[html img] [erro]

Gente, boa tarde. Estou com um problema relacionado às imagens no geral. Não importa o caminho da imagem, ela não aparece na página HTML de maneira alguma. O console exibe “Failed to load resource: net::ERR_FILE_NOT_FOUND” mas o caminho dado no HTML está certinho, já li, reli, alterei nome/pasta e nada resolve. As permissões para a imagem citada também estão de corretas.

Isso está acontecendo com qualquer outro projeto. Acabei de criar esse “portfolio” para tentar refazer o projeto do 0, mas nada feito.

Alguém pode me ajudar??? Estou desesperada

image

1 Like

Resposta curta: troca o caminho da imagen no atributo src da tag img por “./imagens/milla.jpeg”

2 Likes

tenta mudar a pasta onde o arquivo está salvo.

Cara, deu certo! Não acredito, não sei se fico frustrada por ter criado pastas, renomeado arquivos e até ter criado novos projetos, ou aliviada por ter resolvido. Muito obrigada, de verdade!
Você pode me explicar por que esse “.” antes? Eu sempre usei os caminhos de forma rápida, digitando uma / e selecionando o caminho de forma manual no vs.

Resposta longa: Basicamente existem duas formas de se referir a um recurso externo, neste caso um arquivo de imagem. De forma relativa e de forma absoluta.

Forma relativa: O caminho para o recurso começa com o nome de uma pasta, com um ponto ou com dois pontos. O caminho é relativo a pasta onde esta localizado o arquivo que está fazendo a referencia ou linkando, neste caso o index.html. Se o index.html está dentro da pasta portfolio então da pasta portfolio é de onde va a começar a referencia relativa. Ou seja, preciso dar o caminho ao arquivo que quero desde a pasta portfolio, exemplos válidos de referencias relativas seriam:

“imagens/milla.jpeg”
“./imagens/milla.jpeg”
“…/portfolio/imagens/milla.jpeg” (dois pontos no começo, não sei porque aparecem 3)

1 Like

Você é fera! Obrigada!!

Então, isso vai usar bastante, no console também. Toda pasta, menos a pasta raiz, tem duas pastas que são criadas automaticamente quando a pasta é criada. Uma tem o nome de . (um ponto) e a outra … (dois pontos).

A pasta ponto faz referencia a se mesma, se vc colocar em um caminho o . vc está fazendo referencia a própria pasta. No caso do index.html se começar a referencia com . vc esta fazendo referencia a pasta portfolio que é a pasta onde está index.html.

A pasta dois pontos faz referencia a pasta pai (ou mãe). Ou seja, se vc tivesse colocado … no index.html vc ia subir um nivel na arvore de diretorios e ia estar se referindo a pasta pai de portfolio.

A pasta raiz é a única que não tem a pasta … porque é a primeira pasta então não tem pasta pai, só tem uma referencia a ela mesma, ou seja que tem uma pasta ponto mas não a dois pontos.

Estou escrevendo dois pontos “…” mas aparecem 3, mas são só dois

So pra finalizar, a outra forma de se referenciar a recursos é a forma absoluta. Da forma absoluta vc começa com uma barra (/) que é referencia a pasta raiz, ou seja a primeira pasta no HD.

Se vc usa windows é a unidad C: ou a unidade onde vc estiver trabalhando. Em unixes tipo linux ou iOS é simplesmente uma barra (/).

Por isso que não estava funcionando começando com uma barra. Vc estava dizendo que procurasse na unidade C: a pasta porfolio quando o caminho absoluto começaria desde a pasta raiz e seria algo assim como “/Users/SeuUsuario/Desktop/portfolio/imagens/milla.jpeg”

Fim.

This topic was automatically closed 24 hours after the last reply. New replies are no longer allowed.