Introdução ao mundo da programação
O que você vai encontrar neste artigo?
- Galera, tudo beem, gostaria de compartilhar com vocês meu entendimento do módulo de introdução com o professor #IsidroMassetto, foi muito bom o conteúdo em vídeo e bora seguir para as próximas aulas, espero que a leitura seja agradável e aceito feedbacks para correções e melhorias, também criticas. Aproveitem a leitura!
O que é programação?
- Tradução da necessidade do meu cliente, para entregar um produto de valor ao mesmo,
utilizando de ferramentas do desenvolvimento para que isso aconteça, a programação de software,
pode ser resumida com a entrega de um produto final para o cliente dentro do universo da web.
Dados do mercado?
- O mercado de desenvolvimento está em plena expansão, somente em São Paulo - Capital, temos um deficit maior que 20.000 profissionais de desenvolvimento. Além disso podemos dizer que o mercado é mundial, e todos os pontos do mundo precisam de desenvolvedores nesta nova era da tecnologia.
Como é a carreira de desenvolvimento?
-
Muito ampla, temos dentro do desenvolvimento a carreira especializada em ‘Backend’,
o backend é o pedacinho do universo web que lida com as regras de negocio que devem ser implementadas no software. -
Temos também o frontend, que é a parte interativa da aplicação, onde colocamos em prática a interface para usuário navegar, a interatividade que o usuário terá na aplicação, conceitos de acessibilidade, nos preocupamos com a facilidade de uso do sistema, dentre outros.
-
Temos também o desenvolvimento de apps, aplicações de banco de dados…
-
Muito importante para o desenvolvedor é trabalhar com ferramentas de versionamento do código,
como o GIT por exemplo. -
O GIT no trabalho em equipe é uma ferramenta que nos proporciona a possibilidade de implementar a metodologia ÁGIL, não significando diretamente que a equipe será mais rápida no desenvolvimento, e sim de forma exponencial a equipe será mais ágil, terá controle sobre mudanças constantes na aplicação e poderá utilizar essa ferramenta (git) para unir o trabalho da equipe ou até mesmo fazer modificações de forma que não afete o trabalho já construído até determinado momento.
-
As soft skill, dentre tantas podemos citar a boa comunicação com todos os envolvidos no projeto, a clareza de informações sobre o projeto, as responsabilidades que devemos ter durante o projeto e pró atividade na solução de pequenos empecilhos que podem ocorrer, resolvendo assim de forma eficiente e destravando qualquer barreira que impeça a evolução do projeto, essas são algumas das soft skills que devem ser aperfeiçoadas a adquiridas ao longo da carreira de desenvolvimento.
Linguagens de programação
-
As linguagens de programação que são diversas dentro do universo tem o intuito de nos fornecer um idioma que a maquina vai entender, são muitas as linguagens disponíveis no mercado, como Javascript, NodeJS, Python, C++, Java dentre outras diversas, cada linguagem tem seu diferencial, podendo ser melhor entendida dependendo do contexto da sua aplicação, por exemplo no inicio deste artigo falamos sobre backend, onde a linguagem NodeJS pode ser muito útil no desenvolvimento de regras do negócio pois então no NodeJS possuímos diversas bibliotecas feitas pela comunidade que auxiliam no desenvolvimento do backend.
-
As bibliotecas são como soluções prontas onde desenvolvedores trabalham na criação de um ‘livro’ para a máquina, então ao passar este livro a máquina já sabe exatamente o que deve fazer para resolver uma determinada solução.
-
Não somente no NodeJS, mas cada linguagem possui suas bibliotecas que podem facilitar e muito o desenvolvimento, leia bastante documentações sobre bibliotecas com certeza muitas delas terão uma solução que você precisa para agilizar o desenvolvimento da aplicação em que você está trabalhando.
-
Além das linguagens de programação temos frameworks que são facilitadores no desenvolvimento, podemos dizer que React é um framework pois o mesmo por exemplo possibilitada a criação e reaproveitamento de componentes, que no HTML iriamos de forma manual repeti-los na aplicação, tornando o código muito mais verboso, porém vale ressaltar que para se utilizar os frameworks devemos ter conhecimento suficiente das tecnologias que o framework ajuda a melhorar, lembrando ele é um facilitador, com linguagens tradicionais fazemos tudo que o framework faz, domine-as depois facilite ganhando em produtividade, segurança, evolução e agilidade.