Linkar arquivo javascript em html

Fala pessoal!

Estou no módulo de javascript básico e estou com uma dificuldade de linkar meu arquivo script.js no arquivo html. Fiz igual ao professor, colocando o arquivo script.js na mesma pasta do html e realizando o comando porém o html não reconhece o arquivo e não faz a mensagem no log do console. Tirei um print do network do html para mostrar que não está identificando o arquivo script.js, e por consequência o console não identifica a função validacao. Alguém por gentileza poderia me ajudar?

Obrigado!

2 Likes

Tira o ./ do script src

Ah, e coloca todos eles dentro da tag body

Já tentei tirar o ./ e colocar dentro da tag body mas não resolveu :smiling_face_with_tear:

Se você estiver usando o código do professor que foi disponibilizado no github, talvez precise corrigir alguns erros:

• Coloque o script antes da tag </body>
  • Verifique se foi aberta a tag <html> lá no início do código (pois quando peguei o código do professor, estava sem)
  • Não apague o ./ do script como na sugestão acima, pois caso coloque no Github e habilite o pages, às vezes não funciona.
2 Likes

Depois das sugestões de vocês o código se encontra assim, porém ainda sem funcionar:

1 Like

Ali, na linha 2 do seu código, falta a tag de abertura do html, como mencionei acima:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
4 Likes

Salvei a edição de imagens, ainda assim não funcionou :sob:

Oi @carlosguimares, tudo bem?

Tenta incluir o atributo type=text/javascript , da forma como está no exemplo abaixo:

<script type="text/javascript" src="./script.js"></script>

Caso não funcione, por favor compartilhe os arquivos ou os códigos na integra, para que possamos testar.

Você também pode compartilhar o código por este site:

1 Like

Agora funcionou!! Obrigado a todos! :facepunch: :smile:

1 Like

Então o erro estava na primeira linha do seu código, faltou a instrução para ele ser lido como HTML5.

Conforme a resposta da @iW90

Acredito que você já tinha resolvido o problema com as orientações dela, era só uma questão de salvar/atualizar o arquivo.

Caso trabalhe com versões anteriores ao HTML5, você precisa definir o “type” da forma como coloquei na resposta anterior.

De toda forma a resposta da @iW90 é a Solução. :slight_smile:
Essa é apenas uma contribuição para o entendimento do erro.