Instalação da CLI da AWS e conhecendo um pouco a plataforma EM OITO PASSOS

Salve TROPA bleza, belezinha, blezassa, blzura?

Hoje vou falar um pouco sobre a plataforma AWS, um bicho papão que me aterrorizou desde o ano a passado, devido a complexidade e o excesso de informações contidas na UI (interface) da Amazon – AWS.
Antes de mais nada quero deixar claro uma coisa aqui… eu ainda não assisti as aulas da plataforma da AWS, devido a diversos contratempos e compromissos pessoais que tive durante essa última semana, mas com a ajuda do Marcão, eu consegui entender um pouco melhor minhas dúvidas sobre a plataforma da AWS, EC2, sobre o conceito de “paga-se quanto usar” (que foi uma das minhas dúvidas que perguntei na LIVE do Douglas na quarta feira se não me engano).

Bom, vamos lá, chega de enrola e vamos direto ao que interessa! Acredito que alguns colegas já sabem e já conseguiram fazer a instalação da CLI da AWS em sua máquina, porém, eu ainda não havia o feito antes, então vou mostrar aqui que é mais simples e prático do que instalar a CLI da VTEX, onde eu mesmo tive várias dificuldades e tive até que desativar meu Window Defender pra concluir a instalação.

Passo 1:

Acesse este link, e seleciona o S.O de sua escolha (Linux, Windows ou Mac)

image

Passo 2:

Não vou mostrar aqui o processo de instalação, pois ele é bastante intuitivo, basta seguir os passos [next, next, next] e pronto.

Para você ter certeza de que a instalação ocorreu com sucesso, basta ir no seu terminal, preferencialmente no seu pormt de comando (cmd) acessando-o como administrador, mas eu usar meu Git Bash mesmo e foi de boa, então após abrir seu terminal digite o comando

aws –version 

image

Caso apareça a versão da CLI da AWS no terminal, significa que a instalação aconteceu com sucesso, pronto essa primeira parte já foi feita, agora vamos criar uma conta na plataforma da AWS, lembrando que essa conta NÃO pode ser a mesma conta que vc usa para acessar o curso da AWS que estamos fazendo, que é este aqui para quem ainda não conseguiu acessar, e ele está na versão PT – Português.

Passo 3 – Conhecendo a plataforma

Agora vamos conhecer o painel adm, onde vocês de serviços em nuvem da AWS!

Outro dia vi no slack uma garota dizendo que não conseguiria dar continuidade criação da conta porque não tinha cartão de crédito pra cadastrar na conta, e outro colega havia sugerido que pudesse usar um cartão de crédito de outra pessoa da família. Pois bem, isso não é necessário, pois é possível o dono da conta que já a criou com seu devido cartão de crédito, sendo ele(a) o usuário roots, criar um usuário específico pro(a) colega e este poder fazer uso do painel dentro das permissões que foram concedidas à ele(a) pelo usuário roots.

Para entender melhor o que estou dizendo, gravei um vídeo, e já adiando meu pedido de desculpas pela qualidade do áudio, imagem e a duração de quase 30 minutos, mas tentei ser o mais objetivo e rápido possível e espero que você realmente se dedique em assistir caso precise dessa ajuda.

Passo 4

Agora que já instalamos a CLI da AWS em nossa máquina, precisamos criar uma conta para ter acesso à plataforma com os mais diversos serviços de hospedagem em Cloud oferecidos pela AWS.

Para isso, comece por essa tela inicial que deixarei aqui o link:

image

Basta vc começar preenchendo os primeiros campos com seu e-mail (pode ser e-mail pessoal, mas se tiver um e-mail comercial é melhor ainda) e defina o nome da sua conta, neste primeiro caso onde mostro nos prints, mostrarei a criação de juma conta TESTE que NÃO é a mesma conta que mostro no vídeo que você assistirá em seguida.

Ao inserir seu e-mail de escolha e definir o nome da sua conta, você deve clicar em Verify (Verificar), onde os sistema enviará para este mesmo endereço de e-mail um código de confirmação que você deve receber, copiar e colar no campo correspondente.

image

image

Passo 5 – Logando na sua conta

Após verificar seu código de segurança na tela anterior, você será redirecionado para a tela de login onde pedirá para você definir uma senha SEGURA conforme mostro no próximo print.

image
image

Passo 5 – Dados do seu cartão

É importante lembrar que durante este passo, você precisa obrigatoriamente ter um cartão de crédito para cadastrar em sua conta, caso contrário você não conseguirá finalização a criação da mesma. Caso você não tenha um cartão de crédito, acredito que poderá usar de alguma pessoa de confiança de sua família por exemplo, ou se preferir, assista o vídeo que gravei no final desse tutorial.

Dados pessoas

Dados dos eu cartão de crédito

Passo 6 - Últimos detalhes

Conforme todos os seus dados, para isso, defina seu número de telefone, e receba uma código de segurança via SMS, preferencialmente eu escolhi SMS por ser mais fácil de receber esse código.

image

Em seguida digitei o código que você recebeu por SMS

image

Passo 7 – Finalizando tudo

Após finalizar essa parte, você será direcionado a uma tela para escolher o tipo de conta que deseja, ou seja, escolha sempre Basic Support – Free, mesmo porque você usará essa conta para estudos e testes e não pretende pagar anda por enquanto não é?

Pass 8 Acessando a sua conta

Pronto, agora você está pronto para acessar sua conta e para isso você deve ser direcionado para essa tela, onde terá que colocar o e-mail que usou no cadastro e sua senha.

A seguir, mostro a continuação no vídeo mostrando um pouco sobre o painel adm da AWS.

O vídeo ficou um pouco grande e mesmo comprimindo ele não consegui fazer o upload dele aqui então peço que, por favor, ACESSE ESSE LINK:

Agradecimento especial ao @Marcos9868 que me ajudou a cria ra conta e entender melhor a plataforma!

:wolf: :rocket:

26 Likes

wow nice work!

5 Likes

Show mega conteudo!

5 Likes

Obrigado pelo conteúdo lobão to me complicando para entender a aws.

Salvei aqui.

4 Likes

Precisamos pessoal igual vc! Parabéns!

4 Likes

Valeu, cara! Depois desse curso deu vontade de conhecer na pratica mesmo

4 Likes

Boa @Lobao, a continuação está ainda melhor que a parte 1.

4 Likes

Muito bom @Lobao ! Muito obrigado!!!

3 Likes

Sensacional, @Lobao! :wink:

3 Likes

Muito bom! Vai ajudar muita gente!

4 Likes

Voa garoto!

5 Likes

Tópico muito bem feito, parabéns!! :computer: :computer: :computer:

3 Likes