Linux é melhor para programação?

Eu já estudo programação a algum tempo e sempre escuto que o Linux é um ótimo sistema para programar, do que um Windows. Gostaria de saber se a diferença é tão grande assim? Se vale a pena troca de sistema operacional?

16 Likes

Se voce souber lidar com Linux muitas portas se abrirão, a quantidade de pessoas que usa Linux é pequena, a maioria usa Windows

Da uma olha nesse site

https://www.tiagogouvea.com.br/perguntas/windows-ou-linux-qual-o-melhor-para-programar/#:~:text=O%20Linux%20%C3%A9%20tamb%C3%A9m%20um,o%20que%20h%C3%A1%20de%20melhor!

image

8 Likes

Eu instalei o Ubuntu em um notebook meu mais antigo e tá ótimo, estou estudando só por ele agora.
Esse notebook quando ainda estava com windows travava pra abrir qualquer coisa no chrome por exemplo. Agora eu consigo jogar, estudar, trabalhar e também ele cria um app react bem mais rápido que o meu desktop principal.

4 Likes

A maioria dos servidores utilizam linux. Então é uma boa para acostumar com o terminal e a organização dos diretórios.

Mas eu sou suspeito pra falar pq comecei a estudar programação utilizando macOs e linux.

Linux salva muito, mas no início precisa ter um pouco de paciência na transição.

6 Likes

Cara, ontem mesmo eu tava conversando com um amigo meu sobre trocar o boot do meu notebook pra Linux pq ele ta dando uns problemas bizarros desde que comecei a mexer com programação. Ele meio que me desanimou falando que a experiência de usuário é totalmente outra e que se precisar de gráficos complica. Não entendi bem o que ele quis dizer, mas de fato ouço falar que é mto diferente do Windows e leva um tempo até se acostumar.

4 Likes

Olá, quando passei para Linux a minha vida como programador melhorou bastante…
Utilizo Ubuntu desde 2019 e nunca mais sofri para instalar e/ou trabalhar com nenhuma tecnologia.
O Fabio Akita tem dois videos muito bons que te ajudam a configurar a maquina e deixar ela pronta para desenvolvimento.

6 Likes