom dia!

Esta documentação ajudou a entender que é possível, mas ainda fiquei com uma dúvida talvez por não conseguir interpretar bem a documentação rsrs. Vamos a prática:

Tenho um Pneu Traseiro 100/60R17 Que Serve para Moto X e Moto Y.

Minha linha para acesso a categoria pneus das motos são:

Moto X > Pneus - Pneu Traseiro 100/60R17

Moto Y > Pneus - Pneu Traseiro 100/60R17

Vamos dizer que cadastro o pneu na categoria principal Pneus da Moto X, e quero que quando o cliente acesse a Moto Y em Pneus também encontre o mesmo produto.

Isso então é possível certo?

Oque entendi é que só os filtros não funcionariam dentro da Moto Y. Exemplo: La na categoria aonde o produto foi cadastrado (Moto X > Pneus) poderia ter um filtro pelo tamanho e marca. Já na Moto Y em Pneus não seria possível encontrar o pneu pois não aparecerá os filtros. Entendi certo?

Abraço!

Pablo, este cenário é muito delicado porque estamos falando da sua árvore de categorias e especificações.

Só para eu entender, na sua árvore, seus DEPARTAMENTOS(leia-se primeiro nível) seria MOTO X e MOTO Y? Você poderia realizar por CATEGORIA SIMILAR mas mesmo assim teria que dar uma repensada.

http://help.vtex.com/pt/tutorial/configurando-categoria-similar

Exato Nathan, Moto X e Moto Y seriam os departamentos 1º nível.

Exemplo da árvore de categorias:

1 - Moto X

1.1 - Carenagens

1.2 - Pneus

2 - Moto Y

2.1 - Carenagens

2.2 - Pneus

Aqui chamamos de Categoria (1º Nível) e Seções (subcategorias) as demais. Poderíamos talvez nesta situação usar as seções como categorias similares para todas as Categorias Pai. Funcionaria?

E um outro detalhe. Ainda tenho a Categoria Pai Pneus, que lá também deveria ter o pneu que esta dentro das seções da Moto X e Y.

A minha visão é que aonde o cliente for ele encontre o produto que deseja sem esforço. Na minha loja atual, tenho um baita problema com produtos que servem para várias motos e Pneus também. pois a plataforma que me atende não é multi categoria, ai tenho que colocar um produto com o código certo em uma determinada categoria e na outra aonde ele também faz parte, colocar um carácter a mais no código para o sistema não entender que é duplicado e não deixa-lo cadastrar. O problema disso é que o ERP não conhece este código com carácter a mais, ai pedido não sobre corretamente, não atualiza estoque e ai já viu né rsrs.

Entendi! Por isso comentei que é um assunto bem delicado pois planejar a sua árvore é uma das tarefas mais importantes do seu ecommerce.

MOTO deveria ser um filtro, não uma categoria ou categoria similar, mas há quem diga que não.

Se quiser entre em contato conosco, vemos o que podemos fazer:

https://frncomunicacao.com.br

Então Nathan, na verdade a discussão aqui se deu por ter visto em outros meios, que a Vtex não possui multi categorias, assim eu quis verificar se de fato a informação era verdadeira ou não. Não trabalho com a plataforma atualmente e o caso comentado é de um cliente que temos o problema apresentado em outro ferramente de e-commerce. Mais agradeço retorno :)

Show! Pablo é o que disse, a árvore precisa ser melhor arquitetada. Porém hoje a VTEX possui sim a Categoria Similar, que é basicamente o que você precisaria.

Abs,

Valeu Nathan, muito obrigado!