Linux é melhor para programação?

Eu já estudo programação a algum tempo e sempre escuto que o Linux é um ótimo sistema para programar, do que um Windows. Gostaria de saber se a diferença é tão grande assim? Se vale a pena troca de sistema operacional?

16 Likes

Se voce souber lidar com Linux muitas portas se abrirão, a quantidade de pessoas que usa Linux é pequena, a maioria usa Windows

Da uma olha nesse site

https://www.tiagogouvea.com.br/perguntas/windows-ou-linux-qual-o-melhor-para-programar/#:~:text=O%20Linux%20%C3%A9%20tamb%C3%A9m%20um,o%20que%20h%C3%A1%20de%20melhor!

image

8 Likes

Eu instalei o Ubuntu em um notebook meu mais antigo e tá ótimo, estou estudando só por ele agora.
Esse notebook quando ainda estava com windows travava pra abrir qualquer coisa no chrome por exemplo. Agora eu consigo jogar, estudar, trabalhar e também ele cria um app react bem mais rápido que o meu desktop principal.

4 Likes

A maioria dos servidores utilizam linux. Então é uma boa para acostumar com o terminal e a organização dos diretórios.

Mas eu sou suspeito pra falar pq comecei a estudar programação utilizando macOs e linux.

Linux salva muito, mas no início precisa ter um pouco de paciência na transição.

6 Likes

Cara, ontem mesmo eu tava conversando com um amigo meu sobre trocar o boot do meu notebook pra Linux pq ele ta dando uns problemas bizarros desde que comecei a mexer com programação. Ele meio que me desanimou falando que a experiência de usuário é totalmente outra e que se precisar de gráficos complica. Não entendi bem o que ele quis dizer, mas de fato ouço falar que é mto diferente do Windows e leva um tempo até se acostumar.

4 Likes

Olá, quando passei para Linux a minha vida como programador melhorou bastante…
Utilizo Ubuntu desde 2019 e nunca mais sofri para instalar e/ou trabalhar com nenhuma tecnologia.
O Fabio Akita tem dois videos muito bons que te ajudam a configurar a maquina e deixar ela pronta para desenvolvimento.

6 Likes

Para o usuário comum usar a maior parte das versões do Linux é mais difícil pq não tem tanta interface gráfica como windows, que estamos mais acostumados (em vez de apertar um ícone você precisa colocar um comando).
Mas com alguma noção de programação e com o tanto de tutorial que tem pela internet vale a pena ao menos instalar em máquina virtual pra conhecer!

3 Likes

Depende da sua paciência e força de vontande.

2 Likes

Linux além de ser mais leve, oferece mais opções de customização do seu sistema, deixando somente aquilo que você precisa. Instalar tudo pelo terminal facilita bastante as coisas porém não acho que exista melhor sistema para programar, o windows atualmente é tão bom quanto o linux neste quesito. Hoje em dia o windows consegue executar comandos do linux sem problema nenhum, mas se sentir a necessidade de trocar, voce pode emular uma maquina virtual com linux dentro do windows e ir se adaptando ao sistema aos poucos. Uma boa distro como citado acima seria a Ubuntu.

3 Likes

Grande mestre Akita! Adoro o conteúdo dele. Um que indico e analisa distribuições LInux é o Diolinux

6 Likes

Eu indicaria uma melhor ainda e muito boa baseada em Ubuntu! PopOS eu ultilizo há mais de um ano! E cara, é muito boa, sempre tem atualições e eu adoro a interface (cosmic) e o workflow. Acho até mais leve que Ubuntu!

4 Likes

@Francisco213 vc pode utilizar linux junto ao windows nativamente criando um ambiente WSL, segue tutorial.

3 Likes

@mirandalux realmente, para quem foi ambientado no windows, quando migra para o linux tem um pouco de dificuldade.

2 Likes

Eu utilizo windows com WSL2 com versão Ubuntu 20.04 não tenho nenhum problema com performance por que meu computador suporta de boa, mas se vc não tem um computador que suporta, ai eu recomendo utilizar o Linux e se vc ainda não conhece muito bem do Linux também recomendo utilizar para aprender pq mesmo utilizando o WSL2 vc tem que saber de Linux.

3 Likes

Quais são as configurações do seu pc?

1 Like

Rayzen 5 3500, 16gb ram, 500hd ssd, com placa de video rx580

1 Like

Linux é vida! Usava o Pop!OS

1 Like

Galera acredito que antigamente o windows era bem diferente do linux, só que nos últimos anos acredito que a microsoft tenha aproximado os 2 sistemas operacionais. Quanto aos problemas de travamento, geralmente estão relacionados com a memória física do computador, se trocar de hd pra ssd ambos os sistemas operacionais vão funcionar bem melhor! No final das contas acredito que é sempre bom saber mexer com todos os tipos de SO’s para saber lidar com todos os tipos de situções, já no dia a dia é melhor usar o que se sentir mais confortável.

1 Like

O melhor sistema é o que melhor te atende.

Lembro de quando eu quis parar pra experimentar Linux, há pouco menos de 2 anós atrás. instalei em dual boot com o Windows pra “testar”. Na primeira semana eu já tive certeza de que esse era o sistema operacional que eu queria como meu principal e, em coisa de uns 3 dias, eu estava formatando meu SSD pra ficar só com o Ubuntu, que eu tinha instalado naquela época.

Hoje, depois de algum tempo usando, eu estou no Fedora, que deve receber a versão 36 até o final dessa semana (hype!), e me vejo numa situação de que eu me sentiria um tanto triste se eu fosse forçado a voltar a usar o Windows por conta de alguma ferramenta exclusiva dele que eu precisasse, o que não parece ser uma realidade a curto prazo.

Eu REALMENTE gosto de estar no Linux, estou aqui por opção, por me agradar MUITO da usabilidade. Eu consumo vídeos sobre o SO como conteúdo de entretenimento, nem só pra estudar, pra ter ideia.

Mas, como eu comentei sobre os apps, tenha em mente que você pode se deparar com coisas exclusivas, e isso serve pra qualquer SO.

Tenha em mente que funcionam mais ou menos como plataformas de games: você vai encontrar exclusivos de PC, XBox, PS… Qual jogo você “precisa” jogar? Você vai precisar da plataforma dele, se for um exclusivo. Não é tão diferente assim com SO, seja, Linux, Windows ou Mac. Os três tem suas exclusividades.

Mas o mais importante: pra o nosso trabalho, SO é ferramenta!

Eu comentei que, se eu precisasse usar outro SO que não fosse o Linux, eu ficaria chateado, mas não deveria ser um impeditivo pra executar uma tarefa. A minha preferência é Linux, mas ele ainda continua sendo só uma ferramenta de trabalho (que eu gosto muito).

Linux can be fun! :slight_smile:

4 Likes

Alguém utiliza o Mac? Comecei tem pouco tempo a estudar e quero focar em Front End. Eu uso um Mac M1. Se alguém puder me dar um toque, seria legal :smiley:

1 Like